Anéis de Lula à Dorê com Molho de Tomate Picante

27 de novembro de 2013 § 25 Comentários

lula

Estive em Maraú nos últimos cinco dias, a convite dos Graham, pela quinta vez em três anos. A missão era cozinhar para um pequeno grupo de seis pessoas e deixar um freezer guarnecido com comida congelada para os seis dias de pré-Natal, antes da minha chegada no próximo dia 25. Na ocasião, aproveitei para pensar o decor da festa de Reveillon deste ano e discutir alguns pontos dos menus desta temporada com a Sra. Graham.

Astral lindo de sempre, sem maiores novidades. “Minha” cozinha gourmet estava do jeitinho que eu tinha deixado, e sinto que sentimos muita falta uma da outra, afinal, só eu tenho utilizado aquela cozinha, e duas vezes por ano. Arejá-la, ornar-lhe o balcão com flores, frutas e hortaliças; acender o forno, grill e todas as bocas do fogão a fim de aquecê-lo; abrir todas as gavetas e conferir-lhes a ordem; regular a temperatura das geladeiras; amolar as facas; dispor sobre as bancadas os utensílios de ofício… cabem a mim todas essas funções de despertar, acender, reavivar a cozinha gourmet dos Graham, que alimenta momentos tão especiais em torno da mesa, durante as pequenas temporadas com os seus queridos, em seu paraíso particular.

Um belo dia a Sra. G. saiu para dar cabo a algumas providências; voltou com peixe, camarão e anéis de lula, e me perguntou se eu poderia preparar estes últimos à dorê como aperitivo acompanhando uns drinks antes do jantar daquela noite. “Claro A., com prazer. Que tal às 20h?” E assim ficou combinado. O único problema era: eu nunca tinha feito lulas à dorê, até porque eu detesto lulas à dorê. Mas dorê é dorê, sei labutar com frutos do mar com certa tranquilidade, de modos que passei o olho rapidamente no Google, gostei da proposta do Edu Guedes – primeiro confiável que surgiu na busca, e mandei ver nos meus primeiros anéis de lula à dorê, com a cara de paisagem que quem sempre fez lula à dorê desde tenra idade. E super funcionou, porque God is more!

Os anéis estavam congelados e limpíssimos. Deixei descongelar sobre uma peneira, pois excesso de líquido não convém quando o assunto é empanar. Depois de descongeladas, dei um banho de sumo de 1 limão ainda na peneira, e temperei os anéis com sal, pimenta do reino moída na hora e raspinhas de limão. Deixei ali por coisa de 10 minutos, enquanto misturava 1/2 xícara de farinha de trigo com 1/2 xícara de fubá e 1 colher de sopa de páprica doce num saco plástico. Escorridos e temperados os anéis, fui jogando-os dentro do saco e sacudindo muito para que ficassem bem envolvidos na farinha. Enquanto isso, panela pequena e funda no fogo com 4 dedos de óleo virgem e um palito de fósforo até que ele acenda sinalizando que a temperatura do óleo está ok para uma fritura perfeita. É deitar os anéis sem encher a panela, que eles douram quase automaticamente, e retirá-los com uma escumadeira para um prato ao lado coberto com MUITO papel toalha.

Para acompanhar, fiz um molho de tomates assim: 3 tomates maduros cortados em 4, refogados em azeite de oliva, um ramo de alecrim, outro de tomilho, 1/2 pimenta dedo de moça, e um dente de alho; quando estava espatifando, somei 1 colher rasa de sopa de açúcar mascavo, um pouco de caldo de legumes (ou foi de frango, Jah? whatever…), deixei refogar mais um pouco, tireo do fogo e bati no liquidificar. Depois passei no chinois (peneira com trama bem fechadinha) e já numa tigela somei um susto de catchup, um susto de mostarda, um susto de Tabasco, acertei o sal, e estava pronto o meu spiced tomatoes sauce.

O povo adorou e eu não tenho medo de lula à dorê.

§ 25 Respostas para Anéis de Lula à Dorê com Molho de Tomate Picante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Anéis de Lula à Dorê com Molho de Tomate Picante no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: