Cartola

8 de setembro de 2015 § 16 Comentários

cartola1

O que esse doce pernambucano tem de simples, tem de lindo e delicioso. E acabo de perceber que ainda não tinha postado aqui no Pitéu, ó que lôka?

O que é preciso entender sobre a Cartola:

1- É um doce, mas não é necessariamente uma sobremesa. Fica linda na mesa da ceia e do café da manhã, por exemplo; aliás, quase nunca servimos como sobremesa aqui na Bahia.
2- No formato sobremesa, morninho ou quente ainda, super cola uma bola de sorvete… de coco, por favor!
3- A cartola é composta por camadas alternadas de banana com queijo, polvilhadas com açúcar e canela, o que significa que embora pareça uma receita sem variações, é só imaginar as variedades de queijo e de banana que podem ser usadas, e essa impressão cai por terra. Eu gosto de contrastar os dois. Exemplo: Se uso uma banana mais doce, como a da prata, prefiro um queijo mais salgado, como o de coalho; se uso uma banana menos doce e mais tenra, como a da terra, prefiro um queijo menos salgado e mais macio, como o Minas. Mas vai do gosto do freguês… nanica, d’água, prato, mussarela… o que tocar a gente dança.
4- Há quem misture também chocolate em pó à mistura de açúcar e canela de polvilhar. Eu acho absolutamente desnecessário, mas o importante é ser feliz. Seja.

E agora que eu já cantei a bola, vamos fazer cartola para quatro pessoas: tome um refratário pequeno e unte com pinceladas de manteiga. Descasque 6 bananas e corte em tiras longitudinais não muito finas. Agora doure-as rapidamente numa teflon levemente pincelada de manteiga e forre com elas o fundo do refratário. Polvilhe com uma mistura de açúcar e canela (na proporção de 70% de açúcar para 30% de canela); cubra com uma camada de queijo e comece tudo de novo. Enquanto houver bambu, tem flecha. A última camada, porém, deve ser de banana com crostinha de açúcar e canela (embora não tenha sido o caso desta da primeira foto. Leve ao forno médio pré-aquecido por 5 a 10 minutinhos no máximo, só para derreter o queijo e sirva quentinho nas versões sobremesa (com sorvete de coco, não esquece!), ceia, café da manhã.

cartola2

Nesta aqui soltei umas nozes de macadâmia por cima e ficou tipo incrível.

§ 16 Respostas para Cartola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Cartola no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: