Pesto de tomate seco e Salada a la Morchon

15 de agosto de 2013 § 13 Comentários

pesto tomate

Quando eu comi a salada verde com abacate, queijo branco e pesto de tomate seco do La Taperia, decidi: quero esse pesto pra mim, mas por incrível que pareça durante os quase dois meses em que circulei por aquela cozinha, não rolou de ver, porque eu só trabalhava às quintas e sextas, e o José Morchon geralmente produzia alguns ítens em maior quantidade às quartas. Mas quando eu perguntei pra ele “qual era de mermo” daquele pesto, ele fez aquela cara de obviedade e falou: Pesto, normal, só que com tomate seco. Estava dada a receita. Provei de novo e imaginei o meu assim: 60% de tomate seco processado com uma pitada de açúcar ou um fio de mel, misturado a 40% de molho pesto normal (este com 1 buquê ENORME de manjericão, 150g de castanha, 150g de parmesão, 1 dente de alho, e gotas de 1/2 limão, acertando o sal SE NECESSÁRIO). Tudo no pilão, depois transfere para um pote de vidro com tampa e cobre-se tudo com o melhor azeite de oliva extravirgem possível.

Ficou super, perguntem para as minhas alunas de brunch e quiches, saladas e terrines! Diferente daquele do José, mas o meu é o meu, o dele é o dele, e o seu será o seu, ó que lindo! =)

salada morchon

A salada ele monta exatamente assim: mix de alfaces + cubos de abacate (gotinhas de limão neles senão escurecem) + triângulos de queijo branco, pesto de tomate seco ao meio, irriga-se tudo com bastante azeite de oliva extravirgem, zig-zag de creme balsâmico e salpica páprica espanhola, que no meu caso, substitui por flor de sal, que a minha estava (suspiro) passada da validade. =(

Saladinha luxo, e o pesto na geladeira é um bom topo de bruschetta, e excelente molho para a pasta!

§ 13 Respostas para Pesto de tomate seco e Salada a la Morchon

  • KarinaAky disse:

    Katita, help. Voltei de viagem hj de Maceio. Trouxe na mochila 1 kg de feijão q era pra ser verde….

    Explico: encomendei pro taxista q me levou pro aeroporto q me comprasse feijão debulhado na hora q eu não teria mais tempo. Ele me trouxe, botei na mochila, fomos ao aeroporto e 5 hr depois cheguei em sp..

    Fui direto pra cozinha qdo cheguei em casa. Abri o saco e senti um cheiro azedo na saco. Nao desisti, peguei “aquele” seu post de feijao verde no alho.

    Fiz.. Mas sei la… Tem grãos com gosto ótimo e outro q ainda mantem esse azedume…

    Pergunta: fui enganada? Como escolho feijao desse? Pq acho que ainda dá pra salvar alguma coisa….

    Obrigada!!!

    Curtir

    • Katita disse:

      Flor, o feijão verde é altamente perecível mesmo, mas caso tenha sido debulhado no dia, acho que, mesmo estando fora da geladeira não azedaria, O que pode ter acontecido foi ele ter te entregue o andu que é bem redondinho, quase uma ervilha, e tem gosto meio amarguinho mesmo. Se for andu é isso mesmo, se foi feijão verde e você está sentido gosto azedo, ele talvez não tenha sido debulhado no dia… tem broto saindo do grão?

      Curtir

  • Flaviana disse:

    Hum, adoooooooooooooooooro tomate seco. Faltou só acrescentar palmito à salada. Se o seu dia tivesse assim umas 50h, bem que você poderia fazer esse pesto pra vender, né? Hein???

    Curtir

  • Valéria Lim-Apo disse:

    qual é a desse creme balsâmico, gata?
    e qdo vc diz ‘cobrir com azeite” no vidro, é só assim coberto por cima, sem que o azeite precise atingir o fundo do vidro? é isso?

    Curtir

  • Erica disse:

    Ah! As receitas virão, certo?

    Curtir

  • Erica disse:

    Céus… ME DIZ COMO VC CONSEGUE AINDA SURPREENDER???!!!! Sua criatividade (pra não dizer divindade) não termina não, guria?! Amém. Site novo???? Conta aí!

    Curtir

  • Lívia disse:

    Katita, fiquei daqui imaginando o gosto… deve ser dos deuses mesmo. Não sou lá muito amiga de abacate (trauma de infância). O que vc indicaria para substituí-lo ? Beijão.

    Curtir

  • vanessa disse:

    Quero ser sua aluna!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Pesto de tomate seco e Salada a la Morchon no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: