Minestrone da Katita

9 de abril de 2012 § 10 Comentários

Minestrone é uma sopa italiana à base de vegetais e massa, coisa linda de Deus! Para mim, uma sopa feita com sobras de legumes, afinal eu NUNCA compro estes ingredientes todos exclusivamente para fazer minestrone, até porque não seria a mesma coisa, quer ver?

Os Graham, meus contratantes em Maraú, adoram legumes de todo tipo: crus em saladas, salteados, assados em conserva, de todo jeito. Na temporada anterior, acondicionei tudo o que não foi consumido e transformei num minestrone servido no último jantar, que foi a vedete da noite. O fato de parte dos vegetais utilizados já terem sido refogados, alguns temperados com vinho para ensopados com carnes e coisas que tais, foi o que marcou o sabor apurado da sopa que enlouqueceu a todos. Tanto que desta vez, eu repeti o processo, utilizando também grão de bico (o único que cozinhei em caldo de legumes de verdade, exclusivamente para o minestrone) e feijões branco e verde que também acondicionei como sobra de algumas refeições. NADA errado nisso, ao contrário!

Bom, eu tinha cogumelos, mini-milho, tremoço, vagem, coração de alcachofra, cenoura, batata, chuchu e abóbora em cubos, tomates, repolho, mini cebolinhas, couve-flor, brócolis, tomate seco, feijão branco cozido, feijão verde cozido e grão de bico (os grãos fizeram as vezes da massa no meu minestrone). Como tudo estava pré-cozido, eu apenas refoguei tudo que eu tinha em azeite de oliva e manteiga, com cebola ralada e 1 lata de tomate pelado. O cheiro disso tudo junto refogando ali é de endoidecer! Fica encorpado, perfumado, colorido e lindo. Depois é só cobrir com caldo de legumes (que eu fiz no primeiro dia para utilizar durante os 4 que se seguiriam, e estava bem encorpado – foi cenoura, cebola com cravo, alho, folhas de alho-poró e bouquet-garni om louro, hortelã, tomilho, sálvia e alecrim, cozido por muitas horas e reduzido à 1/3 da água) e acertar o sal.

Aconselho preparar a sopa à tarde para servi-la à noite, assim ela engrossa sozinha por conta, especialmente, dos feijões e grão de bico, chegando nessa consistência espessa da foto acima. Já no rechaud, um punhado de salsinha para abafar um bocadinho antes de servir, cai bem. Você pode também ralar umas lascas de parmesão ali por cima, pimenta moída na hora, para quem é de pimenta moída na hora, fios de azeite de oliva, e assim por diante.

Os Graham acharam o máximo quando leram na lousa do menu: Graham´s Minestrone e embarcarm na brincadeira informando aos convivas que tratava-se de uma receita de família há muitas gerações, que eles precisavam experimentar! Acho que nasce aqui o que poderá vir a ser uma tradição.

§ 10 Respostas para Minestrone da Katita

  • Diane Lorde disse:

    E com o friozinho que se aproxima.. hum… que delícia!

    Curtir

  • regina disse:

    adoro uma sopinha,á noite com um friozinho,minestrone é um achado de bom,fácil e gostoso.

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Nossa muito lindo esse seu minestrone!

    Adorei o humor dos Graham, deu ate vontade de conhece-los!

    Curtir

  • maria disse:

    Ummmm letras deliciosas… vou tentar fazer.

    Mas… e quem sao os tais Graham, vc está falando tanto deles, que uma breve biografia (ao menos de onde sao, que linga falam) vale a pena.

    beijim

    Curtir

  • Aurea Lima disse:

    Oi Katita,
    Espero que o seu minestrone vire tradiçao mesmo, pois so de ler a tua receita fiquei com agua na boca. Aqui na Italia o minestrone é vendido no mercadinho de frutas e verduras bem fresquinho ou nos supermercados so que congelados. Claro que dou preferencia ao fresquinho que a minha querida Rosa a dona do mercadinho aqui perto de casa faz, além dela ser muito carinhosa, escolhe o que tem de melhor. Ja vem tudo cortadinho e é so limpar e cozinhar. Outra coisa que gosto muito é que sempre tem um tipo de verdura diferente e se for época de cogumelos também vem no minestrone e fica otimo. Ah, e geralmente nao se usa mesmo algum tipo de carne nao, so o caldo de legumes fresco ou mesmo do cubinho, porém na ultima vez que eu fiz coloquei um caldinho de frango pra ficar mais saboroso. Nao vejo a hora de fazer essa sua receita ainda mais que aqui ainda esta fazendo um friozinho e um bom minestrone cai bem demais.
    Um abraço

    Curtir

  • marilene bastos disse:

    Adoro sopa, mas Katita essa não leva nenhum tipo de carne mesmo? Boi, frango….

    Curtir

    • Katita disse:

      Marilene, meu bem, na minha não. Gosto de tomar minestrone ciente de que aquela é uma sopa de vegetais. Me sinto vegana como raramente acontece, e adoro isso, MAS você pode colocar o que quiser, que a sopa é tua! Um meio termo é usar caldo de carne ou galinha também!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Minestrone da Katita no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: