Polenta com ragu

23 de abril de 2012 § 20 Comentários

Prato tipicamente italiano, muito fácil, com pegada de comfort food, de comer rezando. Polenta é uma espécie de purê de fubá; ragu é um molho à base de carne e tomates. Casamento perfeito.

A polenta pode ser mole, que é o caso aqui, mas também pode endurecer num refratário na geladeira de um dia para o outro para depois ser cortada em tiras e ser frita ou grelhada, que também fica ótimo.

Há quem faça polenta só com água e sal, mas eu gosto de usar caldo de legumes, frango ou carne para dar uma incrementada no sabor. Mas se a idéia aqui é fazer polenta com ragu, vamos começar pelo ragu, assim enquanto ele cozinha, a gente faz a polenta e no final junta tudo.

Corte 1 kg de músculo em cubos e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Aqueça a panela de pressão untada com óleo de sua preferência e quando estiver bem quente deite 1 kg de músculo em cubos para selar; vire o lado apenas uma vez, abaixe o fogo e vá somando 1 cebola picada, 4 dentes de alho picados (ou 1/2 colher de sopa de pasta d’alho), 1 lata de tomates pelados, 1 pitada de açúcar, misture e refogue. Nesta hora você pode somar 1/3 de xícara de vinho tinto seco e deixar evaporar o álcool (opcionalíssimo!); depois cubra com caldo de legumes ou carne (cuidado com o sal!) e deixe cozinhar por uns 40 minutos depois que pegar pressão. Depois de cozida a carne, desfie a metade e volte à panela, assim você engrossa o caldo com a própria carne, garantindo uma textura consistente. Hora de somar um punhado enorme de salsinha e abafar.

A proporção da polenta da Rita Lobo, que eu adoro e inspirou esta receita, é assim: são 9 xícaras de água para 2 de fubá. Só que desta vez eu usei caldo de legumes caseiro coado no lugar da água, e adorei o resultado, mas já fiz com água e fica ótimo também, até porque tem um parmesão na jogada que dá um glam. Levei as 9 xícaras de caldo de legumes caseiro e sem sal para o fogo, somei 1 colher de sopa de sal, e quando levantou fervura comecei a despejar a chuvinha de fubá com uma mão, enquanto com a outra mexia loucamente a panela, para não empelotar. Só que empelotou. Mas não grila se rolar esse pequeno acidente de percurso, hein? Vai dar tudo certo. Para tudo, pega um mixer e desempelota, ué. Voltei para a panela com meu purê escândalo, somei 1 xícara de parmesão do bom, ralado grosso e na hora, até derreter em fogo baixo, e minha polenta delícia estava pronta.

Corre porque tem que servir na hora, quente, pelando! Tome um prato fundo, faça uma caminha de polenta e deite o ragu ao centro.

Delícia para se comer em família grande e ruidosa.

§ 20 Respostas para Polenta com ragu

  • Flaviana disse:

    Katia preciso de uma receita com carne de carneiro para seder. Adoro suas receitas com gostinho simples e uma pitada de sotifiscação. olhando os posts nao encontrei. Beijos fica Dus

    Curtir

  • Daniela disse:

    Eu faço polenta na panela de pressão. Dissolvo o fubá em água fria, vou mexendo até engrossar para não empelotar. Depois tampo a panela e deixo na pressão por uns 10 minutos. Assim a polenta pode pular a vontade e eu não e queimo.
    Polenta é o must aqui em casa, minha filha de 5 anos adora!

    Curtir

  • Izabel disse:

    Katita, como boa mineira que sou, eu adoro polenta ou angu ou maneco (com ou sem jaleco), mas quando faço eu dissolvo o fubá no líquido frio para depois o incorparar no restante do líquido, assim, não corro o risco de empelotar, sabe? Amo seu blog. Abraço. Izabel

    Curtir

  • Carol disse:

    Ai, ai….. Pra quê eu fui ver esse post no fim do dia ontem?? Cheguei em casa só pensando nessa polenta. Tive que fazer ontem mesmo!! Como tinha sobrado uma costelinha de porco do almoço, fiz o ragu com ela mesmo. Mais uma couvezinha por cima, hummmmm……. Comidinha confort para o fim de uma segunda-feira!! Só foi pena porque como era segunda, pós um fim de semana hard, não tive coragem de abrir um vinho. Merecia….. Bjs.

    Curtir

    • Katita disse:

      Ah, Carol, como assim?!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Gata, na real, tu tá é certa. Meu problema é justamente que eu enfiaria o pezinho na jaca sem pensar duas vezes. Mas um dia eu chego lá.
      =)
      Beijo enorme,
      K.

      Curtir

  • Tania disse:

    Katita,

    Nossa!!! Que coisa mais linda essa polenta com ragu. Me emocionei porque me fez lembrar meu paizinho que adorava polenta.
    Eu adoro o Piteu quanta inspiracao!!!!

    Bjs

    Curtir

  • meninadorio disse:

    Eu não como carne. Mas já comecei a imaginar uma versão dessa receita com frutos do mar … aiai. Um filé de siri ai também ficaria muito bacana! Vou cuidar em providenciar esse teste urgentemente. =D

    Curtir

    • Katita disse:

      Boa Michele… para os vegetarianos, uma versão soja deve ser bacana também, viu?

      Curtir

    • Aurea Lima disse:

      Eu ja comi polenta com cogumelos (aquele funghi porcini ou outro tipo e fresco) e achei otimo. Se voce gostar pode fazer essa variaçao.

      Curtir

      • Katita disse:

        Sensacional, Aurea. Agora que vc falou me lembro de ter visto em algum lugar. É fazer um refogadinho de cogumelo, de repente até com vinho, que eu acho de lei quando o assunto é cogumelo, e foi, né? Variação genial. Arrasou, aguei!!!!!!!!!!
        Beijo grato pela contribuição,
        K.

        Curtir

  • Lu Cupido disse:

    Katita,
    Vou te falar um coisa… eu sempre acho que você manda super bem em todas as receitas que compartilha aqui com a gente, mas nestes dias você está numa inspiração que dá gosto de ver.
    Minhas lombrigas estão saltitantes de tanto desejarem o Ratatuoille e este Ragu. Já para o meu “to do list” e precisa ser breve.
    Muitos beijos e excelente semana!
    Lu Cupido

    Curtir

  • Lela disse:

    Adooooro….deu vontade!
    …beijossssssssss

    Curtir

  • Leni disse:

    família grande e ruidosa parece que vc está falando da minha!!! rsrs….um bando de “italianada” barulhenta que adora um polenta…ja posso ver a reação qdo fizer esse prato!!!

    vc é um anjo que caiu do céu na minha vida com essas receitas….juntinho com o Jamie Oliver…..

    super beijooo
    Leni

    Curtir

  • Samira Ibrahim disse:

    Chega suspiro, só de olhar. =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Polenta com ragu no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: