Sardinhas algo mediterrâneas

17 de abril de 2017 § 5 Comentários

Sigo louca por sardinhas.

Para essas me inspirei na lembrança de uma receita da minha querida coleção Cozinha das 7 Famílias, não me recordo se no livro da família francesa ou da italiana.

Faça um concassé de tomates, retirando a pele e as sementes e cortando a polpa em cubos. Agora salteie rapidamente em oliva aromatizado com um dente de alho quebrado de punho, tudo ali na hora, junto e misturado. Reserve.

Agora tome um punhado de castanhas de caju ou do Brasil, enrole num pano e triture (mas não muito) com um martelinho, torre levemente numa frigideirinha teflon em fogo baixo sacudindo sempre, e reserve também.

Bem, já compro os filezinhos de sardinhas limpos, justapostos e sobrepostos em camadas separadas por papel filme. Uma beleza! Mesmo assim preciso ainda recortar (é, com tesoura mesmo) umas margens laterais de espinhas, bem como pequenas barbatanas dorsais. Pronto! Sal, pimenta do reino moída na hora, e os filés estão prontos para uma rápida cocção que pode ser feita em frigideira teflon untada com óleo de sua preferência e abafada com a tampa o suficiente para cozinhar a carne levemente. Mas o processo pode ser feito no forno com papel alumínio, ou mergulhando os filés em azeite de oliva quente e aromatizado com alho e ervas, o velho confit.

(Essas sugestões me fazem pensar que eu poderia ter feito um lindo papilote também).

Eu estava morta de pressa e fui de frigideira abafada. Cozinhei levemente os filés para depois dispo-los num refratário em camadas alternadas com o concassé de tomate, as castanhas tostadas e folhas de manjericão.

Por fim, um ‘cadim de flor de sal, mais pimenta reino moída na hora e raspinhas de limão opcionais para uns, indispensável para outros, como eu.

Comi com salada morna de feijão branco e fui bastante feliz.

§ 5 Respostas para Sardinhas algo mediterrâneas

  • Cecilia disse:

    Hum que cara de delicia! Onde tu acha aqui nestes mares baianos file de sardinha embalados? Achei sucesso!!
    E o vinho? Aprovou?

    Curtir

  • Eliana disse:

    Ohhh coisa boa! Aqui nunca vi sardinhas nas peixarias, também nunca perguntei. rs Mas nunca ouvi falar que holandeses tenham comido sardinha…aliás o que é que este povo come? Aaaafff parecem viver de batatas fritas e croquetes.Eu só as encontro em lata quando a vontade é grande…e olha que isso é recente, pois uns anos atrás até sardinhas em lata era coisa rara! Receita boa que dá pra guardar de cabeça…Bjs

    Curtir

  • fagulhadeideias disse:

    Hummmm que delícia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sardinhas algo mediterrâneas no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: