Tabule de quinoa-real

14 de abril de 2012 § 28 Comentários

Nem todos os ingredientes que a gente usa na cozinha precisam ser, necessariamente, saborooooooooosos! Calma, que eu explico: alguns ingredientes emprestam mais textura do que sabor em determinados conjuntos; outros a gente pode inserir por serem muito benéficos à saúde, desde claro, que no fim das contas a receita como um todo fique saborosa.

Para mim é o caso da quinoa-real, que tem gosto de quase-nada, mas uma textura incrível e dizem que operam milagres na vida da pessoa. Quando vi essa receita da linda da Rita Lobo fiquei louca porque eu tinha certeza que a quinoa iria revolucionar meu tabule, e ADOREI o resultado, sem falar que é chique a paradinha, mas ó: quinoa-real custa os zóio da cara, vou logo avisando. Paguei 27 pilas na caixa (preço Perini, no Grão de Arroz é mais barato, mas eu não podia ir para o centro na hora do rush só para comprar quinoa), mas foi para dar mais um glam para o bufê de saladas dos meus clientes. Agora assim, a bicha rende que é uma beleza. Depois de aberta eu mantenho na geladeira para evitar visitantes indesejáveis no armário.

Numa panela, coloque uma xícara de quinoa-real com 2 xícaras de água e leve ao fogo médio para cozinhar até a água secar com a panela semi-tapada; depois transfira para a tigela onde você vai servir o tabule e deixe esfriar. Depois é só misturar à quinoa: 1 tomate sem pele e sem sementes em cubinhos, 1 cebola média picadinha, 1 dente de alho grande bem picadinho, um punhado de salsinha picada, 1 punhado de hortelã picada (não pode deixar de colocar hortelã, hein?), raspas de suco de 1 limão (se for siciliano, a glória, mas o mirim também para tudo), azeite de oliva extravirgem muito para regar, e sal a gosto do freguês.

Leve à geladeira até ficar bem geladinho. Provei com coalhada seca, que nem a Tia Rita sugeriu, e ficou um tombo!

§ 28 Respostas para Tabule de quinoa-real

  • […] fazer tabule contém glúten né… e se ele fosse feito com quinoa? A Kátia Najara do site Pitéu publicou uma receita bem legal que fiquei com vontade de fazer. Dá uma […]

    Curtir

  • […] e super alto astral, o que mais me chamou atenção no “Pitéu: cozinha afeita”  é o jeito que a Katita escreve! Não importa se a receita é extremamente simples ou mais […]

    Curtir

  • Debora Donadussi Pusebon disse:

    Oi Kátia!! Que receita gostosa!! Publiquei no meu blog… já que é uma receita sem glúten e que posso comer, publiquei porque é ótimo para quem tem restrição ao glúten!! Claro sem esquecer de colocar os devidos créditos à você e ao Pitéu!! Muito obrigada… bjos!!!

    Curtir

  • Roberta disse:

    Katita! Amo seu blog desde o Rainhas…Só uma dica: Tem grao de arroz na mesma rua da Perini, não é só o dos Barris…Esse da Pituba também é
    ótimo! Tem TUDO inclusive os pãezinhos…Vou ver seu 3 episodio agora! Bjooo

    Curtir

  • Obdúlia Belmonte disse:

    Adorei a dica. Tinha dificuldades em prepará-la, as vezes faço junto com o arroz.

    Curtir

  • Carol disse:

    Uhuuu!! Tem vídeo novo!! Agora é assim, é?? Na surpresa, sem dia certo pra ser publicado?? Assim você mata nóis de ansiedade!! Mas adorei a receita do brownie! É uma coisa que amo mas nunca fiz. Farei em breve, com certeza. Desse jeito não tem regime que resista, ai ai….. Dá pra adiantar a próxima receita, só pra eu me preparar psicologicamente?? Bjs.

    Curtir

  • Tânia Marques disse:

    Comprei justamente essa semana uma caixinha de Quinoa, não tinha ideia de como se faz. Valeu!

    Curtir

  • Gláucia disse:

    Concordo plenamente com o comentário da Andrea, é uma delícia ler teu blog…além de ser muito divertido, ainda saio com ” a receita” maravilhosa. Parabéns e muito obrigada.

    Curtir

  • almace disse:

    oi Katia, conheci seu blog faz pouco tempo e acho um luxo….moro na España e estou bastante envolvida com a culinaria natural e adoro quinoa e tem muitas propriedades…..te dou uma dica : é melhor lavar a quinoa antes assim ela perde um sabor sutil , indentificavel que ela tem……vai aparecer mais o sabor dos alimentos que vc adiciona (entende??!!! jeje)
    un saludo!!!
    almace kessuane
    alperfumdelimon.blogspot.com (é um blog novinho, to fazendo…de pouquinho vou colocando dicas que vou aprendendo)

    Curtir

  • Marisa disse:

    Katita querida!

    Eu já fiz o quinoa aqui em casa de várias maneiras, uma é cozinhar normal, e depois de pronto juntar com mistura de cebola doce picadinha, (ou deixar a cebola “normal” de molho na água com açúcar e gelo), salsinha, limão, azeite de oliva extra virgem, pimenta do reino, sal e cranberries (Acho que a passa, até passa no caso da falta de cranberry.

    Outra muito interessante também é: Aquecer o azeite na panela, colocar uma cebola picadinha, deixar ela suar um pouco e depois juntar o quinoa, pra dar uma corzinha do verão,douradinho, dai vc pode colocar uma cenourinha picada que fica show!

    Beijos (De uma “amiga sumida” daqui do Texas)

    Marisa

    Ps: Pra CRISTINA que tem azia com o quinoa, aqui nos EUA todo mundo que eu converso diz que lava, lava e lava o quinoa antes de cozinhar porque dizem que aquela “minhoquinha” dele dá azia e tem gosto ruim, eu nunca lavo, mas…acho que não custa tentar! Boa sorte!!!!

    Curtir

    • Katita disse:

      Marisa, boneca, a Almace lá da Espanha recomenda lavar também. Da próxima vez vou fazer isso, embora não sinta nenhum incômodo. Adorei as suas receitinhas com quinoa, arrasou!
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Mariane disse:

    Humm, eu adoro quinoa e adoro tabule, idéia muito boa juntar os dois 🙂

    Beijos

    Curtir

  • Rose disse:

    Legal essa receita! Katita, quinoa serve para mais o que?…cozinha que nem arroz ?…tomate sem pele tem que comprar no mercado ou da pra tirar a pele em casa?bjusss

    Curtir

  • isadora adler disse:

    verdade! quinua ganha vida depois q agregamos outros ingredientes mas é saudavel mesmo!

    acompanho todos os dias o blog !

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    Curtir

  • Priscilla disse:

    Adooooro quinoa. Quando faço como muito mais do que devia! Já fiz o tabule de quinoa da Rita, mas o meu jeito preferido de fazer ainda continua sendo com brunoise de legumes (abobrinha, cenoura, cebola, palmito e o que mais estiver dando sopa na geladeira e muita salsinha). Só sofro pra picar o bendito brunoise. Preguiçaaaa! =)

    Curtir

  • Adorei esta receita!Saborosa e cheia de Glamour!
    Bjos

    Curtir

  • Andrea disse:

    Katita ,
    Cada vez que leio suas receitas(que amo de paixão)me convenço de que o que faz diferença nesta vida,são as pessoas…são inúmeros blogs que acesso…mas o seu tem um quê de especial, que só Deus sabe o que é…muitas vezes chego cansada e corro pra acessar seu blog e nas primeiras palavras de seus textos deliciosos,já me sinto relaxada,dando risadas das expressões inusitadas que usa!Obrigada,por dividir com tantos,essa alegria de viver!

    Curtir

  • Cristina disse:

    Achei lindo e apetitoso o seu tabule… mas pq será q toda vez q consumo quinoa me dá uma azia, queimação e ânsia de vômito? Meu Deus, um alimento saudabilíssimo, com mil propriedades… e eu sofrendo aqui?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tabule de quinoa-real no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: