Arroz thai com curry verde e camarões

30 de agosto de 2013 § 14 Comentários

arrozthai

Fiz esse arroz para redimir o Restaurante Tokai, que costumava ser o meu oriental preferido, mas quando estive em sua nova loja no Barra Gourmet há alguns dias, concluí que não é mais aquele. O camarão nan thai que eu pedi deixou tanto a desejar, que no dia seguinte fui para a colônia de pescadores do Rio Vermelho comprar camarão para suprir a minha carência. No caminho, peguei o meu cúmplice Nanã, que mais tarde me confessou que este foi um dos melhores pratos que ele comeu na vida.

Fiz uma parte de cada vez, e depois juntei tudo: molho thai, camarão salteado e flambado, arroz basmati, amêndoas na manteiga. Mas organizando o baba, o passo-a-passo é esse:

1- Limpar os camarões frescos (1,5 kg para 4 pessoas), colocar as cabeças e cascas numa panela com 2 litros d´água com, um pedaço de cebola, um pedaço de cenoura, 2 dentes de alho inteiros, ervas que tiver em casa. Há quem faça apenas com as cascas e água. Ferva muito até reduzir um pouco, coe e reserve.

2- Preparar 1 1/2 xícara de arroz basmati, refogando no alho e azeite de oliva, e cozinhando com água quente em fogo médio até ficar soltinho e al dente. Reserve.

3- Tempere o camarão com sal, raspas de gengibre, raspas de limão e 1 colher de chá de curry verde.

4- O molho thai: tome uma panela (usei de barro), deite ali as sementes de 10 vagens de cardamomo para que estourem e liberem sabor. Se tiver coentro em grãos, também pode. Baixe o fogo, some azeite de oliva, 1 colher de manteiga, 1 cebola branca picadinha, 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas sem as sementes, e 2 dentes de alho sem o bulbo central. Deixe refogar, some um pouco de cachaça e deixe evaporar o álcool, agora uma colher de sopa de curry verde ou vermelho para diluir ali, e vá acrescentando 1 garrafa pequena de leite de coco, aos poucos; quando estiver bem homogêneo, some duas garrafinhas do caldo de camarão, e agora é reduzir até ficar bem encorpadinho. Reserve.

5- Tome uma frigideira de teflon, unte com óleo e aqueça. Quando estiver bem quente, deite o camarão temperado e vá salteando. Quando mudarem de cor, flambe com conhaque, vinho ou cachaça. Importante: os camarões devem apenas tomar um susto, e não cozinharem. Transfira para um prato e reserve.

6- Na mesma frigideira, 1 colher de manteiga; derreter, clarificar (recolher a espuminha branca, que são impurezas e queimam), e somar um punhado de amêndoas torradas com casca (isso porque não tinha amendoim descascado e torrado, que eu super prefiro), com o fogo baixo, sacudindo a panela para não queimar, que é rápido.

7- Agora é esquentar o molho thai, e ir juntando as outras partes, uma a uma: o arroz, o camarão, e por fim, com o fogo já apagado, um topo de amêndoas e cebolinha verde em rodelinhas finíssimas.

Foi um lindo dia, desde a compra dos camarões direto dos pescadores na beira da praia de um dia bem azul, até a preguicinha pós-deleite junto a duas pessoas que amo muitíssimo.

§ 14 Respostas para Arroz thai com curry verde e camarões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Arroz thai com curry verde e camarões no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: