Tostex de ricota com salada de tomates às três pimentas

10 de julho de 2014 § 4 Comentários

ricota frita

Inspiração na ricota frita do Jamie Oliver em seu “A Itália de Jamie”, receita que me encantou pela simplicidade, leveza e charme rústico. Coisa de 20 minutos para preparar. Perfeito como entrada com a salada sobre os tostex (embora eu tenha feito para o almoço com salada verde e suco de frutas amarelas), que batizei com esse nome pois as minhas “bolachas” de ricota foram apenas tostadas na frigideira de teflon untada com óleo, o que confere-lhes ares bem mais leves do que se tivessem sido fritas.

500g de ricota excelente espatifada + 1 ovo + 1 1/2 colher de farinha de trigo (que pode ser integral) ou aveia (penso que deve ficar su-per), sal e pimenta do reino moída na hora a gosto, um quase nada de noz-moscada raladinha na hora, 2 colheres de sopa de parmesão ralado, e foi. Da próxima vou colocar alguma erva fresca nessa mistura. Amasse tudo com as pontas dos dedos e quando estiver homogêneo e em ponto de enformar uns bolachões, reserve na geladeira enquanto prepara uma salada de tomates LINDOS com o melhor azeite de oliva possível, 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha, uns grãozinhos de aroeira (pimenta rosa), uns floquinhos de pimenta calabresa, ou qualquer outra combinação de 3 pimentas secas ou frescas que quiser; junte também salsinha fresca picada ou manjericão, cristais de sal e raspinhas de limão. E agora é salada que vai para a geladeira enquanto você tosta a ricota.

Tome uma frigideira de teflon, unte com óleo ou borrife azeite de oliva; forme bolachões com a massa de ricota e toste na panela quente, virando quando perceber que estão no ponto que te faz salivar.

Sirva imediatamente, com topo da salada de tomates às três pimentas. Ah! Coloquei um tantinho de melaço ali no cantinho perto da ricota pra ver se rolava um borogodó. Rola.

§ 4 Respostas para Tostex de ricota com salada de tomates às três pimentas

  • Erica disse:

    Katita, vi isso na Italia, vendendo até no supermercado em fatias já assadas. E deliciosas!! Fiz tb assando em casa lá, ela purinha mesmo e perfeitas tb! Nunca consegui fazer aqui no Brasil… testei inumeras consistencias de ricota e nenhuma ficou como as de lá. Usaste ricota mais sequinha ou mais umida? (te mando foto por email) De qq forma vou testar acrescentando essas suas coisinha. Super beijo

    Curtir

    • Katita disse:

      Usei a melhor ricota que encontrei, que não deve ser comparar nem a pior das italianas. Era mais úmida. Mas você pode corrigir a consistência com o azeite de oliva e o ovo!
      Beijo grato, manda sim.
      K.

      Curtir

  • Gisele Montenegro disse:

    Amei. Adorei a idéia. bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tostex de ricota com salada de tomates às três pimentas no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: