Bio

Meu nome é Kátia Najara. Sou uma falsa baiana radicada em Salvador, mas nascida em São Paulo, sob o signo de Sagitário com ascendente em Peixes, no ano de 1970; cachorro no chinês, O Carro no tarot, filha de Iansã. Tenho um pequeno leonino de 6 anos chamado Bento, e um velho e fiel cão vira-latas chamado Capitão Caverna.

Entrei na cozinha pelo olfato aos 8 anos, e a partir daí mamãe e vovó nunca mais tiveram paz. Tentavam me distrair delegando-me louça para secar, mesa para arrumar, mas era o poder do fogo e das facas o que mais me seduzia. Minha autonomia só chegou aos 12, e eu a comemorei com o meu primeiro prato: uma macarronada fumegante com molho de tomates, rodelas de ovo cozido e parmesão, para toda a família e meia dúzia de vizinhos. Começara uma festa que nunca mais haveria de acabar. Descobri desde sempre que podia mexer com os sentidos das pessoas através da comida; me senti meio bruxa e gostei daquilo.

Além de formada em “cousas do lar” pelas mãos carinhosas de minha mãe Eunália dos Santos Alves e de minha avó Joana Maria de Jesus Santos, me graduei em Decoração pela Escola de Belas Artes da UFBA, e tenho certificação de cozinheira pelo SENAC Bahia. Depois de 20 anos atuando como produtora e gestora cultural, joguei tudo para cima, juntei num caldeirão todos os meus saberes, e me tornei senhora de mim mesma como banqueteira e festeira. Escrevo em blogs há 8 anos, primeiro o Banho-Maria de 2003 a 2005, e depois o Rainhas do Lar, de 2005 a 2011, uma forma de conciliar duas das coisas de que mais gosto na vida: escrever e cozinhar. E por falar em escrever, tenho um livro publicado, O Pequeno Livro de Cozinha, pela Verus Editora, escrito a quatro mãos com a Fabiana Zanelati, minha parceira de Rainhas do Lar. O livro ganhou o quarto lugar no Gourmand World Cookbooks Awards 2010, concorrendo com o chef inglês Jamie Oliver.

Acredito no luxo da simplicidade e em flores à mesa.

  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

  • Pra curtir o Pitéu no Facebook

  • Categorias

  • Arquivo

%d blogueiros gostam disto: