Natal Pitéu

12 de dezembro de 2012 § 16 Comentários

arvore_piteu_2012

ESTOU EM MARAU USANDO PC GRINGO ALHEIO COM CONFIGURACAO IGUALMENTE GRIGA, JA QUE NO IPHONE E PUSHADO, PORTANTO NAO VAI ROLAR ACENTUACAO, VALEU? AGORA VAMOS…

Reclamei pra burro do preço das coisas ao longo deste ano, especialmente frente ao feedback das leitoras que moram em outros paises e continentes, todas chocadas com os preços de produtos e servicos que publico aqui. Tambem busquei alternativas para gastar menos, comprei mais do que nunca direto de produtores ambulantes, e fiz boicote aos grandes supermercados. Nao vai ser o espirito natalino que vai me demover deste estado de consciencia que eu quero muito pra mim.

Nao, nao estou pregando uma ceia natalina pobre e zero glam, loooooonge de mim! O Natal merece concessoes e acho ate bacana um tributo a abundancia vez por outra… mas nao carece de surtar, concordam? E e esse meio-termo que eu persigo e proponho.

Pra que comprar arvore de Natal se com umas caixas de papelao e brinquedos do filho da pra fazer um troco massa? Olhem ao redor! Peguem a planta da varanda e pendurem botoes, flores, utensílios domésticos… usem o cabideiro, desenhem uma arvore na parede e apliquem pompons de crepom… PIREM!

E levem essa piracao para a cozinha! Facam uma revolucao, esquecam o que sabem sobre perus inteiros carissimos (que sobram e sobram e sobram), files de bacalhau (se existe um fake fatal pela metade do preco), queijos e frutas importadas, e abram os olhos para as formas glam-natalinas de utilizar os nossos produtos, nossas aves, nossos queijos, nossas frutas, as mais chiques e cobicadas do mundo!

Esse e o espirito do Natal Piteu. Va pensando em solucoes bacanas para ceias possiveis, em ideias economicas, ecologicas, criativas… em artificios para fugir dos precos abusivos, em tecnicas de reaproveitamento, em arvores de Natal com utensilios domesticos, e coisas que tais, que no proximo post vai rolar mais uma ciranda com a parceira sustentável de toda a vida do Piteu, a REDE ASTA, e a gente vai dar um presente lindao para a ideia mais lindona. Se liga ae!

arvore2_piteu_2012

Minha arvore de Natal deste ano eu fiz com caixas de papelao de varios tamanhos, decoradas ou forradas, empilhadas num formato arvore, com patamares de bonecas queridas que eu coleciono. Passei uns fios de luzinhas natalinhas, e foi! Custo zero, 1 hora de trabalho divertido com o filho, e resultado fofinho, nao?

Vai valer arvore com o que se tem em casa pra ganhar presente PITEU-ASTA neste Natal… olhem ao redor, e até amanha!

§ 16 Respostas para Natal Pitéu

  • Neile disse:

    Feliz Aniversário, Katita! mandei msg mas, resolvi comentar aqui pra não arriscar de vc não ver! Um super beijo, amiga! Saudades, sempre!

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Katita linda!!
    Eu sumi, né? Pois é, a coisa tá esquisita por essas bandas, mas tá tudo indo.
    Não sou de Natal, fim de ano sempre me irrita por conta do “vai pra casa de quem?”, “vai levar oq?”. Tô na luta pra ficar na minha casa e fazer e comer oq eu quiser!! Ora bolas!
    Sua árvore ficou show! Criatividade 1000!! Li o post achando que vc mencionaria uma inspiração na família, pq essas bonecas agrupadinhas me remeteram a isso: família. Tem coisa mais Natal?!
    Beijos!!!!

    Curtir

  • isa disse:

    OIÊEE KATITA!!! vamos pular a parte que eu rasgo seda pra você…rsrsrs mas que massa sua árvore!!!lficou tudo de bom!!! olha, eu lía atrasado o post do “bacalhau fake”…moro no amapá e por aqui ainda não vi este seu primo mais barato não…INFELIZMENTE, só tem o original e tá muito caro mesmo! Queria saber se você já ouviu falar de um peixe aqui da Amazônia chamado “pirarucu”, aqui a gente brinca que ele é o “primo pobre” do bacalhau…e pra te falar a verdade eu adoro!!!queria que você tentasse achar aí na sua cidade um do tipo já salgado e experimentasse e nos contasse! acho que vais aprovar! se você quiser retornar pro meu email e mandar seu endereço eu lhe mando com maior prazer uma “amostra grátis” (ps. não sou vendedora tá…apenas amante da amazônia e da culinária). um beijo e feliz natal!

    Curtir

  • KarinaAky disse:

    Kátia,

    Obrigada pela força. Tou aqui até agora na minha melancolia de Natal, causada pela total inexistência de enfeites natalinos em casa. Ñ tou com a mínima vontade de gastar dimdim com produtos made in china vagabundos (incluindo árvores de natal fakes) e inspiração zero por uma falta de conectividade com minha casinha esse ano.
    Ler esse post me deixou feliz, pq me lembra q a gente nunca está sozinha nos ideais de querer um mundo melhor e mais justo e isso começa, e tem que começar, dentro da nossa casa.
    Obrigada e um excelente ano novo pra vc. Adoro seus trabalhos, obrigada pela inspiração.

    Curtir

  • Ive Luciana Resende disse:

    Como diz vc, rs, PIREI na sua árvore!!! Parabéns pela criatividade! Ficou lindona. Bjs.

    Curtir

  • Milena disse:

    Ahhh eu ameiii a idéia e adoro criar essas coisas…pena que já montei minha árvore….mas fica a dica para a ceia diferente e para as demais festas típicas, onde podemos customizar também. Obrigada!!
    Bjs

    Curtir

  • Lívia disse:

    Katita, sua árvore ficou um verdadeiro pitéu (sem trocadilho….). Linda, linda, super original, só vc mesmo prá imaginar essa árvore tão particular. Grande beijo, curta muito sua estada em Maraú.

    Curtir

  • Simone Marcelino disse:

    Querida Katita,

    Só você pra atender o pedido de uma amiga doida aí do paraíso de Maraú!! Tenha certeza amiga,que os deuses lá em cima mais que abençoarão o Natal de Bento, da linda mãe dele e todos os seus afetos que só por terem essa sua pessoa por perto já são mais que cobertos de bençãos.
    Love you,loveyou,loveyou.
    E vamos que vamos arrasar mais uma vez nessa parceria que é pra fechar o ano lindamente!
    Beijo enorme daqui da cidade maravilhosa pra pessoa que mora na
    cidade de todas as bençãos.
    Si

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Natal Pitéu no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: