Tortilha de pão integral com cenoura e gorgonzola

24 de abril de 2015 § 4 Comentários

tortilha de pao

Reaproveitar pode e deve, e é muito chique enquanto idéia sustentável. Mas, não convém ter cara de reaproveitamento. É onde entra o efeito-pitéu na vida da pessoa. =)

Essa tortilha você faz com sobra de pão e qualquer coisa que esteja na geladeira de bobeira, tipo pontinha de queijos, defumados, carninhas de qualquer tipo, legumes. Nesta eu usei cenoura refogada e gorgonzola.

Ó que fácil… vamos pensar numa tortilha individual, tá? Do tamanho daquelas mini frigideiras.

Tome um pão dormido, corte em cubinhos e doure numa frigideira maior (pra poder saltear) com azeite de oliva, um dente de alho amassado e um galho de alecrim, por exemplo. A idéia é aromatizar esse processo, mas você pode usar outras ervas que tiver em casa, inclusive secas. Você terá croutonzinhos crocantes e deliciosos. Reserve.

Daí, numa tigelinha à parte, você bate 1 ovo ou 2, a depender da fome, com os ingredientes que escolher depois da batida na geladeira. No meu caso usei cenoura ralada refogada (mas poderia ser crua numa boaça) e pedacinhos de gorgonzola (vá com calma que ele é muito ousado). A depender dos ingredientes que se use você tempera como melhor lhe convier. No meu caso, nem coloquei sal por conta da manteiga do refogado da cenoura e do gorgonzola, mas em outros casos, você tempera com sal, pimentas secas, ervas, e até queijo ralado e um fio de creme de leite se estiver afins de pecar. Com a ajuda de um fouet, misture bem e reserve.

Dica: se você quiser que a sua tortilha fique mais crocante, unte a frigideira individual de teflon com azeite de oliva, aqueça, transfira os croutons, e deite a mistura de ovos, sacudindo a panelinha para que se misture bem ao pão. Daí é só esperar dourar em baixo, cobrir a panela com um pratinho, virar a tortilha da panela sobre o prato, e devolver o outro lado que ficou para baixo no prato para a frigideira (é só deixar que escorregue gentilmente) a fim de dourar o outro lado por igual e sem queimar, que tortilha bonita é tortilha clarinha e úmida por dentro!

Mas se você preferir uma tortilha mais macia, não precisa nem fazer o crouton; você pode misturar todos os ingredientes de uma vez, o pão em cubos sem dourar, com os demais ingredientes, misturar tudo na tigela e deitar a mistura de uma só vez na frigideira quente, que o resultado também é super bacana e você ganha tempo nesse processo. A diferença é só na textura, uma vez que do primeiro modo os croutons crocantes só encontram a mistura de ovos na panela aquecida, o que os mantém mais tenros, enquanto no segundo modo, uma vez que o pão não foi frito e ainda foi misturado ao ovo, ele empapa e o resultado é mais macio, porém, delicioso também. Há quem prefira.

Agora vamos brincar de catar o pão véio e dar batida na geladeira?

Além de delicioso, nutritivo, barato e sustentável, fica lindo num pratão com salada!

É ou não é?

§ 4 Respostas para Tortilha de pão integral com cenoura e gorgonzola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tortilha de pão integral com cenoura e gorgonzola no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: