Salpicão de Frango com Lombinho Canadense e Iogurte Grego

16 de junho de 2014 § 14 Comentários

salpicao3
(versão sem batata-palha)

Salpicão na minha infância era prato de dia de festa, chiquéééééééérrimo, mas nunca servido como prato único, era guarnição. Me foi apresentado com maionese, que hoje eu nego em favor de um belo copo de iogurte natural ou grego.

Consiste numa salada fria de frango, com alguns vegetais, uvas-passas, ervas, e por tradição, batata-palha. Não que você seja obrigada (o).

Preparei esse salpicão de hoje com 1/2 kg de filé de peito de frango para 4 a 5 pessoas como prato único (temperado com um mix de condimentos feito pela minha amiga Livia Palma, mas você pode temperar som sal, pimenta do reino, pasta de alho e sumo de 1/2 limão), 10 rodelas de lombinho canadense empilhadas e depois cortaddas em tirinhas finas, um punhado de salsão picadinho, 1 maçã com casca em pétalas, 1 cenoura ralada, ervilhas (gosto das congeladas, nunca enlatadas), 1/2 cebola roxa em pétalas finíssimas, 1 punhado de amêndoas laminadas, 1 punhado de salsinha fresca bem picadinha, raspinhas de limão, azeite de oliva extravirgem, 1 copo de iogurte natural ou grego, 1 punhado de uvas-passas.

Cortei o frango em tiras grossas para pegar melhor o tempero e reservei por 1 hora na geladeira. Depois untei uma panela com azeite de oliva, deitei os pedaços de frango e levei ao lume; ele soltou água e depois fritei virando os lados; quando estava douradinho deitei um pouco de vinho branco, deixei evaporar o álcool, reduzir, e depois somei uma bela colher de manteiga. Quando esfriou, desfiei.

salpicao1
salpicao2
(versão com batata-palha)

Pronto, é misturar tudo e levar ao refrigerador por, pelo menos, 1 hora, fazer caminha de rúcula no prato, deitar o salpicão e guarnecer (ou não) com batata palha.

Não tem erro, né?

Refrescante, clássico, afetivo. Eu gosto.

§ 14 Respostas para Salpicão de Frango com Lombinho Canadense e Iogurte Grego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Salpicão de Frango com Lombinho Canadense e Iogurte Grego no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: