Do amor: Petit camembert com geléia de amora… quentinho

25 de março de 2012 § 28 Comentários

Negócio de brie com geléia até pouco tempo era bafão em festa grã-fina, agora acalmou. Mas que o negócio é bom, isso é. Brie e camembert com geléia de fruta, especialmente as vermelhas, é realmente um negócio muito louco de bom. Queijo com fruta, né? Não tem erro, franceses sabem das coisas.

Das primeiras vezes que comi, o queijo e a geléia estavam em temperatura ambiente e já era do balacobaco, mas depois que eu descobri que uma leve aquecida deixa a combinação mais… voluptuosa, passei a aquecer sempre.

Você pode fazer com um queijo grande inteiro numa festa para muitas pessoas, mas em casa eu faço versão petit camembert, que a gente encontra fácil nos mercados (10 pilas). Coloco a bolinha no fundinho do meu prato de risoto escândalo pau pra toda obra, que a querida Fafah me deu, faço furos em cima com a ponta de um garfo ou qualquer coisa que o valha, cubro com generosa camada de geléia (aqui de amora, que amo loucamente) e levo ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos. Detalhe: eu fui estender uma roupa no varal e me passei do ponto, daí o meu derreteu demais, fica esperta e não faz a lesada que nem eu, hã?

Pronto, agora tudo o que você precisa é de uma torradinha bem básica ou um beijuzinho tipo hóstia para pecar (!).

Perfeito para um café da manhã a dois, depois de tórrida noite de amor, o que, infelizmente, não é o meu caso hoje.

§ 28 Respostas para Do amor: Petit camembert com geléia de amora… quentinho

  • vanessa disse:

    Meu noivo acabou de me ligar, na cara de pau, me informando que segunda-feira é dia do homem, e que não é pra eu esquecer disso! Agora pergunta se o gato lembrou o que se comemorava no dia 08 de maio? Homens! Mas, como sou dotada do altruísmo feminino, não irei me vingar, farei esse queijinho todo trabalhado na elegância para presenteá-lo 😉 Bjks!

    Curtir

  • Simone disse:

    Katita,
    Coisa mais linda esse queijo!! Sou de BH e casei há um ano. Adoro cozinhar para o marido e os amigos.
    Sábado eu estava recebendo uns amigos muito queridos e achei que eles mereciam um queijinho de R$90,00 o quilo….
    Porque foi esse o preço que eu achei aqui em Belzonte, R$11,70 a caixinha de 125gr. Mas quer saber? Valeu cada centavinho!!!!
    Ficou bom, mas bom, mas tão bom, que se tivesse só queijo para o almoço o povo teria comido.
    Eu estava assando sobrecoxas recheadas com ricota, e não dava para colocar o queijo, tinham duas travessas ocupando o espaço.

    Daí, peguei o bonito, fiz os furinhos igual mamãe Katita ensinou e levei ao microondas por 35 segundos, eu apertei e ele estava molinho por dentro, depois peguei a geléia de framboesa, muito honesta, da Queensburry, coloquei no topo do queijinho e levei mais 30 segundos ao micro, só para aquecer a geléia.

    Quando levei para a mesa o povo vibrou com a beleza do prato, o contraste do branquinho do queijo com a geléia rubi escorrendo… Come-se primeiro com os olhos.

    O segundo show é quando corta e o queijo escorre e mistura com a geléia, parece um petit gateau de queijo….Simplesmente ma-ra-vi-lho-so!!!!

    Servi com torradinhas de canapé,

    Obrigada por compartilhar conosco o seu bom gosto pela comida!
    Comida simples, bonita e gostosa, como deve ser!!

    Bjos.

    Simone

    Curtir

  • Amei a dica!
    Beijos, flor!

    Selma

    Curtir

  • Ana Luiza disse:

    Como legítima mineira que sou tenho certeza que essa mistura é muito boa. A mineirada adora uma compota de frutas com quejim di minas!
    Bjus!
    Obs: tô debutando aqui nos comentários, rsrsrsrs. Mas já sou véia de casa!

    Curtir

  • Tatiana SA disse:

    Delicioso com todas as geléias que eu já testei, nham-nham!

    Curtir

  • Diane Lorde disse:

    Vixe, vou ter que provar isto e fazer para japamarido que é doidinho dor um doce com salgado tudo junto e misturado.

    Curtir

  • MARCIA-sp disse:

    KKKKK,VOCE E MUITO DIVERTIDA!ADOREI SEU BLOG,CONHECI ATRAVES DO NAMINHA PANELA…CONHECE?E ADOREI TODO DIA FAÇO UMA VISITINHA.PARABENS PELO BLOG.

    Curtir

  • marilene bastos disse:

    Miga
    Rola tb no microondas????

    Curtir

  • Dani (P9) Já que Nanda se identifica assim, eu tambem quero! disse:

    Katita, minha filha, que loucura é essa??? Vou fazer no próximo fim de semana!!! Eu gosto de Brie com geléia de pimenta!!! Mandei a receitinha até pro meu pai, agora! Beijooos

    Curtir

  • Amanda disse:

    Katita, querida!

    Devo confessar que sempre que te via falando sobre brie com geléia tinha vontade de compartilhar a dica que virá em seguida, mas sempre desistia, com vergonha da obscenidade calórica… agora que você comentou que gosta de aquecer o queijo, eu não resisto! Então, respira fundo e desentope as artérias porque lá vai:

    Você já experimentou brie en croute? Consiste em um brie, coberto com geléia ou frutas (já fiz com tomate seco também e fica bem gostoso, mas prefiro o contraste com o doce da geléia/frutas) e envolto em… massa folhada! Já deu pra sentir o drama, né? Você monta o prato, assa até que a massa fique douradinha e tenta esperar uns 5 minutinhos depois de retirar do forno, para que o brie não se desmanche todo ao cortar… mas se não conseguir esperar, tá valendo também.

    Eu avisei que é uma obscenidade calórica, mas que também é obsceno de bom, ah, isso é! É um prato que não faço sempre, pois não existem horas o bastante na esteira que dariam conta de uma bomba como essa com frequência, mas quando faço, olha… só sobra a louça suja para contar história. E mesmo assim, só porque o bom-senso e a educação impedem os amigos de lamberem os pratos.

    Para comer com os olhos, porque assim não engorda: http://img.foodnetwork.com/FOOD/2010/10/25/PEPPERIDGEFARMPUFFPASTRY_Holiday-Brie-en-Croute_s4x3_lg.jpg

    Curtir

    • Katita disse:

      KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      Ai, Amanda, me acabei de rir com a sua timidez para obscenidades calóricas, e concordo plenamente que isso deve ser um PECADO!!!!!!!
      Arrasou na dica luxo-poder-cobiça-e três dias de esteira!
      =)
      Beijo, lindeza.
      K.

      Curtir

  • Manu disse:

    Aaaahhh da série comidinhas do amor: brie quentinho com mel (tb aquecido) e lascas de amêndoas tostadas por cima de tudo… MÁ ÔEEE!!!! =)

    Curtir

  • Naty disse:

    Katita, mandei email de amor pra você, hahahah
    beijo, querida

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Ka,
    essa é uma dica muito legal e infalível quando a gente abre um vinho pra tomar com amigos ou com o ser amado. Adoro a praticidade e o sabor. Agora vou provar essas outras variações.
    Com geléia de frutas vermelhas,framboesa, de vinho ou damasco eu sei que fica muuuitooo bom.
    Bj de boa semana

    Curtir

  • DeiseT. disse:

    Ai que delicinha!!!! Eu querooooo!!!

    Curtir

  • babybilly disse:

    hmmm parece deliciosooo!!!!!

    xxx

    Curtir

  • Claudia Goulart disse:

    Katita,
    já fiz aqui uma noitada pra amigos com direito a varios aperitivinhos destes,,,,,e fiz um partidinho no meio com recheio de tomate seco e coberto com geleia de damasco aquecido…adoraram…outro com mel e mostarda…brie com geleia de abacaxi (e uma experiencia bem sucedida de servir com um pate de ameixa por baixo)…..tudo com as torradinhas e biscoitinhos. Um sucesso! Eu quero um prato deste tambem!!!!!!!

    Curtir

  • Josane disse:

    Ôôôô Meu Deus….. minha dieta vai pras cucuias!!!! rsrsrsr

    Curtir

  • Rachel Chamusca disse:

    Maravilha mesmo! Amei essa coleção Sèlection da Polenghi dos queijos franceses em pequenas porções! O de cabra e o brie são muito bons! Esse camembert que voce usou, paguei 4,90 na promoção do Pão de Açucar!!! Pena que não foi um café da manhã a dois! (mesmo que a segunda persona gratíssima fosse eu, né Ka??!! rsrssr). BOA VIAGEM E “FAZ FAVOR DE SER FELIZ”?! bj.

    Curtir

  • Leni disse:

    Katita!!! isso realmente é demais….com geléia de Damasco tbem gosto bastante…..agora qto a tórrida noite de amor fica pra outra hora…pois eu com criança pequena…tudo tem que ser na “rapidinha”…kkkkkk, mais comemos os queijo com geléia mesmo assim neh….rsrs

    super beijooo!!!
    Leni
    leninery.blogspot.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Do amor: Petit camembert com geléia de amora… quentinho no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: