A Pequena Escola de Culinária da Katita

15 de abril de 2013 § 60 Comentários

peck1

Se você me perguntar qual o meu projeto do coração neste momento, vou abrir um sorriso enorme e te dizer: MINHA ESCOLINHA!

Abri neste último sábado as portas da minha cozinha para pequenas aulas de culinária e, poxa… foi lindo. =)

Inicialmente divulguei 5 vagas para cada aula na fanpage do Pitéu, mas depois fiquei com receio de ficar apertado, uma vez que as aulas não são estáticas, mas dinâmicas, muito dinâmicas. Acho que acertei em cheio, até porque são 4 lugares à mesa da cozinha, e 3 postos de trabalho: pia/bancada, fogão, mesa de apoio. O resultado foi um espaço confortável para função e circulação, e ao mesmo tempo… quentinho.

peck2
(apostilas, kits avental-bandana, flores, mesa linda para o almoço)

Incrível como as dinâmicas e astral de cada turma são distintos! A turma da manhã teve uma pegada de disposição para produzir. Se entrosaram lindamente em 30 minutos na sala, e entraram na cozinha como um time pronto para vencer um grande desafio, que eram os 5 ítens que compõem o prato, aparentemente simples, mas nem tanto assim. O grande bicho papão era o bife (elas morrem de medo de bife duro!), que no fim das contas se mostrou muito simples, desvendados os seus mistérios. Depois de explicar todos os cortes e demais detalhes do mise en place, confiei-lhes a minha cozinha, e me ausentei por 30 minutos para buscar a carne que encomendei. Antes disso, atribui funcões específicas a cada uma delas, e dei uma missão ao grupo, um teste de proporção: entreguei-lhes 2 mangas e 1 pedaço de gengibre, e disse que na volta queria um suco geladíssimo; que elas deveriam decidir juntas estas proporções de manga, de gengibre (ele chegaria antes ou seria um retrogosto?), de açúcar (!), de água, de gelo.

peck3
(turma #1: Alê, Zeza, e as leitoras das antigas, Márcia e Ana!)

Na volta encontrei cortes cirúrgicos, tudo lindamente disposto nos pratos, cobertos com papel filme e refrigerados, exatamente como orientei; uma cozinha impecável, e um suco de manga tipo incrível (na jarra kitsch de abacaxi que escolheram), com pouco açúcar, muito gelado, com retrogosto (!) de gengibre. Fiquei bastante impressionada. O clima era festivo, mas muito concentrado, e àquela altura nada poderia dar errado. Atrasamos um pouquinho só, coisa de estréia, mas às 12h tudo estava pronto para o nosso almoço, mesa linda e suco esquema frozen. E como tudo estava de-li-ci-o-so! Fomos todas iluminadas! Fiquei muito orgulhosa, e vaidosa, e feliz! Mas elas vão aparecer aqui para depor, reparem.

Já a turma da tarde, chegou trazendo vinho e perguntando se podiam tirar os sapatos, deixando claro desde o início uma outra dinâmica. E mais uma vez, incrível a conexão entre elas! Todas na mesma vibe! Não sei se foi o clima indiano…

peck4
(turma #2: Mycra, Karine, Flávia e Iroka)

Faríamos apenas um prato principal – muito detalhado, porém, algo complexo, composto de três etapas – e um arroz especial; além do lassi, que nocauteou a todas! Foi uma aula absolutamente sensorial, de ponta de língua, tátil, aromática… todas queriam tocar, misturar com as mãos, e o cheiro de especiarias, mais do que o vinho, foi o que, de fato, inebriou as meninas, pude perceber isso claramente. Uma festa dos sentidos!

Meu primeiro dia de aula não poderia ter sido mais rico, mais perfeito, mais feliz, mais saboroso. Aulas que acabaram à mesa, em festiva e concentrada degustação.

Além da limitação de turma para quatro alunos, decidi também que vou dar apenas uma aula por sábado. Duas fica puxado, até porque, depois da turma matutina, tenho que zerar tudo e remontar para a tarde. E como quero fazer isso com muito prazer e tranquilidade, não há porquê, não há “sangria desatada”. Isso significa que amanhã vou publicar uma readequação da programação, sem alterar a vida das já matriculadas.

Obrigada ao Divino que me alumia, e a toda essa gente boa ao redor.

Andiamo! Para o alto e avante, sempre!

Marcado:,

§ 60 Respostas para A Pequena Escola de Culinária da Katita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A Pequena Escola de Culinária da Katita no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: