Antepasto de pimentões coloridos

28 de abril de 2013 § 7 Comentários

antepasto pimentoes

Acho que já falei aqui que eu sou dodói por pimentões, especialmente os amarelos. Deve ser por isso que do reino dos antepastos, este é o meu preferido. Fácil e rápido, rende muito e pode ser conservado por algumas semanas em frasco de vidro fora da geladeira (dentro não é legal porque o azeite de oliva vai ficando rançoso).

Primeira coisa: pelar os pimentões, coisa que faço diretamente sobre o lume do fogão. É só deitar um pimentão de cada cor, cada um numa boca e ir queimando a pele, virando os lados, até que eles estejam totalmente pretos (mas só a pele, a superfície); depois é só jogar numa bacia com água fria, e ao esfrega-los levemente com as pontas dos dedos, a pele se solta muito facilmente. Pronto, agora é cortar ao meio no sentido longitudinal, arrancar o talo, retirar as sementes e abrir as mantas sobre uma tábua para cortá-las em tirinhas bem fininhas.

pimentao

Optando por este processo, a gente meio que já cozinha o pimentão, que estará bem macio; tanto que ele pode ir ao fogo numa frigideira para refogar agora junto com 1/2 cebola roxa grande cortada em pétalas finas, 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha sem as sementes, dois dentes de alho amassados, 1 folha de louro, e azeite de oliva extravirgem. Refogue bem refogadinho em fogo médio e quando começar a chiar, incline a frigideira e deite 1 cálice de vinho branco, ou vodka, ou uísque ou até mesmo uma boa cachaça, para flambar a mistura; deixe evaporar bem o álcool e some 1 punhado de uvas-passas brancas bêbadas (deixe elas de molho na bebida alcoólica que for usar por 15 minutos antes de usar, se quiser), 1 punhado de alcaparras e 1 punhadinho de orégano. Acerte o sal, apague o fogo e deixe esfriar um pouco.

Por fim, coloque o antepasto num frasco de vidro com tampa, cubra-o com azeite de oliva extravirgem excelente, e já pode comer com o melhor pão da redondeza.

§ 7 Respostas para Antepasto de pimentões coloridos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Antepasto de pimentões coloridos no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: