Malabie

14 de janeiro de 2015 § 11 Comentários

malabie2

Pense num manjar dos deuses das arábias: este aqui.

Resultado de uma pesquisa de sobremesa para uma Quinta_Bistrot aqui em casa com inspiração árabe, que foi bem linda. Segui quase à risca a receita da Rita Lobo, e depois de provar, tive vontade de oferecê-la a todas as pessoas que eu amo.

A parte mais difícil foi encontrar almíscar em Salvador, mas a procura me levou ao empório árabe Arabesque, que também é um encanto de restozinho e lanchonete, que além do almíscar me inspiraram muito para o jantar.

almiscar
(Cristais de almíscar)

Este almíscar usado em doces é uma resina vegetal que se parece com pedrinhas translúcidas, que a gente amassa num pilão até obter um pozinho. Confesso que aquele cheiro fortíssimo de perfume de patchouli deu uma brochada na minha missão e na hora H diminui a sua quantidade na receita, uma decisão que considerei assertiva no fim de tudo. E depois… ainda tinha a água de flor de laranjeira, outro perfume fortíssimo! Mas deu tudo certo, vamo’ organizar o baba.

Antes de qualquer coisa, coloque 1/2 xícara de damascos de molho em 500 ml de água por coisa de 8 horas. Faça isso de véspera.

Para o manjar, dissolva 2 colheres de sopa de amido de milho em 100 ml de leite e reserve. Numa panela misture 400 ml de leite com 2 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo por 5 minutos e retire do fogo. Some o amido diluído no leite e mexa mais. Só então volte a panela ao fogo, mexendo ainda, até engrossar. Desligue o fogo e some 1/2 colher de sobremesa de almíscar macerado e 1/2 colher de sopa de água de flor de laranjeira, misturando tudo bem devagar. Disponha o manjar em 4 taças de sobremesa e leve à geladeira enquanto prepara a calda.

Pela receita da Ritoca sobrou MUITA calda, daí que eu recomendo que você faça apenas a metade para as suas quatro taças, que guarnece lindamente e sobra!

Tome a água do molho dos damascos e coloque numa panela com metade destes damascos e 1/3 de xícara de chá de açúcar. Misture bem, tampe e leve ao fogo baixo para cozinhar até que os damascos fiquem macios. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Volte a calda para a panela, some os damascos hidratados inteiros e cozinhe mais um pouco por uns 5 minutos. Deixe esfriar, cubra o manjar das taças, colocando um damasco inteiro em cada uma, e volte à geladeira.

malabie1

É bom demais. Leve, delicadíssimo e super aromático, com zero risco daquele efeito baile perfumado que me estarreceu quando macerei o almíscar.

Os arábes sabem tudo sobre comida perfumada.

§ 11 Respostas para Malabie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Malabie no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: