Coxinhas de asa assadas com ervas e suco de limão

6 de dezembro de 2012 § 20 Comentários

cozinhas de asa

Dentro daquele espírito de comer gostosinho driblando os preços abusivos, comprei pela primeira vez coxinhas de asa de frango, que estavam 20% mais baratas do que os peitos e 10% mais baratas do que as coxas e sobrecoxas. Adorei.

Se eu fosse fazer na pressão com legumes, tiraria a pele, porque o molho fica mega gorduroso, feião, mas como eu resolvi assar no trucão da assadeira de bolo inglês, todas “em pezinhas”, deixei elas lá, protegendo a carne para ela ficar bem tenra e rosada por dentro. Veja quanta gordura escorre! Nesse esquema, a pele fica sequinha, mas ainda assim eu passo.

oleo

O esquema é simples: no pilão eu coloquei folhas fresquíssimas de hortelã e manjericão, grãos de pimenta do reino, sal e 4 dentes de alho (para 1 kg de coxinhas). Para dar cor, você pode usar curry (o que vai emprestar ares orientais, e aí recomendo usar um tantinho de gengibre também), açafrão, corante em pó (urucum) ou qualquer outro pozinho coloridos destes. No meu caso, fui de uma pasta de pimentões vermelhos BABADOCONFUSÃOETIROTEIO que a minha amiga Rachèl trouxe para mim de Valpaços (Portugal). Fiz, porém, umas 6 sem sal para a mamãe, que estava aqui, e usei açafrão nas dela só para diferenciar. Depois de pilado o tempero, hidratei a mistura com o suco de 2 limões mirins de quintal. Daí foi aplicar nas coxinhas, que eu furei com a ponta da faca, e abri espaço por debaixo da pele para colocar o tempero. O ideal é colocar as ervas por baixo da pele, que nem Jamie Oliver me ensinou uma vez, para elas não queimarem, mas como as cozinhas são miúdas e eu queria cor por fora também, não teve jeito, saí lambuzando tudo por dentro e por fora, e foi inevitável que as ervas escurecessem, isso claro, sem causar NENHUM transtorno ao sabor.

Forno alto pré-aquecido por coisa de 50 minutos, porque ela vai cozinhar, soltar gordura, para depois dourar.

Essas coxinhas são uma opção super bacana como aperitivos informais para tomar com cervejota, e bem mais leves do que os frangos à passarinha da vida. No meu caso, porém, comemos no almoço de cada dia, com feijão donzelo, arroz de brócolis e legumes salteados.

Ficou delicioso, macio, sequinho… e econômico. =)

§ 20 Respostas para Coxinhas de asa assadas com ervas e suco de limão

  • Paula Carolina disse:

    Katita querida!
    Fiquei com a tal forma de bolo inglês na cabeça desde o dia do post!!
    Hoje ganhei uma do meu namorado, mas terei que fazer logo se não ele pega o presente de volta!!
    aisuaisuh
    Agora é sério, depois do seu post falando da forma eu me peguei em alguns momentos do dia a dia pensando “puxa ia dar para fazer tal coisa”, como faço pouca comida para mim e para o meu filho apenas, é interessante usar uma forma menos e altinha para não ressecar…

    Beijos e tenha um ótimo ano!

    Curtir

    • Katita disse:

      Massa, Paula, adoro quando um plano dá certo!
      Beijo,
      K.

      Curtir

      • Katita foi sucesso!!!!
        Filho, namorado e irmã se lambuzaram, não sobrou uma coxinha para contar história!
        Adaptei um pouco os temperos e usei o que tinha em casa, coloquei no processador do mixer limão, sal, um pouquinho de açafrão, salsinha (era o que tinha), alho e até cebola foi junto! Ficou uma pastinha e fui melecando tudo, temperei a noite antes de dormir e deixei num potinho fechado para só asar no almoço, fiz umas batatas no vapor coloquei alecrim e depois deixei elas dourando no meio das coxinhas!
        Eu fico empolgada pq estou aprendendo a cozinhar e devo parte disso a vc, que fez até um post passando a receita do bolo de fubá que eu queria e que faz muito sucesso!
        beijos

        Curtir

      • Katita disse:

        Ô delícia! Orgulho e alegria daqui. =))))))))
        Beijão,
        K.

        Curtir

  • Katita, fiz as coxinhas!!! Como não tenho forma de bolo inglês fiz numa forma de bolo de vidro com buraco no meio! Ficou tão lindo que levei pra mesa, parecia uma “flor de coxinhas” hahahaha. O melhor: 2 dedos de gordura líquida depositados no fundo da forma que não foram para o meu corpinho.

    Curtir

  • Dora Ferreira disse:

    Katita, querida. Deus abençoe seu talento para fazer gostosuras. Eu infelizmente não nasci com esse dom e agora estou sofrendo porque estou sem cozinheira, que saiu de licença maternidade, e comendo nos restaurantes a quilo da vida. Saudade da comidinha em casa…. e lendo suas receitas parece tudo tão fácil que até me animou. vou experimentar fazer umas comidinhas. O mais difícil é fazer compras e não perder nada, porque detesto jogar comida fora. Acho que preciso me organizar montando um cardápio semanal e fazendo as compras com base nele. Para isso vou passear muito por aqui no seu blog para me inspirar e aprender um pouco.
    Mas, vai a sugestão, porque você não pensa em dar um curso de comidinhas saudáveis e rápidas para pessoas que assim como eu não tenham seu talento?
    Beijos.

    Curtir

    • Katita disse:

      Ô, meu bem, que comentário bacana…
      Olha, eu não acho uma boa idéia fazer um cardápio e sair para comprar os ingredientes, sabe por quê? Porque você pode encontrar produtos mais frescos e em promoção que não são exatamente os que você programou, entende? É preciso ter, pelo menos, flexibilidade e estar atenta a boas oportunidades de compra!
      Sobre o curso… adoro dar aulas, mas são tantos projetos em ação, em elaboração, em suspenso…
      =)
      Beijo, querida.
      K.

      Curtir

      • Dora Ferreira disse:

        Ai Katita, quando não se tem tanta habilidade na cozinha a flexibilidade passa longe. Sou do tipo que até consegue fazer com a receitinha na mão, entende? ai meu Deus, para qual santo posso apelar nessa hora? rsrs
        Brincadeiras a parte, qual o utensílio que você acha melhor para ter em casa quando se gosta de comida grelhada? e a panela wok o que você acha dela?
        Beijos

        Curtir

      • Katita disse:

        Dorita, flor, para grelhados uma chapa ou um grill… a wok é luxo, os orientais usam muito para as suas frituras em molho de soja, e como ele é grande, é bacana para revirar os alimentos a fim de conseguir uma cocção uniforme. Dá pra fazer arroz e sopa também… legumes refogados, enfim…acho uma wok um ótimo investimento.
        Beijo,
        K.

        Curtir

  • Lania Dantas disse:

    Segui a dica e usei ontem para assar um filé de porco. Perfeito. Não ressecou e o mais importante, ficou uma panela pequena=menos trabalhos. Usarei sempre que necessário. Grata e beijinhos

    Curtir

  • Dri disse:

    Essa coxinha é deliciosa com cerveja, vão por mim!

    E a carne preferida do meu filho, criança dora!

    Curtir

  • roxane disse:

    Tenho até vergonha de contar….Tá bom, vá lá, só vai ficar entre nós:pego aquela misturinha Lemon Herbes e/ou Lemon Pepper, sal e páprica doce e picante (que na verdade é pimentão vermelho – acrescenta cor linda,linda, somada a ótimo sabor), rego com azeite comum e…pronto! Eita preguiça! E que deliciosas e lindas ficam! Explico melhor: essa historia de misturar um pouco de cada páprica e um pouco de cada mistura lemon é uma junção de insegurança (medo de deixar muito picante) e tentativa de parecer mais criativa e menos preguiçosa. Vai nessa que aqui em casa é o maior sucesso! E, importante para minha imagem, não conto pra ninguém que não levei nem 3 min fazendo! kkkkk

    Curtir

  • casa de fifia disse:

    parecem deliciosas, eu também compro, porque custa muito menos,e uso para fazer sopa.

    baci

    Curtir

  • Vixe, coisa mais linda! Comidinha caseira feita com criatividade e tantos cuidadinhos…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Coxinhas de asa assadas com ervas e suco de limão no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: