Mugunzá

14 de agosto de 2012 § 39 Comentários

Clássico da culinária afro-baiana, o mugunzá (conhecido como canjica n’alguns outros cantos do Brasil) é uma espécie de mingau delicioso e muito simples, feito à base de milho branco, coco, e leite de coco, que quando naturais, fazem toda a diferença.

De véspera, deixe 250 g de milho branco de molho por uma hora, troque a água, junte 1 pau de canela e uns 6 cravos, deixe ferver por uns 10 minutos, desligue e tampe. Uma hora depois, ferva por mais 10 minutos e tampe de novo. No dia seguinte você encontrará um grão al dente, perfeito para o mugunzá.

Daí é só escorrer a água, se houver, juntar 500ml de leite de vaca e 500ml de leite de coco (de preferência natural, obtido batendo-se a polpa do coco seco com água morna), 1/2 xícara de coco ralado (seco natural ralado de costas ou Sococo), 1 xícara rasa de açúcar, e uma pitadinha de sal para equilibrar, mexer bem e cozinhar até ferver e chegar na consistência desejada. Mas ó… eu quero deixar bem claro que você tem responsabilidade sobre o seu mugunzá, okay? Se ficar grosso, mais leite, se precisar de mais açúcar, fica à vontade.

Pronto, agora é polvilhar canela em pó numa caneca bem linda, e ser feliz.

***

Publiquei este pitéu no Rainhas do Lar em setembro de 2008, e trouxe para cá hoje em versão atualizada, porque me deu uma vontade louca de tomar mugunzá!

§ 39 Respostas para Mugunzá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Mugunzá no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: