Risoni de seis queijos com nozes e limão siciliano

17 de junho de 2013 § 14 Comentários

risone6queijos

Depois de um bocado de anos de barriga no fogão, mas ainda muito pouco diante do que há pela frente, já aprendi que o menos é mais. Explico: quanto mais ingredientes a gente inventa de colocar numa receita, menos sabores terá, porque tudo se perde ali naquele carnaval. Salvo algumas exceções, tipo mistura de queijos.

É claro que se eu tiver em minhas mãos o mais rico queijo azul, um chèvre, gruyére, maasdam, brie, feta, camembert, não vou misturá-los todos num molho, mas degustar cada um deles como manda o figurino de seu país de origem, antes de usá-lo à minha maneira. Mas em se tratando dos queijos fantasia (gosto de usar essa palavra para me referir às cópias nacionais dos queijos gringos, que encontramos nos mercados mais convencionais) dá o mó samba misturar tudo. Perde-se sim o gosto específico de cada um deles (que não é lá estas coca-colas todas por aqui), até mesmo do gorgonzola (a não ser que seja misturado em quantidade bem maior), mas ganha-se um ótimo molho de queijos, que ninguém precisa decifrar exatamente quais são (até porque você pode usar quaisquer que tenha), e não precisam ser 6 mas 4, 3 quem sabe… 2 não, que já é esculhambação.

Pois bem, num passado não muito distante, como se não bastasse toda a gordura contida nos queijos, eu ainda refogaria cebola ralada na manteiga antes de fazer molhos à base destes ingredientes. Mas encontrei Jesus e hoje em dia a coisa ficou muito mais simples e menos calórica. Me acompanhe aqui: gouda, ementhal, cream cheese, gorgonzola, provolone cremoso Polenghi e parmesão para polvilhar, foram os queijos que eu usei, coisa de 150g de cada para 500g de massa. Ralei todos os firmes, exceção ao parmesão que usei para o topo do prato. Tudo na mesma tigela. Depois somei os cremosos (cream cheese e provolone), depois 2 caixinhas de creme de leite, e levei ao fogo baixo, em banho-maria, para derreter todo mundo junto, misturado e devagarzinho. Ralei um quase nada de noz-moscada ali (que esta sim, rouba cena), casquinha de um limão siciliano bem grande (fundamental para destravar esse tanto de queijo e dar uma refrescada e leveza ao molho), pimenta do reino branca, acertei o sal e foi.

O risone é aquela massinha italiana que mais parece arroz. Infelizmente não dá para ver na foto, feita no calor da cozinha de um casamento, mas o googloráculo será um bom amigo nessa hora. Procedi como qualquer outra massa: cozinhei em água com sal apenas, escorri rapidamente, mantendo um pouco da água, e envolvi no molho quente, ambos fumegantes.

Correndo para o prato, parmesão ralado na hora (esse excelente, pois não se misturou e marca o topo) e chuvinha de nozes picadas.

Fica uma delícia, prometo.

§ 14 Respostas para Risoni de seis queijos com nozes e limão siciliano

  • Karla Maria disse:

    Dos deuses!!!
    Imagino o aroma e o sabor dessa delícia, K.
    Vou ter que dá um jeito e levar num rechaud pra servir mais tarde numa festa junina.
    Beijo grande

    Curtir

    • Katita disse:

      Amiga, o molho aquecido no rechaud com lume baixinho não é problema. Se ele for engrossando demais, você pinga um pouco de leite; se ferver você apaga o fogo por um tempinho, se não der para fazer isso na hora, faça ele menos cremoso com mais creme de leite, considerando que ele vai engrossando e reduzindo, e por aí vai… o problema é a massa. Use massa curtíssima, nhoque ou risoni, pois sendo pequeno e o molho estando BEM quente, dá pra envolver e ficar numa temperatura legal. O que não pode é deixar a massa no rechaud ao lume porque ela vai amolecer e ressecar, entende? Deite a massa com um pouco da sua água de cozimento fervente, no rechaud apagado e tampado, e vá irrigando um pouco com manteiga ou oliva!
      Boa sorte e beijo maior! Me conta depois!
      K.

      Curtir

  • sgeliana disse:

    Eu devo ter sido rata em algum encarnação…isso é uma loucura…tô aqui só imaginando o perfume que deve exalar deste prato.

    Curtir

  • Aurea disse:

    Isso deve ser bom demais, vou provar com certeza!!! So de olhar da vontade de correr pra cozinhar… bjs

    Curtir

  • Evelyn disse:

    Não gostava de queijo. Pasme! Mas o noivorido – um ratinho – me mudou já no primeiro dia morando juntos… credita? Insistiu tanto pra fazer um quiche e [casal maluco em primeira compra no mercado, maginaí] tinha um monte de queijo e sabia que não daria conta. Que fiz? Ralei tudo e pus na quiche. Não era nada chique não… minas, prato, requeijão, parmesão ralado… juntem uma cebola ralada, uns torresminhos de calabresa só pra dar um tchuns… saiu fumegando, a fome batendo depois de uma hora ralando no muque queijos… menina, paxonei… rsrs

    Depois paxonei mais ainda comendo um negócio nordestino que inventaram por aqui [o restaurante era especializado em macaxeira! (o nome dele é esse tb rs)] Ele pediu uma macaxeira cozinha na manteiga ao molho de 5 queijos gratinada com pedaços de coalho e com um molhinho de tomate fresco pra regar a parte… hmmmmmmmmmm, salivo só de lembrar! Fiquei doida nos queijos… rs Qualquer dia, tento fazer em casa e te mando a receita pra eu ficar famosa no Pitéu!!! E essa receita tá anotada pra fazer pro ratinho cá de casa…

    Beijo, K.

    Curtir

  • Adriana disse:

    OMG!!!! Deu muita agua na boca!!!!!

    Curtir

  • Cida disse:

    Minhanossinhora Katita, um arraso hein?
    Quase deu para sentir o perfume dessa alquimia!
    Lindo prato, parabéns!
    Beijo grande,
    Cida

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Risoni de seis queijos com nozes e limão siciliano no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: