Bolo de ameixa

30 de abril de 2013 § 27 Comentários

boloameixa

Primeira coisa: untar e enfarinhar uma forma pequena de bolo inglês ou daquelas de buraco no meio, e pré-aquecer o forno em temperatura média (lê-se 180°).

Para fazer um delicioso bolo de ameixa (eu acho ameixa um tombo!) você primeiro precisa fazer um doce de ameixa. Tome uma xícara bem cheia de deliciosas, suculentas, macias e graúdas ameixas secas sem caroço (eu compro a granel na CEASINHA ou na Perini), coloque numa panela, cubra com água passando uns dois dedos, some 2 colheres rasas de açúcar e leve a cozinhar em fogo baixo. Isso deve virar mais do que uma compota, mas uma pasta com um ou outro pedaço de ameixa. Para que isso aconteça, vá colocando mais água à medida que seque até que a fruta esteja desmanchada. Fez-se o doce? Então reserve.

Na batedeira, aquela receitinha básica: 2 colheres de sopa de manteiga, 2 xícaras mal cheias de açúcar (eu fui de demerara, até para ficar mais negão, o bolo) e 3 gemas peneiradas (para afastar qualquer possibilidade do famigerado cheiro de ovo!). Fez creminho liso, lindo e homogêno, junte 2 xícaras de farinha de trigo (eu usei integral neste, mas fica à vontade) e bate mais um bocado. Agora junte o doce, as 3 claras em neve (tu não jogou as claras fora, né colega?) e 1 colher de sopa de fermento em pó, agora no muque, nada de batedeira, porque senão não adiantou ter batido as claras em neve, aqueles pedaços chiques de ameixa dançam e ainda tem aquele povo que jura de pé junto que fermento não pode bater. Mistura bem com uma colher de pau, deita na forma untada, e foi, gata! Coisa de 30 minutinhos, mas “varêa”, a depender da tua máquina. O melhor sinal quem dá é o cheiro, se liga.

Este bolinho, que publiquei no Rainhas do Lar em agosto de 2010, é TUDO de bom, vai por mim.

§ 27 Respostas para Bolo de ameixa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bolo de ameixa no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: