Bolo “maravilhoso” com cobertura de coco verde

5 de março de 2012 § 21 Comentários

Eu não aguento com estes adjetivos que aparecem nos nomes das receitas de livros antigos. Esta aqui foi uma adaptação minha de uma receita da coleção Biblioteca do Lar, que a mamãe comprou quando se casou, há 48 anos atrás. Mamãe usou MUITO este livro, guarda lindas lembranças de receitas especiais feitas para ocasiões especiais, e morre de ciúme de toda a coleção.

Este bolo é realmente maravilhoso, e o pulo do gato é o leite condensado diluído em água morna na massa, e claro, as raspas de limão. Meu único pitaco foi a cobertura de coco verde, que também deu uma levantada e resfrescância. Ah! E também um vacilo que acabou virando sucesso, conto adiante.

Na batedeira, 6 colheres de manteiga + 1 1/3 xícara de açúcar (a receita original mandava 2) até ficar bem homogêneo; depois junta-se 6 gemas de ovos peneiradas e bate-se mais, bastante. Agora soma-se raspas de 1 limão + 1 lata de leite condensado diluída em 1 xícara de água morna + 4 xícaras de farinha de trigo peneiradas + 2 colheres de sopa de fermento (eu fui obrigada a usar apenas farinha de trigo com fermento porque era o que tinha na casa da mamãe, por isso não cresceu muito – sabe que farinha com fermento não funciona, né?), um ingrediente de cada vez com a batedeira a mil. Por fim, as claras em neve, misturadas à massa agora com a ajuda de um fouet, muito delicadamente, para misturar bem sem perder o aerado. Devo dizer aqui, que quando fiz esse bolo esqueci COMPLETAMENTE das claras, mas apesar disso, gostei TANTO da textura, que nem sei se colocaria as claras de uma próxima vez, ao invés disso, acho que as usaria para engomar um chapéu. =)

Pronto, o forno eu sei que você já pré-aqueceu, né? E que também, já untou e enfarinhou a forma, confere? Boa menina! Agora é deitar a massa e levar ao forno até o ponto do palito (o olfato indica), mas na receita eles mencionam coisa de 50min. Enquanto isso, a caldinha abusada de coco verde que eu inventei e que fechou linda, divina, com essa massa: polpa de 1 coco verde batida no liquidificador com pouco mais de meia caixeta de creme de leite sem soro, 1/2 copo de leite de vaca integral, e duas colheres de sopa de açúcar. Depois de desenformado, cobri o bolo com esta cobertura e depois com uma camada generosa de coco ralado. Ah! E enfeitei com morangos. A travessura dos morangos sobre a brancura cândida do coco. Ui!

Ô bolinho bom, Deus é mais! Macio, fofinho, molhadinho, de-li-ci-o-so! Juro de pé junto pr’ocê.

***

Esta é uma adaptação para o momento presente, de um post meu publicado no blog Rainhas do Lar em fevereiro de 2010.

§ 21 Respostas para Bolo “maravilhoso” com cobertura de coco verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bolo “maravilhoso” com cobertura de coco verde no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: