Feijão Donzelo

19 de agosto de 2014 § 8 Comentários

donzelo

É como os nordestinos chamam o feijão sem carne. Aquele do dia-a-dia apenas puxadinho no alho, cozidinho no louro. Donzelo! ❤

É fato, porém, que ele pode não ser tão donzelo assim, afinal, tá liberado reduzir uns cubinhos de bacon no fundo da panela e começar dali um refogadinho com 2 dentes de alho, 1/2 cebola e 1 pimenta dedo-de-moça beeeeem picadinhos. E digo mais! Se passar o olho numa cachaça bem boa, "pinga ni mim"! Deite no refogado um chorinho e deixe evaporar o álcool, que uma pequena "maldade" não faz mal a ninguém. Quando já refogados, soma-se duas ou três folhas de louro rasgadinhas e o melhor grão de feijão que conseguir, porque no feijão a gente não economiza. Um belo carioquinha, um jalo ou cavalo (esses últimos de pegada gourmet a R$12 o quilo, em média, por aqui) tem seu lugar e são os meus preferidos.

Usando um feijão como esses você pula as etapas "escolher/catar" (romântico eu sei, mas desnecessário, embora você esteja à vontade para manter a tradição de pensar na vida enquanto escolhe o feijão – coisa que eu acho linda) e também o "deixar de molho". Usando duas xícaras de chá de feijão, você alimenta 4 pessoas por dois dias. E como vamos tacar fogo na panela de pressão, por que não fazer um pouco mais para o dia seguinte ou até mesmo congelar a metade?

Então… soma o feijão ao refogadinho, cobre com água ou caldo de carne natural (plis) e deixa cozinhar por coisa de 30 minutos depois que começar a apitar. Deixe para acertar o sal no final, se usar bacon, sim? Depois que todos esses sabores apurarem ali dentro da pressão, talvez não seja necessário usar o sal.

Para engrossar, se o grão estiver bem cozidinho, basta quebrar alguns com uma colher de pau e mexer com vigor, ou bater uma pequena parte no liquidificador e voltar o creme à panela.

Há quem some um punhado de coentro ou salsinha picadinha ao final, depois de cozido, acho ruim não. E tem também aqueles que não resistem e somam uma "calabresinha" ao refogado, mas "aí também já é demais também", e ninguém pode mais garantir que o feijão é donzelo!

§ 8 Respostas para Feijão Donzelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Feijão Donzelo no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: