Ciranda de chocolate

12 de julho de 2012 § 58 Comentários

Então, amores, vamos abrir os trabalhos da nossa novela, que teve a sua estréia ligeiramente atrasada pelo único motivo que pode me afastar dessa cozinha, que é tempo? Trabalhei que nem uma condenada desde o último post do Salon, mas agora deu uma aliviada por aqui. Andiemo!

Pois, pois, antes de entrarmos nas vias de fato, conforme eu tinha mencionado no post de introdução da Cabruca, uma novela de chocolate, enquanto falamos sobre o assunto chocolate ao longo do mês, eu proponho mais uma ciranda que vai funcionar assim: vocês publicam aqui mesmo nos comentários as suas receitas matadoras de chocolate até o final de julho (11h59 do dia 31), e eu, o Guilherme Moura (produtor de cacau da Fazenda Santa Maria) e a Marcelle Faltesek, vamos escolher uma delas, que além de ser reproduzida por mim aqui na cozinha, vai ganhar mimos muito formosos da minha parceira REDE ASTA, de artesanato sustentável luxo-poder-e-cobiça + o kit de amostras das amêndoas, nibs e barras de chocolate amargo da Fazenda Santa Maria, da foto que ilustra o post.

Vejam os mimos formosos ASTA que eu escolhi e clique nos links para ver os detalhes com zoom!

1- Passarinho cheirinho crochê, do grupo produtivo Brincando com Linhas, da Baixada Fluminense (RJ)

2- Par de descansos de panela de tampinhas patch do grupo produtivo Mães da Maré (RJ), criado com o propósito de fortalecer a auto-estima das mulheres da Vila do João.

3- Echarpe de fios de algodão Danúbio tramadas no tear manual, com padrão de listras pretas e brancas vazadas, do grupo produtivo Nós da Trama, de Araruama (RJ).

4- Par de capas de travesseiro Nhanduti rosa, também do Brincando com Linhas. Nhanduti, para quem não sabe, é uma técnica indígena onde as linhas são transpassadas em um mini tear manual com pregos, criando formas eclipsadas. Por isso a técnica também é chamada de A Renda do Sol. Eu tenho essas capas e posso assegurar: são de chorar de lindas!

Se animou? Tô esperando a sua receita matadora com chocolate!

No próximo capítulo o assunto é Nibs de Cacau, ou cocoa nibs para o mundo.

§ 58 Respostas para Ciranda de chocolate

  • […] nossa Ciranda de Chocolate já veio até aqui, então ela será esticada de novo até o final do mês, beleza? Mais […]

    Curtir

    • Suzy disse:

      Pois, no último minuto, afobada pelo alarme do google, com filhote chorando de uma tosse que não sara nunca, cá estou, finalmente. Lá vai a minha versão da receita matadora de Tita.

      “Pedro, não podendo resistir aos cheiros que emanavam da cozinha, dirigiu-se até ela, ficando petrificado na porte diante da sensual postura em que encontrou Tita” (Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, p. 54).

      Franguinho dando mole

      Essa é uma receita clássica mexicana, da região de Puebla, originalmente chamada de mole rojo. Há uma infinidade de “moles” a depender do tipo de pimenta que podem acompanhar várias carnes. No livro é a receita que Tita faz para comemorar o batizado do seu sobrinho, o bebê que ela mesma amamentou, filho do amado com a sua irmã. Suculento, surpreendente e com uma pegada quase baiana (esse negócio de gengibre, amendoim, castanha, pimenta, tomate a gente conhece, né?).

      3 pimentões vermelhos
      3 Pimentas dedo de moça e pimentas de cheiro a gosto
      300 a 500g de tomates
      1 quilo de coxas e sobrecoxas de frango com pele (se for caipira e orgânico, o grau de matadorismo do frango sobe 365%)
      um punhadão de castanhas de caju torradas, sem sal
      um punhado de amendoins torrados e descascados, sem sal
      1 colher de sopa de tahine ou 3 colheres de sementes de gegerlim salteadas na frigideira e moídas (opcional)
      caldo caseiro de frango
      1/2 cebola
      5 dentes de alho
      aniz estrelado, cravo, canela e pimenta do reino a gosto (usei 5 especiarias chinesas que tem a mesma composição e já vem moídas)
      noz moscada, a gosto
      4 colheres de nibs (sementes torradas) de cacau (opcional)
      200g de chocolate, no mínimo 60% de cacau. Prefiro 85%.
      1 pedaço de mais ou menos uns 4cm de gengibre
      1 pãozinho tipo francês (ou cacetinho) dormido (pode ser substituído por biscoito salgado, focaccia ou qq outra massa de trigo)
      1 taça de vinho branco bem seco (opcional)
      2 colheres de sopa de manteiga
      2 colheres de sopa de óleo de milho
      sal e açúcar a gosto

      Colocar numa grelha os tomates, pimentões e pimentas inteiros e levar ao fogo alto até tostar as peles. Também dá pra fazer no forno alto colocando a assadeira bem pertinho do fogo. Hora de começar a orgia tirando as peles e sementes que todos vestem.
      Todo mundo pelado? Então agora é hora de moer. Sem purismos: tanto faz processador, moedor, liquidificador, pilão. Cada um usa o que tem e o que gosta. Primeiro os temperos secos na proporção que você gostar de cravo, canela, aniz estrelado e pimenta do reino e os nibs de cacau. Separa. Agora o pão. Deixa ali. Depois é hora de moer as castanhas e amendoins. Também deixa separadinho. Agora é hora de moer o gengibre, a cebola e o alho. Mais uma vez, deixar separado. Pimentão, pimentas e tomates também serão moídos e aguardarão a sua vez separadinhos. A minha lógica de sequência é a de quem usa o processador. Primeiro os bem secos, depois os molhadinhos sem cor e por último os molhadões vermelhões. Isso porque não lavo o aparelho entre uma processada e outra.
      A panela deve ter fundo grosso. Acho a de ferro melhor, mas de barro ou de pedra são igualmente preciosas. Comece derretendo um tanto de manteiga junto com o óleo de milho para que não corra o risco de queimá-la. Junte os pedaços de frango e deixe dourar um pouco. Em seguida, junte a mistura de gengibre, cebola e alho e o tahine. Deixe secar um pouquinho e junte os temperos secos (noz moscada, cravo, aniz, canela etc) e mistura de castanhas e amendoins. Um ou 2 minutinhos pra incorporar e entra o pão moído, a mistura de pimentões, pimentas e tomates. Mais uma refogadinha, agora pode ser de uns 5 minutinhos pra dar uma enxugada e avermelhada bonita e entram o vinho, se for usar, e caldo de frango até uns 4 dedos acima dos pedaços de frango.
      Após levantar fervura, abaixe o fogo ao máximo e deixe cozinhar lentamente, sem tampar a panela até o frango cozinhar e o molho encorpar um pouco. Se perceber que está secando demais, junte mais caldo. Quando o frango estiver macio e o molho já encorpado, junte o chocolate em pedaços e ajuste os temperos com sal, e açúcar, caso ache necessário. Derreteu o chocolate, ficou grosso o molho? Desligue o fogo e sirva com arroz branco.
      Mata de paixão, viu?
      Beijão,

      Curtir

  • Alfajor

    1 pct de biscoito leite maltado da piraquê (ou pode ser biscoito maria, mas o leite maltado fica mais gostoso);
    1 lata de leite condensado cozido na pressão por 30 minutos que vira o famoso doce de leite;
    Chocolate meio amargo derretido para banhar os alfajor ou seria alfajores?

    Pegue um biscoito e passe doce de leite sem culpa, feche com o outro biscoito fazendo um sanduíche, banhe no chocolate e leve para secar em papel manteiga na geladeira.
    Pronto é só comer.
    Pecado puro.

    UFFA! várias horas depois finalmente consegui postar essa receita aqui. Ainda vale? Era até dia 19/08.

    Pelo menos mandei.

    Bjus.

    Curtir

  • . (@nninguem) disse:

    Fudge de chocolate, pasta de amendoim e mel

    350 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite
    350 gramas de pasta de amendoim
    Mel – uma ou duas colheres, depende do seu gosto e do quão doce é seu chocolate. Lembrando que a pasta de amendoim não é doce.

    Modo de fazer:
    1- Pique 200 gramas de chocolate e misture a pasta de amendoim. Leve ao banho maria, ou microondas, até o chocolate começar a derreter. No caso do microondas, demora cerca de 1 minuto (cuidado pra não queimar, depende da potência). Acrescente o mel e mexa até derreter totalmente o chocolate e misturar bem os ingredientes.
    2- Acomode a mistura em um refratário de vidro, untado e coberto com papel manteiga. O ideal é que a altura do doce seja de 1 a 2 centímetros, mas nunca medi o tamanho do meu refratário.
    3- Acrescente o restante do chocolate (derretido em banho maria ou microondas) e misture com um garfo. A ideia é misturar esse chocolate a apenas uma parte do fudge, como uma cobertura incorporada à massa.
    4- Leve à geladeira por cerca de 4 horas e depois corte em pequenos pedaços. Eu costumo deixar no recipiente em que preparei, tampado, para não fazer uma lambança, porque as barrinhas derretem com facilidade.

    * Se quiser, pode acrescentar 50 gramas de chocolate branco e mexer com um palito, mas é só para fazer uma graça mesmo.

    * Eu uso mel com lavanda da simplesmente gourmet. Combina lindamente.

    Para comer, nada de frescura. É uma delícia sentir-se uma criança com os dedos lambuzados de chocolate e amendoim 🙂

    Renata.

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Eis a torta que vou levar pro 16ª Café Colonial promovido pela Apae, dia 24/08, aqui em Nancity.

    Torta mousse de chocolate

    Base:
    1 lata de leite condensado moça
    3 ovos
    1 medida da lata de leite integral
    100 g de coco ralado (de costas que a textura é bem melhor)
    Bata no liquidificador e leve pra assar em forma bem untada e enfarinhada por 1 hora. Espere esfriar, desenforme e monte numa forma de fundo removível.

    Mousse de chocolate:
    360 g de chocolate meio amargo (o melhor que tiver)
    200 g de creme de leite
    Derreta em banho maria, fogo bem fraco. Junte
    1 colher de conhaque ou whisky e acrescente
    4 claras em neve bem firmes com uma pitada de sal
    Misture um bouco com o fouet,, bem rápido, e depois acrescente o restante das claras, bem leve pra não perder o aerado,

    Decore com raspas de chocolate e sirva bem gelada.
    Uma das minhas preferidas.

    Obs: Essa base é bem boa e já fiz com:
    1. mousse de doce de leite, mas pra quebrar o doce eu coloquei geléia de frutas silvestres antes da mousse;
    2. mousse de maracujá;
    3. mousse de nutella (a preferida do Bê) e
    4. com goiabada em calda (a preferida do marido)

    Bjs

    Curtir

  • Ana Paula disse:

    Também quero participar!

    Vou deixar uma receita que fazemos em ocasiões muuuito especiais – aliás, faz tempo que a gente não faz…

    TORTA MOUSSE DE 3 CHOCOLATES

    Para a massa: bater 2 ovos e 50 grs. de açúcar até formar um creme. Acrescentar 50 grs. de farinha de trigo e 1 colher de chocolate em pó. Misturar bem e assar em forno médio em uma assadeira redonda com fundo removível.

    Mousse de chocolate amargo: Derreter 200 grs. de chocolate meio amargo em 200 grs. de creme de leite. Adicionar 1 colher de gelatina sem sabor hidratada em 2 colheres de água, e misturar bem na batedeira. Por último, misturar 100 gramas de chantilly.

    Colocar a mousse meio amarga em cima da massa, e levar à geladeira por 30 minutos a 1 hora, até endurecer,

    Mousse de chocolate branco: Derreter 200 grs. de chocolate branco em 200 grs. de creme de leite. Adicionar 1 colher de gelatina sem sabor hidratada em 2 colheres de água, e misturar bem na batedeira. Por último, misturar 100 gramas de chantilly.

    Colocar a mousse de chocolate branco em cima do mousse meio amargo, já endurecido, e levar à geladeira por 30 minutos a 1 hora, até endurecer,

    Mousse de chocolate ao leite: Derreter 200 grs. de chocolate ao leite em 200 grs. de creme de leite. Adicionar 1 colher de gelatina sem sabor hidratada em 2 colheres de água, e misturar bem na batedeira. Por último, misturar 100 gramas de chantilly.

    Colocar o mousse de chocolate ao leite por cima do mousse de chocolate branco, já endurecido. Levar à geladeira.

    Decoramos com raspas de chocolate, ou morangos, ou com calda de frutas vermelhas…

    É uma delícia!!!

    Curtir

  • Daniela disse:

    Já que pode ser uma copiada, vai uma que me torna “a melhor tia do mundo” quando eu faço:

    BOLO DOIDO (de chocolate) – Por Blog Feito à mão
    Massa
    4 ovos inteiros
    250g de margarina
    3 xícaras (chá) de açúcar
    3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 xícara (chá) de chocolate em pó
    1 colher (chá) de bicarbonato em pó
    1 colher (chá) de fermento em pó
    ½ colher (chá) de sal
    2 xícaras de leite
    Leve todos os ingredientes à batedeira. Deixe batendo sem parar até obter uma massa homogênea. Coloque-a em uma forma de anel e leve para assar em forno pré-aquecido. Depois de frio, desenforme e cubra com a calda.
    Calda
    2 latas de creme de leite
    1 xícara (chá) de Nescau misturado com chocolate em pó
    1 colher (sopa) de manteiga
    1 xícara (chá) de açúcar
    Leve tudo ao fogo mexendo sempre até engrossar. Cubra o bolo depois de frio.

    Curtir

  • Suzy disse:

    porra, perdi!!!! Estica mais, vai?????
    bj

    Curtir

  • Minha receita matadora é matadora de simples, mas faz muito sucesso, até com as crianças, que acham um jeito muito gostoso de comer aveia. Aí vai:

    Brigadeiro de doce de leite com aveia

    Ingredientes:

    3/4 de uma caixinha de aveia em flocos finos
    1 pote de doce de leite
    3/4 de xícara de chocolate em pó
    1 colher de margarina ou manteiga sem sal
    50g de coco ralado

    Preparo:

    Junte a aveia e o chocolate. Acrescente aos poucos o doce de leite mexendo bem, até a mistura adquirir uma consistência firme mas cremosa. Coloque a margarina (que deve estar em temperatura ambiente) e misture até ela desaparecer na massa. Enrole os brigadeiros, passe no coco ralado e leve para gelar por pelo menos 2h. Quanto mais gelado, mais gostoso! 🙂

    Curtir

  • Inis Barbuio disse:

    Tenho que ler todas essas receitas com calma, mas… para participar da farra (mais por dividir a receita que outra coisa) será que conta uma com chocolate em pó somente?

    porque minha receita é doce, muito doce (e trabalhosa, e demorada para fazer também)
    … mas é aquela felicidade em cada colherada, até porque juntad uas paixões, coco e chocolate

    eu como e sou feliz e nada mais preciso (só paciencia para fazer)

    Mãe do brigadeiro

    Ingredientes

    Cocada
    2 cocos
    1/kg de açucar
    1/2 copo de água

    Bolo
    6 ovos (claras em neve)
    2 colheres de chocolate em pó
    1 colher de margarina

    Brigadeiro
    1 lt de leite condensado
    +- 3 colheres de chocolate em pó
    1 colher de margarina

    Preparo
    Rale o coco com a casca (se quiser deixe um pedaço pequeno para enfeitar – por pura praticidade aprendi com mamãe a usar um pouco da água separada para a cocada e batemos aos poucos no liquidificador, tudo).

    coloque o coco, o açucar e a água numa panela (bem grande) e leve ao fogo, mexendo até estar açucarando bem em volta, desligue e mexa até esfriar ou virar uma farofa (ou como fazemos deixe esfriando, já ler um livro, ver tv e lembre apenas de mexer de vez em quando até esfriar bem/ficar morninho, o açucar firmar você transformar isso numa farofa)

    bata as claras em neve, misture com a farofa (na panela mesmo), acrescente as gemas, a margarina e as 2 colheres de chocolate em pó, coloque numa travessa ou assadeira funda e leve ao forno para assar, até quando você espetar e sair quase limpa (por causa da montanha de açúcar, a faca/espeto nunca sai totalmente limpa e sequinha)

    depois de assado, fure bem a casquinha que se forma e faça o brigadeiro num ponto bem mole e despeje por cima, depois é só esfriar e curtir.

    notas: eu uso o chocolate dos fadres (por ser o mais facil de achar aqui no interior), recentemente tivemos a ideia basica de colocar um creme de leite no brigadeiro (fica beeem mais suave e menos enjoativo), e eu faço o brigadeiro sem a margarina mesmo.

    Curtir

  • Vera disse:

    Esta é a minha! Na verdade, faço sempre essa receita de cheesecake e coloco mil coberturas diferentes, dessa vez coloquei Nutella.

    Cheesecake de Nutella
    A primeira providência é fazer a base de biscoito: 200 de biscoito esfarelado e 2 ou 3 colheres de manteiga amolecida (depende do biscoito, se for muito seco, precisa mais). Amasse, coloque numa forma e leve ao forno médio por 10 min. Deixe esfriar.
    Enquanto isso, preparamos o recheio: bater no liquidificador 2 ovos, 2 caixinhas de cream cheese (200 g cada), 1 lata de leite de condensado, 1 pote de creme azedo (250 g). Depois de bem batidinho, coloque por cima da massa já fria e leve ao forno (médio) até ficar dourado bem clarinho. Dependendo do forno, pode levar até mais de 45 minutos. Depois de assado, deixe esfriar (no começo, dentro do forno com a porta aberta para não abaixar) e leve à geladeira por algumas horas.
    Finalmente, misture 1 copo de Nutella com metade de um pote de creme azedo – na verdade, o sabor não é azedo (ou mesmo 1 caixinha de creme de leite comum) e espalhe sobre o cheesecake. Leve novamente à geladeira. Enfeite com physalis coberta de chocolate pela metade (a parte de baixo).
    obs. li na internet que dá para fazer creme azedo em casa misturando 1 colher de suco de limão com creme de leite fresco em lugares onde não se acha esse produto.

    Beijos!!

    Curtir

  • Mônica Azevêdo disse:

    Oi diante de tantas delícias, posto uma receitinha que faz muito sucesso entre meus filhotes…já tá valendo por participar!!! beijos, amo vc katita!!! Como não tinha nome específico batizei de:

    Bolo Amor de mãe

    Ingredientes:

    3 xícaras de chá de farinha de trigo
    1/4 xícara de chá de cacau em pó
    cerca de 1+1/4 xícara de chá de açúcar refinado
    5 ovos “jumbo” ( dos grandes)
    1 xícara de chá de leite em temperatura ambiente
    1 colher de sopa de fermento em pó

    Para a calda:
    1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 1 vidro de leite de coco
    Misture todos os ingredientes e só!.

    Para cobrir:
    1/2 lata de doce de leite para espalhar sobre o bolo + Coco ralado seco + 100 ml de leite de coco para hidratar

    Modo de preparar:

    Unte e enfarinhe uma formae pré-aqueça o forno a 180º.
    Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Reserve.
    Na batedeira, bata as claras em ponto de neve firme. Adicione as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Adicione o açúcar.

    Vá adicionando porções alternadas de ingredientes secos e do leite e misture delicadamente (fora da batedeira) até obter uma massa homogênea.
    Despeje a mistura sobre a forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
    Assim que retirar o bolo do forno, faça furos com um garfo em toda a superfície do bolo. Despeje a calda e cubra com o doce de leite e o coco hidratado. Refrigere por uma noite. No dia seguinte, corte em quadrados e embrulhe os pedaços em papel alumínio.
    Bom apetite!!!

    Curtir

  • Kati Monteiro disse:

    Katita, foi chocolate, eu tô dentro!
    A minha receita matadora é este bolo de iogurte sabor chocolate com coração de chocolate derretido. Para servir quentinho. Com uma bola de sorvete de baunilha que é pra matar logo de vez!

    Bolo coração de chocolate
    2 potes de iogurte (usei natural, 0% de gordura)
    1 pote de óleo (usei de girassol)
    2 potes de açúcar
    3 ovos
    2 potes de farinha de trigo
    1 pote de farinha de amêndoas
    1 colher de sopa de fermento
    2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar)
    quadrados de chocolate em barra (usei 64% de cacau)

    Bater bem o iogurte com os ovos e o açúcar. Juntar o óleo. Acrescentar a farinha de trigo. Juntar o chocolate e bater bem. No final, juntar o fermento, misturar delicadamente. Deitar a massa nas forminhas.

    Colocar um quadrado de chocolate em cada uma. Levar ao forno até que enfiando um palito, este saia seco. Servir quentinho, com o chocolate derretendo, ou então passar no micro-ondas antes de servir.

    Foi publicado no meu blog, neste post aqui, para quem quiser conferir as fotos.
    http://katmont.blogspot.fr/2012/06/bolo-de-iogurte-com-coracao-de.html

    Beijos

    Curtir

  • Carol disse:

    Oi Katita! Resolvi entrar na brincadeira também. A minha receita matadora é uma calda de chocolate délice, como diria Chayenne! É uma das minhas receitas preferidas pela delícia que ela é, mas também pela sua versatilidade. Ela vai bem com muitas coisas: um simples sorvete, profiterolis, bolo, etc, etc. E tem mais, se você deixá-la na geladeira para dar uma endurecida, dá pra fazer umas trufas mara depois. Não disse que é versátil?? Bem, aprendi essa receita quando ainda era uma adolescente num restaurantezinho francês que tinha aqui em Brasília. Sempre ia almoçar lá nos fins de semana com a família e a sobremesa era sempre a mesma: profiterolis com essa calda maravilhosa que o maitre fazia na nossa frente. De tanto ver ele fazer, acabamos aprendendo!! A receita só não tem medidas exatas, mas no olhômetro sai que é uma beleza!! Numa frigideira funda faça uma “farofa” com manteiga e açúcar, jogue uma bebida alcoólica de sua preferência e flambe. A receita original é com Cointreau, se você gostar do gostinho do licor, use esse ou outro, senão (como é o meu caso), use outra bebida: whisky, vodka, cachaça, fica bom com qualquer uma!! Depois misture creme de leite (de preferência fresco) e bastante chocolate em pó. Aí também vai da preferência, pode ser o do padre (cacau) ou achocolatado mesmo (que eu acho que fica mais gostoso). Daí deixa ferver um pouco e está pronta a melhor calda de chocolate do planeta, podem acreditar!! Beijos!!

    Curtir

  • Mariana disse:

    Olá Katita,
    Sou fã do blog e nunca comento, mas não resisti a participar dessa vez. Pra mim essa receita é perfeita pq tem as características que mais gosto nas sobremesas com chocolate: não é muito doce, tem textura cremosa e pequenas surpresas crocantes… cada colherada é um passo a caminho do céu!
    Lá vai:

    Torta Cremosa de Chocolate

    ingredientes:
    – 4 ovos
    – 200 gramas de chocolate amargo (60%) derretido
    – 150 gramas de açúcar
    – 1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada
    – 125 gramas de manteiga derretida
    – 50 gramas de lâminas de amêndoas tostadas

    modo de fazer:
    Separe as gemas e bata com açúcar em uma batedeira potente até que atinja uma consistência uniforme. Aos poucos, acrescente a manteiga e em seguida o chocolate, mexendo até ficar homogêneo. Pare um momentinho para bater as claras em neve. Volte para a massa e, sem parar de mexer, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Misture as as claras em neve e por último as lâminas de amêndoas, que devem ser tostadas rapidamente numa frigideira anti-aderente pra garantir a “crocância” da coisa. Despejar em uma assadeira untada com manteiga e farinha (ou papel manteiga untado) e assar em forno previamente aquecido a 200º por 20 minutos.
    A massa fica bem pretinha e cremosa, combinando perfeitamente com uma bola de sorvete de creme ou de coco.

    Curtir

  • Hum… acho que essa é uma ótima receita para concorrer! Pão com recheio de brigadeiro! Não é inteiro de chocolate! Mas… é docinho e gostoso na medida!!
    http://cozinhadatha.blogspot.com.br/2012/07/pao-de-brigadeiro.html

    agora no lugar certo! Espero!! rs

    Curtir

  • Jussara disse:

    Katita, segue minha receita. É do Blog Na minha panela, é simplesmente fantástica e rapidíssima.
    Misture 150g de arroz (parbolizado), com 1/2 xíc. açúcar, 400ml leite de coco e 600ml leite. Em fogo baixo e misturando sempre para não grudar no fundo. Quando o arroz estiver bem macio e o creme bem grossinho, misture 1/2 lata leite condensado (você pode só acertar o açúcar se preferir), 150g de chocolate amargo cortado em pedacinhos e 1 colher de chá de canela e misturando bem, deixe o chocolate derreter e incorporar a mistura.
    Quentinho ou gelado fica ótimo!

    Curtir

  • […] Para concorrer deixe a sua receita nos comentários DESTE POST DA CIRANDA DE CHOCOLATE até o dia 19 de agosto! […]

    Curtir

  • Marcelle disse:

    Bolo Tesão com cobertura de ganache e nibs
    O segredo desse bolo é a água fervente e excesso de manteiga… é um híbrido de bolo de chocolate e torta búlgara!
    1. Peneire em uma tigelona 2 xic de farinha de trigo + 2 xic nescau (tem q ser nescau mesmo por causa do açúcar) + 2 xic açúcar + 1 col chá fermento. Reserve.
    2. Bata no liquidificador a manteiga (250gr + 2 col sopa) e 3 ovos
    3. Acrescente 1 copo de água fervente (borbulhando mesmo) à manteiga+ovo e bata mais um pouquinho
    4. Derrame a mistura do liquidificador na tigela, misturando devagar.
    5. Coloque na forma untada e pões para assar no forno pré-aquecido.
    6. Cobertura ganache: Derreta chocolate amargo em bano maria, acrescente creme de leite.
    7. Espalhe o ganache no bolo e povilhe nibs de cacau.
    8. Coma metade do bolo em 1 hora e se pergunte como é que conseguia viver antes.

    Curtir

  • Gisele Tavares disse:

    Oi Katita! Que gostoso todos estes post sobre chocolate! Estou adorando! A receita com chocolate que me deixa louca, que eu como desde bem pequena (acordava no meio da noite para comer), que me faz esquecer qualquer dieta é o bolo prestígio!!!!!

    A receita da minha mãe (e que eu uso hj) é:

    – 4 claras em neve
    – 1 pitada de sal
    – 4 gemas
    – 2 xic de açúcar
    – 3 xic. de farinha de trigo
    – 4 col. sopa de chocolate em pó (hoje eu dia eu uso o cacau em pó)
    – 1 col. sopa de fermento
    – 1 xic de leite

    Fazer o bolo normalmente, ir misturando os ingrediente, deixando por ultimo as claras em neve.

    Levar em forma untada e enfarinhada ao forno médio (já preaquecido), por uns 30 minutos (fazer o teste do palito).

    Para o recheio:
    – 1/2 lata de leite condensado
    – 1 xic e 1/2 de agua
    – 1 pacote grande de coco ralado

    Levar ao fogo para engrossar (ponto de cocada media)

    Cobertura
    – 1 lata de leite condensado
    – 3 col. sopa de chocolate em pó
    – 2 col. sopa de margarina

    Levar ao fogo para derreter e ficar uniforme (ponto mole) e despejar por cima do bolo. Decorar com coco ralado.

    Muitos beijos e sucesso!!!

    Curtir

  • Cynara disse:

    Pois é né mana (já te disse que em Manaus todo mundo é mana né?rsr)
    Atende pelo singelo nome de Creme de cupu (também abreviamos o cupuaçu.
    Beijoteamo 🙂

    Curtir

  • Cynara disse:

    Katita mi amor…
    Bata no liquidificador

    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    A mesma medida de polpa de cupuaçu

    Coloque em um refratário.

    Bata no liquidificador

    1 lata de creme de leite
    1 lata de leite condensado
    A mesma medida de cupuaçu
    tabletes de chocolate ao leite (ou meio amargo )

    ANTES de colocar esta segunda parte no refratário coloque biscoito champagne (ou outro de sua preferência)

    Arremate com castanha do Pará triturada.Delícia..

    Leve ao congelador.

    Esta receita é suuuuper típica lá em Manaus e é claraaaro apresenta mil e uma versões.

    Eu sempre faço,amo e realmente é matadora 🙂
    Um detalhe.
    Gente,quando eu coloquei ‘tabletes de chocolate’ é pq vc vai provando e vai do seu gosto.Eu por exemplo,não deixo sumir o gosto do cupu,senão fica só gosto do chocolate.
    Duvidas meu email é cynaragonzalez@hotmail.com

    Beijo de amazonense morando em BH.

    Curtir

  • Ferc disse:

    Joguei no google e só pra constar os créditos, eu peguei num blog chamado trembom.com. Se vc achar que ficar chato, nem precisa publicar, só testa aí que vale a pena rs.

    Bjo, querida! Depois vou te mandar um email com fotos lindas de umas feiras em que andei saracuteando nesse mundão de deus.

    Curtir

    • Katita disse:

      Meu amor, sua receita tá super valendo. Não precisa ser inédita, só precisa ser a sua receita matadora. E toda receita matadora vem de algum lugar, né? Nem sempre da nossa cachola.
      Tô esperando as fotos!
      Beijo enorme de saudade,
      K.

      Curtir

  • Ferc disse:

    Katita do céu! Fiquei fora uns dias e quando volto me deparo com essa festa de chocolate e eu ia ficando de fora rs…. A receita não é minha, é do Pierre Hermé, e eu peguei em um blog de receitas que não me lembro mais (já tem muito tempo)… Mas é matadora, então independente de valer na brincadeira, eu acho que vcs precisam conhecer essa receita que eu carinhosamente apelidei de bolo putaquepariu 🙂

    Ingredientes:
    250g de chocolate amargo de boa qualidade picado bem fininho
    250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
    200g de açúcar
    4 ovos grandes em temperatura ambiente
    70g de farinha de trigo

    Unte uma forma redonda de 24-cm e de pelo menos 5 cm de altura, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel manteiga e polvilhe tudo com farinha de trigo. Pre-aqueça o forno – 180oC.
    Derreta o chocolate em banho maria ou no miccroondas e reserve.
    Bata a manteiga e o açúcar na batedeira por uns 4 minutos em velocidade média, raspando a lateral e vez em quando para se assegurar que tudo fique bem batido. Acrescente os ovos 1 por 1, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido, só o suficiente para que o chocolate se incorpore à massa. Em seguida, mantendo a velocidade baixa, acrescente a farinha de trigo, sem bater demais, só para que a farinha se incorpore à massa. Transfira para a forma e leve ao forno por 29 minutos. Quando você testar pra ver se está assado vai encontrar uma mancha de chocolate na faca. Este é o ponto certo pois o bolo ainda vai estar levemente molhadinho no centro. Retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver frio cubra com filme pvc e leve à geladeira por uma hora ou duas – facilitará na hora de desenformar. Quando retirá-lo da forma a parte que tem o papel manteiga deve ficar para cima. Retire o papel manteiga e sirva. Pode polvilhar açúcar de confeiteiro ou chocolate em pó por cima pra fazer uma gracinha.

    Um bjo grande!
    Ferc

    Curtir

  • Darlana Godoi disse:

    Minha receita matadora de chocolate é um Bolo.

    A primeira vez que comi este bolo tinha uns sete anos e estava na casa da minha tia. Pedi a receita, ela riu e me perguntou se eu por acaso sabia fazer bolo. Eu disse que sim que sabia desde os cinco anos.

    Ela deu a receita e disse que era para eu esperar ela no sábado que ela queria ver se eu sabia fazer mesmo. Orgulhosa, desde menina, fiz o bolo todos os dias naquela semana até chegar o sábado. Quando ela chegou fiz um bolo perfeito,Oh yeah!.

    Enjoei um pouco do bolo, mas quando adolescente me ajudou a conquistar muitos namorados.

    Sei a receita de cor e nem preciso da receita mais apesar de ainda ter ela guardada com a letra de minha tia que infelizmente já não está mais neste plano.

    Bolo de chocolate com iogurte

    • 5 ovos ( claras e gemas separadas)
    • 1 xicara de manteiga
    • 2 xicaras açúcar
    • 1 xicara de chocolate em pó
    • 3 xicaras de farinha de trigo
    • 1 potinho de iogurte natural
    • 1 colher de bicabornato de sódio
    • Se a manteiga for sem sal coloque uma pitada de sal

    Calda de chocolate para cobrir.

    • 1 lata de creme de leite ( tire o soro)
    • 1 tablete (200g) de chocolate bem amargo…(Adoro) Pode ser ao leite ou ao seu gosto…

    Modo de Preparo

    1. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar bem clarinho e cremoso
    2. Acrescente o chocolate, a farinha peneirada e o iogurte
    3. Misture as claras em neve batendo a mão
    4. Junte o bicarbonato desmanchando todas as pedrinhas( passe numa peneirinha) e mexa bem, também a mão
    5. Asse em forno médio por mais ou menos 50 minutos

    Para a calda de chocolate:

    1. Aqueça o creme de leite em banho Maria acrescente o chocolate bem picadinho e derreta o chocolate sem deixar ferver.
    2. Despeje sobre o bolo ainda quente

    Curtir

  • Mariana Alonso Calcado disse:

    A receita matadora com chocolate para mim é mais um acompanhamento….mas que não deixa nada a desejar.
    É uma geleia de framboesa com chocolate meio amargo…

    Você faz a geleia com mais ou menos 1 kg de framboesas frescas e açúcar demerara (não tenho a quantidade exata mas não precisa de muito)quando a geleia estiver quase no ponto acrescenta uma barra de chocolate meio amargo (200g) derretido e continua no fogo ate chegar na ponto de geleia!!

    Fica uma delicia para comer com sorvete ou com um pedaço de bolo simples….mas na falta dos dois uma bela colherada com um pouquinho de creme de leite….hummmm que delicia!!!!!!

    esse doce é simplismente divino!!!

    bjs

    Curtir

  • Eloisa Vidal disse:

    Oi Katita, aí vai uma receita que não fui eu que inventei, mas é sucesso há mais de 30 anos na minha casa, agora os netos também adoram. E a grande qualidade: facílima e rápida.
    Nós chamamos aqui em casa, simplesmente;

    Sobremesa de chocolate

    1 tablete de claybon + 1 ½ xícara de Nescau derretidos em banho-maria.
    Acrescentar um ovo inteiro, 3 colheres de sopa de açúcar, uma lata de creme de leite. Arrumar em uma travessa com biscoitos maisena ou Maria, depois cobrir com mais uma lata de creme de leite.

    Eu coloco os biscoitos partidos, dou uma esfarelada em alguns… e às vezes coloco um pouco de nozes.

    Colocar na geladeira… em geral não sobra nada!

    Boa sorte para nós tod@s!

    Curtir

  • Lídia Barros disse:

    Oi Katita! Acho que nunca comentei no blog novo, mas estou sempre te acompanhando!!!
    Minha receita é a seguinte: BOLO DE ABÓBORA COM CHOCOLATE E ESPECIARIAS.
    Um dos bolos mais gostosos que já fiz e comi!

    1 e 1/2 xícara farinha de trigo
    1 xícara açúcar
    1 c chá bicarbonato
    1/2 c chá sal
    1/2 c chá noz moscada
    1/4 c chá cravo em pó
    1/4 c chá gengibre em pó
    1/2 xícara manteiga
    1 xícara abóbora cozida e amassada (aquela abóbora japonesa)
    2 ovos
    1 xícara chocolate amargo picado
    1 xícara castanha do pará picada

    Modo de fazer: Bater a manteiga com os ovos e açúcar até formar um creme claro.
    Depois vai juntando os outros ingredientes e por fim a abóbora, as castanhas e o chocolate.
    Unte uma forma de bolo inglês pequena. Asse em forno médio por uns 40 minutos.

    Pense em um bolo bom!!! Impossível parar de comê-lo. Sério!

    Grande beijo, Lídia Barros.

    Curtir

    • Katita disse:

      Que bom, Lídia, fico super feliz com o seu primeiro comentário no Pitéu, aliás, que comentário, né?
      Não tenho dúvida de que esse bolo é uma coisa de louco!
      Obrigada!
      Beijo maior,
      K.

      Curtir

  • SUMAIA MARON disse:

    Pronto Katita…postado no lugar certinho…ok?

    Katita…sou sua leitoea assidua desde os rainhas,e adorooooo,ador suas dicas e receitas…mais hj vim ate aqui meter o meu bedelho,pq depois de ler este seu post sobre “nibs”,ñ podia deixar de te dizer:na minha família,que é de origem libanesa,então nem preciso te dizer que adoramos cozinha,tanto para cozinhar quanto para comer,pq vou te contar um trem viu…afff…ô povo que come este povo meu…tudo e qualquer coisa la em casa sempre termina na cozinha…ok,ok,ok…mais voltemos ao “nibs”…na nossa família,que é de origem libanesa, mais somos da região do sul da Bahia,mais precisamente de Ipiaú,temos uma receita que é certeza de sucesso sempre…eu quando ligo pra minha vó e peço:VÓ faz “cocada de cacau” pra mim!?!…ela me responde:”COCADA DE CACAU NÃO SEI O Q É…SE VC QUIZER EU SEI FAZER “TABLETE DE CACAU”…toda chic aquela véinha!!!kkkkkkk…mais é isso…o “TABLETE DE CACAU” é realmente uma delicia…e é feita com o “NIBS” de cacau…a receita é bem simples:

    250gr de “nibs” torrado e passado no moinho bem fininho.
    1 lt de leite
    1 kg de açucar
    leite de um coco grande (+ ou – 200 ml)

    coloca no liquidificador o pó do nibs com o leite de coco e bate ate formar uma pasta transfere a pasta para a panela (de preferencia uma panela de ferro grossa,ou de cobre)e mistura ao restante dos ingredientes,leva ao fogo e vai mechendo sempre,sempre,ate soltar do fundo da panela,(nesta etapa lá em casa agente se revezava,pq a parte chata que é ficar na beira do fogão de lenha ninguem queria ne???kkkk)ai após “dar o ponto”,despeja em cima da pedra humida e espera “amornar”,ai corta,espera esfriar totalmente e coloca em uma compoteira ou qualquer outro vaso ,e vai comendo,comendo,comendo,pq agente ñ consegue parar de comerrrr…é muito boa mesmo esta “cocada de cacau”(kkkk,se a veinha me pega chamando os tabletes dela de cocada,sei ñ viu?!?kkkk)…taí…espero que goste!
    bjinhos

    Curtir

  • Pati Sato disse:

    Então, a minha receita matadora com chocolate é a do brigadeiro nosso de cada dia!!! Sim, matadora porque mata a minha ansiedade, mata os pensamentos negativos, mata os sentimentos negativos enfim, a cura para tudo, na minha humilde opinião! Sei que não vou ganhar, mas aprendi com mamy, qdo cheguei em quinto e último lugar na competição de natação e chorava sem parar que o IMPORTANTE É COMPETIR kkkkk

    É o seguinte, vc pega uma latinha de leite condensado, eu gosto daquele que tem uma camponesa com um balde de madeira na cabeça, junta a uma colher de sopa de manteiga da boa, e três colheres de chocolate do frade, se vc estiver querendo fazer a phenna, caso não, como é o meu caso na maioria das vezes, vou de nescauzão mesmo, fica mais docinho. Tudo na panela e vai mexendo tudo ao som de We will rock you, do Queen porque na boa, é isso que um brigadeirinho faz na minha vida: rock me….. ou se a vibe não estiver muito boa eu gosto de ouvir Satisfaction do Rolling Stone, pois tem dias que I can’t get no satisfaction ‘Cause I try and I try and I try and I try I can’t get no kkkk

    Voltando, depois do som na caixa, e mexendo siempre, quando o docinho dos deuses começar a engrossar e você começar a ver a luz no fim do túnel, digo o fundo da panela, desligue o fogo e mexa mais um pouquinho, sinta o cheirinho da felicidade se aproximando… o nirvana está próximo… transfira o ouro negro para um pratinho e espere esfriar, pegue um pratinho de sobremesa e coloque o néctar dos deuses com uma colherona de sopa. Pegue uma colherzinha linda de café, bem pheena, e vá para frente da TV………….. e se jogue com fé, pois como bem diz Martinho da Vila A VIDA VAI MELHORAR. Ô se vai.

    beijos

    A Sato, claro!

    Curtir

  • Carol disse:

    Sei que não é receita e nem tenho pretensão pra isso, mas só pra dizer como gosto de chocolate, filhota e eu fizemos pizza de frigideira com pedacinhos de chocolate ao leite e com pedacinhos da casca do ovo de páscoa de chocolate branco. Uma massa fininha que ficou crocante e chocolate derretido. Tudo de bom.
    Beijos

    Curtir

  • […] novela de chocolate, no seu canal Pitéu, e eu tô esperando a sua receita matadora de chocolate aqui. […]

    Curtir

  • Katita,
    Me perdoa?
    Quando vim aqui colar a receita vc já tinha feito…
    Vergonha, não tinha visto as instruções direito…

    Curtir

  • Katita disse:

    Responder

    Camila Oliveira
    15 de julho de 2012 às 17:19 (Editar)

    Katita,
    Minha receita é um fondant de chocolate, delícia com textura rica e úmida, maravilha, toda vez que faço é sucesso!

    500 g de chocolate amargo ou na falta do amargo 300 do meio amargo + 200 de cacau em pó
    8 ovos (parece muito, mas vá com fé que dá certo)
    200 g de açúcar
    400 g de manteiga

    Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente a manteiga em temperatura ambiente. Mexa até derreter.
    Misture os ovos e o açúcar e aqueça levemente em fogo baixo até que misturem bem. Misture ao chocolate e manteiga até que fiquem homogêneos.
    Asse em forno médio por cerca de 1h. Retire do forno e deixe esfriar. Ele racha na superfície.

    Cobertura
    300 g de chocolate ao leite
    1 caixinha de creme de leite

    Derreta o chocolate em banho-maria. Desligue o forno e misture o creme de leite mexendo bem.
    Cubra o fondant com a mistura ainda morna e ponha para gelar.
    Sirva com chantilly fresco ou uma bola de sorvete de creme e arranque elogios!
    Na verdade puro já é matador.
    Beijos Katita!

    Curtir

  • Katita disse:

    Simone Izumi
    16 de julho de 2012 às 11:10 (Editar)

    Katita!!!!
    Mando aqui a minha participação: um bolo de chocolate…com abobrinha!;D Não soa light? Para pessoas em dieta como eu, seria uma opção deliciosa e perfeita…hárara….
    http://www.chocolatria.com/2010/11/bolo-de-chocolate-e-abobrinha.html

    Muito obrigada pelo carinho e uma bjoca!!
    Si

    Curtir

  • Katita disse:

    Responses to Nibs de Cacau

    SUMAIA MARON
    16 de julho de 2012 às 13:15 (Editar)

    Katita…sou sua leitoea assidua desde os rainhas,e adorooooo,ador suas dicas e receitas…mais hj vim ate aqui meter o meu bedelho,pq depois de ler este seu post sobre “nibs”,ñ podia deixar de te dizer:na minha família,que é de origem libanesa,então nem preciso te dizer que adoramos cozinha,tanto para cozinhar quanto para comer,pq vou te contar um trem viu…afff…ô povo que come este povo meu…tudo e qualquer coisa la em casa sempre termina na cozinha…ok,ok,ok…mais voltemos ao “nibs”…na nossa família,que é de origem libanesa, mais somos da região do sul da Bahia,mais precisamente de Ipiaú,temos uma receita que é certeza de sucesso sempre…eu quando ligo pra minha vó e peço:VÓ faz “cocada de cacau” pra mim!?!…ela me responde:”COCADA DE CACAU NÃO SEI O Q É…SE VC QUIZER EU SEI FAZER “TABLETE DE CACAU”…toda chic aquela véinha!!!kkkkkkk…mais é isso…o “TABLETE DE CACAU” é realmente uma delicia…e é feita com o “NIBS” de cacau…a receita é bem simples:

    250gr de “nibs” torrado e passado no moinho bem fininho.
    1 lt de leite
    1 kg de açucar
    leite de um coco grande (+ ou – 200 ml)

    coloca no liquidificador o pó do nibs com o leite de coco e bate ate formar uma pasta transfere a pasta para a panela (de preferencia uma panela de ferro grossa,ou de cobre)e mistura ao restante dos ingredientes,leva ao fogo e vai mechendo sempre,sempre,ate soltar do fundo da panela,(nesta etapa lá em casa agente se revezava,pq a parte chata que é ficar na beira do fogão de lenha ninguem queria ne???kkkk)ai após “dar o ponto”,despeja em cima da pedra humida e espera “amornar”,ai corta,espera esfriar totalmente e coloca em uma compoteira ou qualquer outro vaso ,e vai comendo,comendo,comendo,pq agente ñ consegue parar de comerrrr…é muito boa mesmo esta “cocada de cacau”(kkkk,se a veinha me pega chamando os tabletes dela de cocada,sei ñ viu?!?kkkk)…taí…espero que goste!
    bjinhos

    Curtir

  • daise bernardino disse:

    Agora sim o comentário no lugar certo, hehe, que lerdinha!

    http://comendopraemagrecer.blogspot.com.br/2012/04/torta-de-chocolate-nestle.html

    A torta de todos os aniversários de meu marido, desde pequeno 🙂

    Beijocas

    Curtir

  • Selma disse:

    Creme Base de Chocolate.

    100 g de chocolate com alto percentual de cacau ( uso com 85% )
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite com soro

    Mistura o chocolate picado com o leite condensado no fogo baixo até engrossar um pouco. Quando ficar morno juntar o creme de leite com soro. Tá pronto!

    Eu como puro sem nada, frio. Pode cobrir e rechear bolo, pavê, canudinho, empada, com calda, com sorvete, com frutas secas, com castanhas e amêndoas picadas…

    Curtir

  • Anna disse:

    Minha receita matadora ( e boba e delícia): Torta trufada de chocolate e maracujá

    Massa:
    1 pacote de biscoitos maisena triturados
    100gr de margarina derretida

    Junte a farofinha de biscoito com a margarina e forre uma forma de fundo falso com essa massa. Leve ao forno por 10 minutos.

    Recheio de maracujá:
    250gr de chocolate branco
    1 caixinha de creme de leite
    1/2 xícara de suco de maracujá

    Derreta o chocolate no microondas ou banho maria. Depois, é só acrescentar os demais ingredientes e misturar até ficar homogêneo.

    Ganache de chocolate:
    250 gr de chocolate meio amargo
    1 caixinha de creme de leite

    O mesmo processo!

    Pronto: é só colocar o recheio de chocolate meio amargo na massa que está na forma, o de maracujá por cima, geladeira nela e rezar que dê tempo de gelar antes de alguém meter a mão!!!

    Curtir

  • Carla (do Baianices) disse:

    Minha receita matadora de chocolate e essa aqui, que fiz pela primeira vez no aniversario de um grande amigo que nao pode nem passar perto de farinha de trigo:

    Bolo de chocolate sem farinha de trigo

    200g de chocolate amargo do melhor que puder comprar (as vezes eu coloco 250 g, quando a coisa ta de horror e chocolate eh a unica salvacao)
    6 ovos
    120g de manteiga meio salgada (aqui tem, mas se ai nao tiver faca com a sem sal)
    80g de açucar refinado
    1 xícara de cafezinho com o cafe mais forte que voce possa fazer (eu uso a bialetti, panelinha de espresso italiana)

    ligue o forno pra aquecer a 200 graus C
    separe as gemas das claras e bata as gemas com o açucar até ficar uma mistura bem homogenea.
    bata as clares em neve bem firme.
    derreta a manteiga, o chocolate e o cafe em banho maria.
    junte as gemas e as claras em neve e coloque numa forma desmontavel untada com manteiga e farinha.
    leve ao forno por 15 min.
    o meio deve ficar meio grudento. eh quase um pudim

    Esse bolo e super forte, super potente. Uma fatia fina satisfaz o mais voraz dos chocolatros. Recomendo servir com uma bolinha de sorvete ao lado, pode ser baunilha, morango, alguma coisa que contraste com o forte chocolate.

    Essa receita foi traduzida do frances pro ingles, pro portugues.

    beijocas

    Curtir

  • Andréia disse:

    Oi, Katita!
    Minha receita é matadora, porém singela.
    É um rocambole de chocolate com coco: Em um recipiente, coloque 10 colheres (sopa) de leite em pó integral, 10 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de margarina e 1/2 lata de leite condensado. Bote a mão na massa e misture bem. Se achar que está grudando, adicione aos poucos mais chocolate em pó. Pegue um
    pedaço de papel alumínio de uns 30 cm, passe margarina e abra essa massa com as mãos, coloque papel filme ou um saco plástico por cima para ajudar a abrir com o rolo, para que não grude. Não precisa ser muito fininho, não.
    Para o recheio, misture a 1/2 lata de leite condensado restante, com 100 gramas de coco ralado. Espalhe sobre a massa de chocolate, enrole como um rocambole e envolva-o com papel alumínio. Leve à geladeira por umas 2 horas. Retire o papel alumínio e corte em fatias. Fica lindo e delicioso!!!
    Beijos no coração.

    Curtir

  • deliciasdaisa disse:

    minha receita matadora são meus brownies recheados de doce de leite e pedacinhos de chocolate branco! o meu maior sucesso!

    Ingredientes:
    540g de chocolate meio-amargo 55% cacau
    200g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
    6 ovos
    1 xícara (de chá) de açúcar
    1 xícara (de chá) de farinha de trigo
    1 colher (de sopa) de fermento em pó

    Preparo:
    Derreta o chocolate meio-amargo com a manteiga no microondas ou em banho-maria. Espere esfriar.
    Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume.
    Adicione a mistura de chocolate e manteiga e bata mais um pouco.
    Desligue a batedeira.
    Em outra tigela, peneire a farinha e o fermento.
    Acrescente os ingredientes secos e mexa com uma espátula.
    Unte um tabuleiro grande (nº1) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
    Disponha metade da massa.

    Recheio:
    800g de doce de leite cremoso (usei itambé)
    360g de chocolate branco picado

    Preparo:
    Em cima da massa, coloque colheradas de doce de leite.
    Polvilhe o chocolate branco por cima.
    Disponha a outra metade da massa de brownie.
    Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por 30minutos ou até rachar em cima.
    É importante que você retire do forno com o centro ainda um pouco mole, úmido.
    Espere esfriar e corte em quadradinhos.
    Pode servir acompanhado de sorvete, calda ou comer puro mesmo.
    Se desejar, pode esquentar por 15 segundos!

    Curtir

  • Eita coisa boa. Bora dar uma olhada na minha receita matadora: brigadeiro com pimenta. Comece pela geleia de pimenta. Numa panelinha, misture 3 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadinhas, 2 colheres (sopa) de açúcar, 3 cravos, 1 pau de canela e 4 colheres (sopa) de água. Vai para o fogo até ferver e ganhar consistência de geleia, que é rapidinho. Retira o pau de canela e os cravos e deixe esfriar.

    O brigadeiro: misture 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga. Vai tudo para o fogo bem baixinho, mexendo com a colher de pau assim: movimento circular, movimento zig-zag, movimento circular, movimento zig-zag. Vai chegar a hora que você fica meio tonta, mas pelo menos não tem perigo do brigadeiro queimar, rs. No fim, quando aparecer o fundo da panela, desligo o fogo e junto 300g de chocolate meio-amargo e um tiquinho de nada de rum. Aí mexe, mexe, mexe, até derreter.

    Quando estou com paciência, faço as bolinhas de brigadeiro bem generosas, faço um buraquinho no topo e coloco a geleia de pimenta. Se a preguiça for maior, vai para o copinho. Numa proporção de três partes de brigadeiro para uma de pimenta.

    Espero que você goste.

    Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    Curtir

  • Dani Carneiro disse:

    Oba! Desse eu vou participar! Fiquei louca com as capas de travesseiro. Vai que…
    Minha receita matadora de chocolate se chama Trufa de Chocolate com Morango.
    Faz assim: Derrete duas barras de chocolate meio amargo, mistura com 1 1/4 de lata de creme de leite e um tanto de conhaque, tipo umas 3 colheres.
    Põe essa mistura numa refratária, cobre com um monte de morangos picados (pode ser outra fruta tb, mas o azedinho do morango que é bom).
    Depois derrete 1 barra de chocolate branco, mistura com o restante do creme de leite e mais um tantinho de conhaque. Cobre os morangos com isso, leva pra geladeira por uns 40 minutinhos e serve! Fica bom demais!
    Bjo, katita gata!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ciranda de chocolate no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: