Quibe de forno (com coalhada seca)

26 de julho de 2012 § 16 Comentários

Quibe assado é um troço legal, né? Para variar o cardápio do dia-a-dia, já que é muito prático, rápido, nutritivo, pouco calórico e delicioso, e super cabe também em dia de festa. Ah! E é barato, minha gente, ó que beleza!

Para 1/2kg de carne moída de sua preferência, 2 xícaras rasas de trigo para quibe, tá? Comece deixando o trigo de molho em água morna por algo em torno de 5 a 10 minutos. Escorra, esprema e reserve. Enquanto isso, tome uma tigela, deite a sua carne linda moída 10 vezes (mentira, basta duas) e vá temperando: sal a gosto, pimenta do reino moída na hora, pimenta síria (se não tiver, aumente a dose de pimenta do reino e polvilhe um pouco de canela, que já dá um quê), 1 cebola roxa ralada, 1 punhado enorme de hortelã fresca escândalo bem picadinha (Imprescindível! Não existe quibe sem hortelã, falei?), uma boa regada na massa com azeite de oliva extravirgem, e – uma gracinha que eu aprendi na tevê – uma chuvinha rala de castanha picada, mas para isso a massa precisa estar bem suculenta porque os sólidos ressecam a coisa toda, e eu quero o meu quibe suculento por dentro, hein? Não sei o seu.

Bem, misture tudo com as mãos, some o trigo e depois que untar o refratário com óleo, você tem duas opções, ou melhor, três!

1- Assar sem recheio e servir com coalhada seca
2- Recheiar com coalhada seca (deita metade da massa no refratário, camada de coalhada seca, resto da massa)
3- Recheiar com queijo… mussarela, ricota, cream cheese,coalho… fica à vontade

Forno médio, pré-aquecido, por coisa de 10 minutos. Não vai esturricar o quibe, pelo amor de Jah, que ninguém merece quibe esturricado!

Ó, deixa eu falar… no dia em que eu fizer coalhada seca eu passo a receita, tá? Ó que golpe!? Por enquanto eu compro no Box do Alemão, lá no CEASINHA, que tá massa! =)

Comam com uma saladona verde + palmito, tomatinho sweet, azapas, pimentão amarelo, alcachofra, cogumelo paris… todas essas coisas absurdas que cabem numa saladona, e sejam todos felizes para sempre! Amém!

§ 16 Respostas para Quibe de forno (com coalhada seca)

  • solange disse:

    esta receita de coalhada tbm faz iogurte só bater um pouco com a fruta que desejar morango….etc e adoce….. minha filha adora .muito bom e é natural sem conservantes ………

    Curtir

  • Neusa disse:

    kibe é bom demais. Eu sempre faço recheado, e coloco castanha do Pará qdo tenho em casa. Faço a coalhada em casa, mas pode fazer com iogurte natural.( uns tres copos de iogurte natural dos bons colocados em um saco de pano de algodão ou em um pano limpo, guarde na geladeira de um dia p/o outro. retira a massa e misturo um pouco de sal e azeite. Coloco em um recipiente com tampa e rego azeite por cima com uma mistura de hortelã seca que pode ser um saquinho de chá, um pouco de orégano pimenta síria e gergelim torrado.

    Curtir

  • Xyka disse:

    Gata, depois que aprendi a fazer coalhada, não gasto mais 8 pilas em 200 gr nem morta. (mesmo pq aqui em Alfenas, MG, onde estou morando nem acho a dita cuja). 2 litros de leite de saquinho, fervido, deixa amornar até conseguir segurar o dedinho lá dentro uns 10 segundos. Enquanto isso esquenta o forno. Com o leite morno, coloca numa vasilha que vc consiga tampar bem, acrescenta um copinho de iogurte natural, mexe, mexe. Fecha direitinho, desliga o forno e taca a vasilha lá dentro. Deixa de um dia pro outro, de manhã, vc já terá coalhada fresca. Coloca ela dentro de saco de algodão e deixa pendurada no tanque pra escorrer mais umas 8 horas. Quanto mais tempo ela escorrer, mais seca. Não fico mais sem, e ela vai em tudo que eu curto, recheia panqueca, vai no lanche, na torta em tudo! É lindo! =)

    Curtir

    • Katita disse:

      Xyka, arrasou na contribuição da receita linda, obrigada!
      Na verdade, eu tenho preguiça de fazer coalhada, por mais simples que seja, mas você me deu um gás agora, viu?
      Beijo enorme,
      K.

      Curtir

  • Márcia disse:

    Katita, sempre que chega uma receita sua me dá uma vontade de escrever e agradecer a gracinha que você é! Mas o danado do tempo voa…Oh! Adoro o modo que você explica as receitas, pois todas se tornam facinhas de fazer!Mil bjks

    Curtir

  • Maravilhoso, adoro quibe assado….. Toda semana tenho que fazer em casa e chamar meus cunhados que não são poucos….4…..reunimos a familia toda semana, cada um traz um prato arábe. Parabéns bjo

    Curtir

  • Janaina Miranda disse:

    Vou fazer este quibe para o jantar, meu maridão adora! Depois te falo o resultado.

    Curtir

  • laura disse:

    Kibe assado tem sempre no meu freezer! Prático, saboroso e tanto socorre um almoço em dia de pouca imaginação e pouco tempo, como faz bonito em um jantarzinho descolado com os amigos, acompanhado de uma bela salada ou mesmo de outros complementos árabes. Sempre que vou fazer, faço o dobro da quantidade, para congelar. Deixo prontinho, em um saquinho plástico e mando para o freezer. Ah, na parte que vai ser congelada, só não coloco a cebola, que meio que ‘cozinha’ a carne. Deixo para acrescentar só na hora de por na forma para assar. E para garantir o molhadinho, não tenho pena em furá-lo com um garfo e regá-lo com um bom azeite de oliva, na metade do tempo de forno. Fica ótimo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Quibe de forno (com coalhada seca) no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: