Curry de legumes com grão de bico

5 de junho de 2013 § 14 Comentários

curry0

Da mesma forma que alguns pratos levam os nomes dos recipientes onde são feitos, como terrinas, caldeiradas e tajines, alguns levam o nome de um ingrediente fundamental da receita, como é o caso do curry, a vedete aqui, e que a gente poder fazer também de frango, de camarão, de legumes, e há quem o faça até de… jaca. O curry é teu e tu faz do que tu que quiser, mora?

Enfim, trata-se de um prato quente, de caldo, que pode ser servido com arroz branco, de preferência um basmati ou jasmine, ou recomendo forte, com couscous.

Quanto mais diversidade de legumes você usar, mais vai render e sobrar curry, como acontece em geral com o cozido. Isso porque a gente vai colocando uma cenoura aqui, um nabo ali, uma mandioquinha acolá, umas vagenzinhas de nada, e quando percebemos, a panela está transbordando, e onde comeriam seis poderiam comer dez. Sorte é que a sopa feita com sobra de curry de legumes é coisa do Divino, e destino certo, pelo menos aqui em casa.

Para 6 pessoas (a depender da fome, come-se em mais), deixe 1 xícara rasa de grão de bico de molho de véspera, que é para ele soltar aquela pelezinha indigesta que não queremos boiando no nosso rico curry, conferem? Aproveite e faça um bom caldo de legumes de véspera, vá… pegue a receita aqui no Pitéu… promete?

graobico

No dia seguinte, a pele do grão de bico deverá se soltar quando você esfregar os grãos com a palma da mão; também deverão estar mais macios, o que vai permitir que sejam cozidos no mesmo movimento de cozimento dos legumes, mas cada um no seu momento solo.

Aqueça o caldo na boca ao lado.

Abra 6 vagens de cardamomo e solte as sementes no fundo da sua panela mais pesada, que já deverá estar bem quente; se tiver grãos de coentro e mostarda, serão bem-vindos em uma pitada de cada um também; eles deverão explodir, pipocar; agora tire a panela do fogo e deite uma colher bem cheia de manteiga e deixe derreter ali, fora do lume, só com o calor da panela, senão queimará. Recolha as impurezas, que são aquela espuminha que se acumula na superfície (você estará fazendo ghee), mas cuidado para não colher também as sementinhas mágicas que vão aromatizar e saborizar o nosso prato até a última garfada. Não! Até a última lembrança de retrogosto.

Agora volte a panela com a manteiga derretida e perfumada para o lume baixo e some, imediatamente, 2 pimentas dedo-de-moça vermelhas sem sementes bem picadinhas, 2 dentes de alho socados e 1 cebola branca em pétalas para refogarem rapidamente; deixe cair um cálice de sakê ou cachacinha da boa nessa hora que é bom (mas não fundamental) e deixe evaporar o álcool, se o fizer.

Some uma colher de sopa de curry powder, misture bem, e coloque na panela o grão de bico, 1 cenoura grande e 1 nabo grande, ambos em rodelas com espessura de um dedo. Refogue bem gostoso e cubra tudo com o caldo de legumes quente. Esse cozimento é legal em fogo baixo, como todo cozimento amoroso deve ser. Espero que você não tenha pressa no dia em que for fazê-lo.

curry2

Quando estes ítens estiverem de al dente para durinhos ainda, some duas mandioquinhas pequenas em cubos (batatas baroa), deixe cozinhar mais um pouco, e depois de uns 5 minutos, some um punhado de vagens cortadas em 3 na diagonal; misture bem e some 1 garrafa pequena de leite de coco; se achar que é o caso, some mais caldo de legumes, sempre que quiser, mas aos poucos, para não colocar mais líquido do que o curry precisa. Experimente depois do leite de coco e acerte o sal.

Nesta última etapa, todos os ingredientes devem se fundir ali naqueles últimos minutos de fogo baixo, até que todos estejam al dente, se tudo der certo com os seus tempos de cocção. Quando isso acontecer, cubra o curry com um belo punhado de cebolinha verde ou salsinha fresca picada, abafe por 2 minutos e sirva fumegante. Chegue na mesa com a panela tampada, para conferir dramaticidade ao momento de apresentar o seu conteúdo e convidar a todos ao delírio.

curry

Não esqueça de brindar à natureza.

(!) Todas as fotos deste post são de Mariana Gadelha para o Pitéu.

§ 14 Respostas para Curry de legumes com grão de bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Curry de legumes com grão de bico no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: