Conserva Aromática de Atum

26 de dezembro de 2015 § 6 Comentários

IMG_6446

Mais uma desenvolvida para o menu do Bar da Torre (@bar_da_torre) e que, assim como a sardela, cai super bem na festinha da virada. Leve, do mar, e com as bençãos de Yemanjá.

Eu já tinha comido conservas artesanais de atum feitas apenas no sal e azeite para serem incorporadas em receitas, seguindo a proposta das terríveis latinhas, mas aqui neste caso, eu precisava de uma conserva já pronta para seguir para a mesa do cliente acompanhada de pão artesanal. Por conta disso eu precisava dar uma incrementada, e foi assim que fui parar nesta que batizei aromática, pois é muito mesmo, especialmente por conta da adição das lâminas de pimenta de cheiro doce – que é aquela pimenta compridinha, que lembra a dedo-de-moça, mas é ligeiramente envergada, enrugadinha e normalmente encontrada verde ou laranja, chamada doce porque não arde NADA, mas tem um cheiro e sabor incomparáveis, que fazem toda a diferença nesta receita, que orgulhosamente vos apresento. =)

Lave 1 kg de postas de atum fresco com 5 cm de largura cada, retirando o sangue, e seque com papel toalha. Salgue bastante com um punhado de sal marinho e tempere com pimenta do reino moída. Abafe num saco e leve à geladeira por, pelo menos, duas horas.

Num fundo de uma caçarola, disponha 2 cebolas brancas em rodelas, 2 folhas de louro, 1 dente de alho amassado com casca, 1 pedacinho de gengibre do tamanho da falange do seu menor dedo em lâminas, 1 limão em rodelas, e um bouquet garni com as ervas que você quiser (eu gosto de coentro, salsa e alecrim frescos aqui). Cubra com água e deixe ferver.

Some as postas de atum até que tudo fique encoberto de água fervente e deixe cozinhar por 8 minutos ou até que as postas fiquem cinzas e tenras.

Retire as postas, descarte a água do cozimento, remova a pele e espinhas do peixe, cortando em cubos grandes e comece a dispor num frasco de vidro, alternando camadas do peixe com folhas de louro, grãos de pimenta do reino, um galhinho de alecrim, um raminho de tomilho, lâminas de alho dourados em azeite, lâminas de gengibre, e principalmente a pimenta de cheiro doce em lâminas cortadas em semi diagonal.

Quando tudo estiver ajustado e alternado no frasco, cubra com o melhor azeite de oliva extravirgem possível. Sirva com pão artesanal.

Feliz Ano Novo!

Odoyá!

§ 6 Respostas para Conserva Aromática de Atum

  • Leticia Cinto disse:

    Oi Katita! Já é a terceira vez que faço esse prato e cada vez fica melhor. Marido também adorou e eu fiquei pensando se dá pra fazer uma quantidade maior e congelar em porções praqueles momentos de não tem nada pra jantar. Será que fica bom? Bjs e obrigada pela receita 🙂

    Curtir

    • Katita disse:

      BINGO!
      Flor, nunca congelei, só testando. Da próxima vez que você fizer, reserve um pedacinho, cubra com o azeite e experimente congelar, por pelo menos, uns dois meses. Referências são importantes, mas empirismo, mais ainda.
      Beijo carinhoso e me conta!
      K.

      Curtir

  • Leticia Cinto disse:

    Acabei de fazer e de comer e ficou demais! Até meu marido adorou 🙂 Fiz com o que tinha (ou seja, sem a pimenta de cheiro doce) e já ficou muito bom. Agora vou procurar essa pimenta pra fazer de novo. Obrigada pela receita, Katita!

    Curtir

  • Luciana Ratis disse:

    Oi K!

    Venho aqui ver o último post e quando dou por mim reli até o dia em que o Bento lavou a louça!
    Adoro ir rolando o mouse e me perdendo nas palavras, imagens e receitas, obrigada por dividir conosco.
    Lá se vai mais um ano, e desejo que 2016 seja muito generoso e cheio de motivos para celebrar (ou que a gente os enxergue com mais frequencia), com muita saúde e amor.
    Que venham mais palavras, imagens, inspiração, novas experiencias e novos sabores.
    E que finalmente eu te encontre na Perini pra te dar um abração!

    Um abraço apertado! Feliz Ano Novo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Conserva Aromática de Atum no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: