Lombinho ao molho de chocolate e nibs

10 de agosto de 2012 § 2 Comentários

Lembram que eu me impus o desafio de preparar uma carne com chocolate antes de terminar a Novela Cabruca? Então… eu tinha imaginado trabalhar com mignon, mas acontece que eu tinha uma peça de lombinho suíno aqui em casa e me ocorreu o seguinte: se o lombinho fica bom com molho de fruta, há de ficar com molho de chocolate. Outro plano que caiu foi pesquisar o princípio de um molho à base de chocolate, e quando dei por mim já estava na cozinha vasculhando as prateleiras e imaginando o que seria adequado.

Bom o lombinho eu já tinha marinado desde a véspera e ele já tinha passado a noite na geladeira dentro de um saquinho envolto em alho, tomilho, alecrim, pimenta do reino em grãos e sal no pilão + cebola ralada + suco de limão. Na hora foi só acender o forno para pré-aquecer, deitar a peça numa assadeira de bolo inglês untada com óleo, cobrir com o suco da marinada e assar. Porco demora um bocadinho mais para assar viu? Algo em torno de 50 a 60 min para ficar bem douradinho por fora e rosado por dentro.

Mas voltando ao exercício criativo do molho, resolvi começar reduzindo 1 xícara de aceto balsâmico em fogo baixo, depois juntei 4 tabletinhos de chocolate amargo (usei 50% da Fazenda Santa Maria), mexendo vigorosamente até derreter; ficou bonito e eu provei; senti falta de um toque doce e de um toque salgado, para equilibrar a acidez do vinagre, já que o amarguinho do chocolate estava okay. Somei mel de flor de laranjeira, coisa de 1 colher de sopa, uma pingada boa de creme de leite (não sei porquê, mas achei que cabia), e por fim acertei o sal. Achei ótimo! Faltava cobrir a carne e saber se, enfim, combinaria. E combinou super! Mas foi uma loucura de sabores, já que a marinada estava puxada no limão. Deu para sentir todos os sabores juntos e separados: as ervas, a carne, o alho, a pimenta, o limão, o mel, o balsâmico, o chocolate. Como pode isso?

Tirei a carne pelando e bem tostadinha do forno, coloquei numa travessa, cobri com o molho pelando também, salpiquei com nibs, achei LINDO e comi imeditamente só com arroz branco fresquinho, que eu queria prestar muita atenção e não cabia mais nada naquele momento.

Gente, assim, eu adorei a brincadeira e me convenci de que super rola mesmo a utilização do chocolate em pratos salgados, mas fiquei imaginando que muita gente poderia estranhar; os puristas, que só assimilam o chocolate como doce. Eu mesma tive um pouco de resistência, mas só no início; depois fechei os olhos e soltei o guidão…

Este é o capítulo #9 de Cabruca, uma novela de chocolate, aqui no seu canal Pitéu!

§ 2 Respostas para Lombinho ao molho de chocolate e nibs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Lombinho ao molho de chocolate e nibs no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: