Peras ao vinho com especiarias

10 de janeiro de 2014 § 10 Comentários

peras ao vinho

Muito mais populares hoje, quando as encontramos até mesmo em restaurantes a peso, as peras ao vinho continuam escandalosamente deliciosas, especialmente quando preparadas com especiarias.

Achei que elas tinham tudo a ver com a ceia de reveillon dos Graham deste ano, e as preparei inspirada na receita do Edu Guedes, que sugere a mesma medida de vinho tinto e água, metade desta medida de açúcar e especiarias, estas ao meu bel prazer. É importante que esta mistura de vinho, água, açúcar e especiarias cubra totalmente as peras (descascadas, inteiras e com talo) para cozinhá-las por imersão, portanto a escolha da panela é fundamental, de acordo, é claro, com a quantidade de peras que pretende usar. O Edu recomenda, aproximadamente, 1 garrafa de vinho (+ a mesma medida de água + metade desta medida de açúcar) para cada 6 peras. Segui a sua orientação nestas medidas, mas praticamente dobrei a quantidade de especiarias. Foi coisa de 12 favas de cardamomo, o mesmo de pimenta jamaica e cravos da Índia, 2 paus de canela; já o anis, por ser muito forte e antipático, mantive a quantidade sugerida de apenas 2 estrelas. Quis uma ponta cítrica, e somei a casca de 1 limão siciliano à mistura, para obter o melhor resultado que já provei desta delícia.

O processo é muito prático, pois basta misturar tudo e cozinhar de uma só vez. No meu caso, as peras chegaram ao ponto que eu queria depois de 30 minutos em fogo médio.

Elas ficaram com bastante caldo, e isso é muito bom, pois o grande lance é servi-las num prato fundo com colher de sobremesa para ir sorvendo desta deliciosa calda bêbada, rica em especiarias. Acho fundamental, porém, encorpar esta calda com um pouco (só um pouquinho) de amido. Faz mal não; ao contrário, neste caso faz muito bem, creia. Basta retirar as peras cozidas, pousa-las num lindo prato; tomar um copo da calda, somar ali 2 colheres de sopa rasas de amido, dissolver bem e voltar à panela com o resto do caldo, em fogo brando, mexendo bem até que encorpe um pouquinho. Não deve ficar muito grossa, só o suficiente para sair daquele estado líquido de todo.

Vai ficar muito lindo e levemente aveludado, para depois cobrir as peras cozidas com este caldo definitivamente delicioso. Sirva gelado ou em temperatura ambiente; como sobremesa ou compondo uma ilha de saladas; com tinto ou branco. Fica incrível de todo modo.

§ 10 Respostas para Peras ao vinho com especiarias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Peras ao vinho com especiarias no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: