Estrogonofe da mamãe

3 de maio de 2012 § 10 Comentários

Só Bento para me fazer preparar estrogonofe, com batata palha, do jeitinho que manda o figurino, viu? Não por nada, é que eu enjoei de estrogonofe há uns 20 anos atrás para nunca mais, por outro lado não posso privar o meu filho desse clássico de mãe, né?

Não vou negar também que nada poderia ser mais apropriado para hoje, afinal, a única coisa temperada que eu tinha eram cubos de frango; o tempo quase nenhum, e a disposição, ídem. De modos que foi só passar no mercadinho da esquina, que não tem fila, comprar a alegoria chamada batata palha e colocar o arroz para escorrer e secar enquanto eu preparava o estrogo.

Eu faço assim: um fio de azeite de oliva na panela com 400g (para duas ou três pessoas) de cubos de frango temperados (sal, pimenta do reino e gotas de limão) no fogo médio para soltar a água do frango; depois removo o frango da panela, coloco uma boa colher de manteiga para derreter e somo 1/2 colher de cebola ralada para refogar; devolvo os cubos de frango pré-cozidos à panela, deito coisa de 4 colheres de sopa de conhaque (mas pode usar uísque ou vodka que rola), deixo evaporar o álcool, somo 1 colher de sobremesa de catchup, 1 de mostarda, cubro com caldo de legumes (se for usar os industrializados use o mínimo de sal no tempero dos cubos de frango!) e deixo cozinhar até os cubos ficarem bem macios e o caldo reduzir um pouco. Por fim, baixo o fogo, junto coisa de 5 colheres de sopa de creme de leite, misturo bem, desligo o fogo, abafo com a tampa e foi. Cabe champignon na receita, você sabe, né? Coloque uns 8 pequenos partidos o meio antes de colocar o caldo de legumes.

Eles gostam com arrozinho fresco e batata palha, que eu comprei pronta – me liberem só hoje tá?

As caçarolas de cerâmica em formato de coração foram presente da Petrobrás/BR Mania para o Pitéu pelo Dia das Mães. Veja qual é o esquema para levar uma delas para casa.

§ 10 Respostas para Estrogonofe da mamãe

  • Lá em casa rola estrogonofe de frango uma vez por mês!E eu sempre compro uma batata palha EXTRA FINA da Yoki que acho perfeita! É bem sequinha!!

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Pode ate ser manjado mas eu adooooro.

    Faco sempre aqui em casa pq o marido adora haha! Uso bastante cogumelo fresco, delicia delicia 🙂 E agora q eu encontrei saquinhos de batata palha por aqui…ha!

    Beijao, flor x

    Curtir

  • sgeliana disse:

    Ohhh o meu stogro também fica delícia hahahah e os sogros adoram, já rolou versão de camarão que a gente comeu sonhando com a próxima vez hahaha Prato simples porém cheio de glamour! hahah Bjs

    Curtir

  • Jacqueline disse:

    eu quero é esse guardanapo de passarinho!!!

    Curtir

  • Flavica Guedes disse:

    Nossa, eu vou catar JÁ o posto BR mais próximo da minha casa, pq eu NECESSITO dessas caçarolas de coração na minha mesa… apaixonei!
    Katita, querida, strogonoff tbm é um dos pratos prediletos da menor que habita essa casa (e o coração tbm!), concorrendo fortemente com o fricassê de frango que eu faço.
    Ela simplesmente ama!!! Então tem que fazer parte do cardápio da família pelo menos uma vezinha no mês.
    O seu ficou lindo e com cara de estar uma diliça!
    Bjks!

    Curtir

  • Katita,
    Sei que existe muita comida chic e boa,mas estrogonofe é uma delícia, mesmo que manjado.
    Aqui nas Zoropas, rs, o boeuf stroganoff leva uma quantidade bem grande de cebola picada, por ex, umas 3 pra 500 g de carne, que aliás é cortada em tiras, nunca em quadradinhos.
    Ah e uma delícia que como bastante aqui é o estrogonofe de cogumelos, com todos os cogumelos frescos que se puder encontrar, molhinho de ketchup e mostarda dijon e um punhadão de salsinha fresca pra finalizar.
    Agora o triste: aqui não tem batata palha, só chips ou palito…
    Beijo gata!

    Curtir

    • Katita disse:

      Camila, estrogonofe de cogumelos, CLARO! Como é que eu nunca pensei nisso antes? =O
      Dá aqui essa bochecha delícia!
      =)
      K.

      P.S.: Gata, quem não tem palha vai de chips, que tá super valendo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Estrogonofe da mamãe no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: