Lombinho de porco agridoce

21 de março de 2013 § 9 Comentários

lombo

Eu não posso ver um lombinho de porco no açougue que já visualizo sua versão dourada, saindo do forno com cheiro de ervas, alho, limão, vinho.

Tô chamando esse de basicão porque quando é pequeno, nem penso em rechear. Amasso no pilão alho, pimenta do reino em grãos, sal, alecrim, manjericão, tomilho, e preparo uma marinada juntando cebola ralada, suco de limão e vinho branco seco. Abro pequenas frestas no lombo, onde insiro pedacinhos de alho e ervas, coloco num saco plástico, deito a marinada ali, envolvo bem a peça, lacro o saco e deixo dormir de véspera na geladeira.

No dia seguinte é pré-aquecer o forno, untar uma forma pequena, do tamanho da peça, tirar o lombo, lambuzar todo ele com mel, irrigar com a marinada e levar ao forno médio para assar, hidratando sempre com a marinada, mais suco de limão e vinho, se for o caso, atá ficar douradão e lindo tipo esse da foto. =)

Cuidado para não assar demais! Queremos carne suculenta por dentro, não queremos? Forno médio, eu disse, coisa de 180°!

§ 9 Respostas para Lombinho de porco agridoce

  • Tá bonito mesmo!

    Beijo!

    Vanessa

    Curtir

  • XGG Blog disse:

    Eu amo carne de porco, amor mesmo, adoro assar pernil ‘com sobra’ pra fazer sanduíche depois, mas lombo eu ainda não acertei a mão, o meu fica sempre meio seco. Ai acabo fazendo algum molho e jogando por cima da carne.

    Curtir

  • Pati Sato disse:

    Katita, tudo azul??
    Por que o limão?? Pergunta ridícula né!É que fico imaginando se não fica muito azedo, porque já tem o vinho branco na marinada!
    beijos

    Curtir

  • Evelyn disse:

    Nunca comi carne de porco, acredita? Digo, in natura, nunca nunquinha. Não sei nem o gosto. Não tenho também curiosidade. Sei lá, vi criações de porcos na infância, namorei um vegano, e o remorso foi batendo nessa parte desde sempre. Mas só com os porquinhos in natura, vai me entender… pq adoro um bacon e defumados, rs.

    Aí bateu a vontade só de cozinhar um belo lombo só por amor. Porque o noivo é doido num porquinho. E olha que nem é mineiro, mas é viking que só ele! rs Ainda crio coragem, compro uma peça de lombo e asso assim cheio de ervinhas pra mimar meu amor. Mas acho que vou até acabar me rendendo aos encantos suínos, dizem que o cheiro é inebriante…

    Quem sabe eu cedo né?

    Curtir

    • Katita disse:

      Evelyn, sim, a carne do porco é muito saborosa e distinta. Quando bem preparada, tem uma textura sedutora também. \não como peças gordas do porco, basicamente lombinhos, mas quer saber? Se você viveu sem o porco até agora, cultive esse sentimento de consideração para com o bicho, apesar de realmente não fazer sentido diante do fato de que vc come bacon e defumados, né?
      Mas isso não te impede de fazer um lombinho para o seu amoreco e experimentar uma lasquinha, de repente, só para entender.
      O perigo é se apaixonar.
      It´s up to you!
      =)

      Curtir

  • Aretha disse:

    Katita!
    Acho que nunca comentei… Mas sou sua admiradora “com força” faz tempo.
    Você nem tem ideia do qto já inspirou mil coisas na minha vida! Posso pedir favor grande? Quando der, no dia que puder, traz a receita de bolo de tapioca??

    Bjs gdes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Lombinho de porco agridoce no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: