Torta ganache de chocolate com berries

15 de julho de 2012 § 35 Comentários

Essa é uma das minhas receitas matadoras com chocolate, porque na boa, eu acho que chocolate com berries é coisa de Deus MESMO. A ganache eu preparei com chocolate amargo 67%, sem leite, com amêndoas da Fazenda Santa Maria (Camacan-BA), um blend das famílias trinitário e forasteiro. Continue acompanhando a novela que você vai entender tudo isso adiante.

Comece pela massa de biscoito. Normalmente usa-se biscoito de maisena para esta receita, mas eu usei o maltado Piraquê, que é loucura total. Só precisa ficar atenta pois quanto mais amanteigado o biscoito, e é o caso deste, menor a quantidade de manteiga que você vai utilizar, belê? Para um pacote de 200g, uma colher de sopa de manteiga está de bom tamanho. Você vai triturar o biscoito no liquidificador aos poucos até obter uma farinha, e depois vai juntar a manteiga, e amassar com as mãos até a massa ficar homogênea a ponto de forrar a forma de fundo removível de uns 24cm (não precisa untar). Daí você leva ao congelador para dar uma endurecida.

Agora é o ganache. Quebre uma barra de chocolate amargo, de pelo menos 50%, numa panela com 1 caixinha de creme de leite e 1 colher de chá de manteiga ou margarina e leve ao fogo brando para derreter, mexendo sem parar. Eu substitui a manteiga por maple syrup (xarope de maple, aquela frutinha canadense, veja aqui embaixo), uma dica luxo que eu pesquei no Chocolatria, e como eu tinha por sorte o xarope em casa, formou!

(Maple syrup é um xarope feito com “a seiva do bordo (aquela árvore cuja folha é o símbolo da bandeira do país), a extração é feita como a extração do látex da seringueira. Depois a seiva fica “fervendo” por três ou quatro dias até a maior parte da água evaporar. Graças ao processo, feito em “fogões” de lenha que o maple syrup tem um leve sabor defumado”, como explicam aqui nos comentários a leitora Daíse Bernardinho, professora de Introdução a Engenharia Florestal, e a chocolateira Simone Yzumi, do Chocolatria. Thanx, fofoletes, que sorte a minha! O gosto lembra rapadura, só que bem mais leve e delicado. Presente do meu amigo Marcus, que mora em Toronto, sempre trás delícias para mim quando vem, e morre de vergonha quando eu menciono isso.

Pronto, gente. Agora é deitar o ganache sobre a massa de biscoito e afundar ali as frutas vermelhas frescas mais deliciosas que você conseguir. Eu usei morangos, framboesas, mirtilos e cerejas frescas. Mas, como berries custam os zóio da cara por aqui, você pode fazer só com morangos, por exemplo, que fica lindo (eu só fiz essa coisa glam para “causar” na gravação do programa Soterópolis que rolou aqui em casa última quarta, e que vai ao ar na próxima quinta às 22h pela TVE Bahia).

Leve ao refrigerador por umas 4 horas e antes de servir salpique flor de sal, que casa LINDO com o ganache, outra dica da diva Simone, do Chocolatria, que “‘tá se usando muito”, como diria a minha amiga Paula Lice.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Agora libera a sua receita aqui nos comentários do post Ciranda de Chocolate e concorra aos presentes ASTA + amostras de amêndoas, nibs e o chocolate usado aqui, da Fazenda Santa Maria!

Você acabou de “assitir” o capítulo #3 de Cabruca, uma novela de chocolate.

§ 35 Respostas para Torta ganache de chocolate com berries

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Torta ganache de chocolate com berries no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: