Couscous marroquino basicão no menu do dia-a-dia

10 de maio de 2012 § 20 Comentários

O couscous, em sua versão mais básica, é uma ótima alternativa como guarnição para o dia-a-dia, em substituição ao arroz, por exemplo. E o que é melhor: fica pronto em 10 minutos, no máximo! Sem falar na versatilidade, né? Porque o couscous é tão versátil quanto os risotos e massas. As possibilidades são infinitas!

Vou logo avisando: rende que é uma beleza! Uma xícara rende 4 porções grandes, hein, prest’enção!

Eu peguei uma dica no Receitas Preferidas do Claude Toisgros que faz TODA a diferença, e depois disso eu faço tudo igualzinho a ele. Antes de qualquer coisa, aqueço uma panela inox e despejo a xícara de couscous ali, sacodindo a panela o tempo inteiro, esquema jogo rápido. Assim ele parece ficar mais saboroso, soltinho e com uma textura mais firme no final. Aqueceu os grãos, desliga o fogo, soma uma xícara de água fervente com sal a seu gosto, misture bem e tampe a panela. Em 5 minutos os grãos terão absorvido a água e o couscous estará pronto, daí é só soltar os grãos com a ponta de um garfo. Basta uma boa colher de manteiga e ele já estará divino, mas você pode saborizar e aromatizar como quiser: pode envolver os grãos num alho e óleo, misturar uma ou duas colheres de molho pesto, ervas frescas, frutas secas, cogumelos ao vinho… o céu é o limite, pire!

O meu hoje foi basicão, com manteiga de alho e parmesão para acompanhar as almôndegas do Jamie, que TEM que rolar aqui em casa pelo menos uma vez por mês, que é para o meu guri ficar bem feliz.

Eu geralmente uso Couscous Ferrero. Aqui em Salvador, só na Perini por coisa de R$12 a caixa de 500g. Caro a beça, né? Pelo menos rende. Aqui em casa, como não uso com frequência, depois de aberto eu guardo na geladeira senão rola gorgulho!

§ 20 Respostas para Couscous marroquino basicão no menu do dia-a-dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Couscous marroquino basicão no menu do dia-a-dia no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: