Panna Cotta

10 de maio de 2012 § 15 Comentários

Parafraseando a heroína Penha da novela das 7, “ó, eu vou te falar uma coisa pá você”, eu tô pra ver sobremesa mais simples e gostosa do que uma boa panna cotta.

Panna cotta (do italiano, creme cozido), consiste em creme de leite fresco fervido com açúcar e fava de baunilha, que recebe gelatina para encorpar, e só. Mas só vale a pena se o creme de leite for fresco e com fava, e não essência de baunilha, que é muito fake e vai quebrar o encanto da coisa.

Numa panela, 500g de creme de leite + 1 fava de baunilha (use a ponta de uma faca para fazer-lhe uma fenda, abrindo a fava no sentido do comprimento para liberar o sabor lá de dentro) + 4 colheres de sopa rasas de açúcar, tudo bem misturadinho em fogo médio até ferver e cozinhar por coisa de 10 minutinhos. Desligue o fogo, e numa outra panelinha ao lado, corte duas folhas de gelatina em pedacinhos e derreta em 2 colheres de sopa de água em fogo baixo mexendo rapidamente só até derreter toda (cuidado para não passar mais tempo do que o necessário porque senão ela pode não funcionar, sabe que gelatina tem melindre, né?). Derreteu, misture rapidamente ao creme, fora do fogo com um fouet ou qualquer coisa que o valha, deite em tigelinhas molhadas (para facilitar caso queira desenformar) e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas.

Eu gosto de panna cotta purinha, mas você pode colocar no fundo destas tigelinhas geléia de fruta derretida, assim quando você desenformar vai escorrer a geléia (esqueci de fazer a foto desta), ou então deixar na tigelinha mesmo para as pessoas descobrirem a geléia lá no fundo. Outra coisa gostosa é desenformar e cobrir na hora de comer com calda de chocolate ou de creme de avelã (para fazer é só derrete-los num pouco de creme de leite em fogo baixo), mas não aconselho usar calda de chocolate no fundo da tigela para desenformar pois ela costuma endurecer e pode não dar certo.

Pecado!

***

A Cida Mascaro fez, ó:

Oi katia querida, espero que o seu dia tenha sido maravilhoso!
Como prometi, seguem as fotos do Ratatoule e da Panna Cotta, ficaram deliciosos e o sucesso foi grande.
Obrigada por trazer sempte novidades fáceis e deliciosas…”

§ 15 Respostas para Panna Cotta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Panna Cotta no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: