Farofa-fa!

2 de agosto de 2012 § 13 Comentários

Eu sou chegada num pozinho mágico e numa farinha funcional. Essa semana comprei cardamomo em pó, que é uma mão na roda no quesito praticidade (não que eu vá abrir mão das vagens), farinha de gergelim (coisa de Deus) e farinha de linhaça dourada, que eu quero tudo funcionando lindo aqui dentro.

Dei a louca e acabo de colocar os três na massa das almondegonas que fiz para Bento e Caio (colega que veio passar a tarde) e que estão soltando um cheio incrível lá do forno! Eu tenho para mim que substituir o pão ralado pela farinha de gergelim na almôndega vai dar super certo. Depois eu conto a verdade.

Fiquei bem louca para experimentar as farinhas de maracujá, morango e uva que eu vi lá no Grão de Arroz também (aliás eu fico louca naquele lugar). Mas uma coisa de cada vez, concordam?

§ 13 Respostas para Farofa-fa!

  • Mônica Maria disse:

    Estou escrevendo um pouco atrasada, mas só passei por aqui hoje…
    Eu consumo linhaça há uns cinco anos e sempre tive essa neura de poder estar levando um insetinho junto do pó, por isso sempre preferi moer em casa e como na CEASA ou no Mercado de São José, porque em supermercado é muito caro.
    Eu fui a uma nutricionista aqui no Recife, que indicou a linhaça triturada só para o consumo semanal. Então, trituro no liquidificador.
    O pó da casca de maracujá ela indicou para o meu marido que é diabético. Kátia, eu não consigo comer esse bicho, é amargo demaaaaais. beijo.

    Curtir

  • Suzy disse:

    Oi querida,
    Espero que não fiques chateada comigo, mas vim botar uma pulga na tua orelha. Ou melhor, pulga, não. Insetos e pelos de roedores. Com a normativa da Anvisa de 2011 facilitando a vida dos “farinheiros” e permitindo a presença relativamente alta de fragmentos de insetos e roedores (veja a definição da Anvisa para insetos, no finzinho da página 3 do documento linkado, é de arrepiar), tenho evitado ao máximo comprar farinhas prontas. Fato é que moinhos vários atraem bichos, e na hora de moer as farinhas o bicho vai ralado junto. Dá uma olhadinha em http://www.abic.com.br/publique/media/LEG_ConsultaPublica_11-2011.pdf
    É claro que não viveremos totalmente livres da ingestão de perninhas de barata, mas no caso de temperinhos e grãos mais molinhos podemos facilmente moe-los em casa no liquidificador, no processador ou em moedores manuais ou elétricos de café.
    Ainda, do ponto de vista nutricional, a Roberta marcou o dilema. Algumas sementes e grãos, como é o caso da linhaça, oxidam muito rápido. Então, após quebrado o grão os nutrientes se vão em questão de horas. Parece, pelo que li por aí, que depois de 10 dias de moída a linhaça já não presta mais pra nada, nutricionalmente. Dá uma olhadinha em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0268/nutricao/conteudo_108464.shtml
    Espero que não me aches véia intrometida, mas como me impactou muito essa norma da Anvisa e mudei completamente meu consumo de farináceos e temperos, achei que você gostaria de saber.
    beijão,

    ps: já fotografei o risotinho da barbie em tua homenagem, viu? 😉

    Curtir

    • Katita disse:

      Bom, gostar de saber eu não gostei não… KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      Imagina se eu vou me incomodar com as contribuições de informações de vocês, Suzy,eu só tenho que agradecer.
      Agora que você falou, sabe qu eeu senti mesmo um gostinho de rato nessa farinha de linhaça?
      KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      Beijo, meu bem!
      K.

      Curtir

  • ADRIANO disse:

    AMO FAROFA!! TE ENVIEI UM EMAIL SOBRE UMA RECEITA SE PUDER ME RESPONDER AGRADEÇO. ABS

    Curtir

  • Roberta Ferreira disse:

    Katita minha querida..
    Meu marido é super ligado nessas coisas naturebas..desde que o conheci ele toma uma vitamina com ‘tudo dentro’ (aveia,farelo de trigo,linhaça,levedo de cerveja, e o que mais pintar no caminho,rs).
    Sempre compramos essas coisas em mercado normal, durante as compras do mes…foi ai que descobrimos o Mercadão da cidade..e aproveitando o post sobre preços abusivos no mercado, quanta diferença viu? esses produtos naturais no mercado são absurdamente caros..compramos muito mais e pagamos tres vezes menos nos produtos a granel…
    Mas na verdade o que vim comentar aqui foi que ouvi falar que a melhor maneira de consumir a linhaça é ela triturada, mas ela tem que ser tritutada a pouco tempo, pq senao ela oxida e perde suas propriedades. Eu acabei comprando bastante no mercadão, mas o grao inteiro e dou uma batida no liquidificaro pra moer só a quantidade que o marido usa na semana…me parece que essas farinhas de linhaça acabam sofrendo mais com a oxidação, entao acho que vale comprar o grao e ir triturando conforme a necessidade de uso…mas enfim..foi so uma observação,ta…espero nao estar falando nenhuma besteira…
    Ah, e conta como ficaram as almondegas…fiquei curiosa..

    Beijao

    Curtir

  • Suely Chaves disse:

    Adorei a sugestãodos legumes,vai salvar os meus!

    Curtir

  • Cida disse:

    Estou sentindo o cheiro bom daqui, devem estar deliciosas!!!
    Depois conte pra gente, ok?
    Bjão,
    Cida

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Farofa-fa! no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: