3 por 5!

20 de janeiro de 2012 § 26 Comentários

R$5 é o preço que eu pago nas sinaleiras da cidade de São Salvador da Bahia por 3 panos de chão de algodão. Acho justo para ter sempre à mão, ou melhor, aos pés, um paninho de chão gostosinho, porque em casa em vivo descalça e não sei fazer nada com chão de cozinha molhado, hein? Pingadinho, cruzes! Pinguinho de água que escorre da louça que foi lavada, dos legumes, e vira aquela laminha, sabe? Socorro, não posso! Vou cozinhando, lavando, enxugando, tudo ao mesmo tempo e agora para eu ter paz e felicidade reinando na minha cozinha.

Isso me faz lembrar um costume do interior de aproveitar toalhas velhas, camisetas e até jeans, e tranformá-las em panos de chão. Tu acha que a mamãe não fazia isso? Okay, super ecológico e politicamente correto, mas eu não posso. Se você abstrair total pode até ficar engraçadinho um fantasma de calça jeans no chão da cozinha… um Herchcovitch pode perfeitamente transformar o fato numa peça hypada e vender para a T&S, mas eu simplesmente não posso… aquilo me dá uma gastura! Toalha velha que vira pano de chão, cortada na tora… calça jeans, t-shirt… parece que eu tô pisando na história de uma pessoa, Deus é mais!

Quer ver outra coisa que eu não tô podendo? Ai, será que eu falo? Falo. Bem… reaproveitar saquinho de supermercado nas lixeiras. Ai, falei, ufa! Até porque, eles estão cada vez mais escassos aqui em casa, com o exercício, sempre que possível, das sacolas retornáveis, caixas de papelão e coisas que tais. Detesto abrir a lata de lixo fofa do banheiro e dar de cara com uma sacola do BomPreço. Não gosto, não quero, acho feio. =(

Daí só me resta pagar muito mais caro pelos sacos “supostamente” biodegradáveis, abstrair da feiura, ou mandar tudo pro inferno, afinal, será o Benedito que a gente tem que ficar solucionando todas as questões ecológicas sozinhos na vizinhança, do nosso jeito, e quando dá? Mas que inferno!

§ 26 Respostas para 3 por 5!

  • Suse Portes disse:

    não aguento mais pensar: uso, não uso, reaproveito, não reaproveito?! a proibição do uso de sacolinhas nos supermercados aqui em são paulo é recente – começou dia 25 – e então está gerando muita discussão de quem é a favor e de quem é contra. eu por enquanto, estou optando em apostar que , apesar de tantas dúvidas, a longo prazo vai ser bom sim pra todo mundo, embora é claro , não se espere que seja a salvação da lavoura… ou melhor do planeta.
    ah e sim, eu uso toalhas velhas como panos de chão, são as melhores, e também fico sempre na intenção de passar umas bainhas pra ficarem mais apresentáveis , mas no final fica só nisso mesmo, na intenção, até porque não tenho máquina de costura, e já imaginou eu chegando na costureira com umas toalhas velhinhas e pedindo bainhas nelas…?

    Curtir

  • Neusa S. disse:

    haha, eu tbm uso de vez em quando camiseta velha e toalha velha no chão. Aquí na minha cidade (Ribeirão Preto)o pano de chão bom custa de 5 a 8 reais cada. Tem aqueles bem ruim q. custa uns 3,50. Agora chove muito e daquí a poucos meses para a chuva e começa a queimada dos canaviais, então não tem jeito haja pano de chão. As sacolas plásticas em supermercado só até amanha. Depois só comprando. Mas faço sacolas com retalhos.
    A propósito quero te perguntar uma coisa que nada a ver com o assunto, mas é uma dúvida e estou a tempos p/te perguntar: manteiga clarificada tem q. ficar na geladeira? E qual a diferença p/manteiga de garrafa?
    Beijos.

    Curtir

    • Katita disse:

      Oi Neusa, sobre a manteiga clarificada eu nunca preciso acondicionar porque só preparo o que preciso na hora, mas não colocaria na geladeira, da mesma forma que eu não coloco a manteiga de garrafa.
      Sobre as diferenças, você me fez pensar que elas são mesmo confundíveis. Para mim, a manteiga clarificada é uma variação de qualquer manteiga em estado pastoso que a gente compra, derrete e separa a gordura pura; já a manteiga de garrafa é uma manteiga artesanal que a gente faz a partir da nata do leite, retirando o soro aos poucos para obter um creme que depois também é derretido.
      Acho que podemos falar aqui de variações sobre o mesmo tema, sendo que talvez a manteiga clarificada seja mais pura.
      Espero ter ajudado!
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Carol Nobrega disse:

    Ai!! É bom ver que cada um tem a sua mania né?? Eu uso os panos de chão também, mas tem que ser todos bem branquinhos, se der uma manchinha descarto e passo para outro, odeio aqueles panos encardidos, acho que sou meio neurótica!!

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Katita, eu tb não curto essa coisa de pano de chão feioso. Acho que é trauma da minha mãe, que nem sequer cortava a camiseta para usar de pano de chão, então ficava aquela coisa inteira, com mangas, gola e tudo mais estirada no chão, gasta, surrada, cheia de furos, um horror!
    Só que tem um porém: sou mão de vaca e pano de chão aqui em SP custa caro, coisa de uns 6 reais cada no supermercado!! Até tenho alguns, mas no geral rola de tudo na hora da limpeza: pano de prato velhinho, toalha de rosto ou piso de banheiro gasto ou manchado. Mas não deixo assim, na vista. É só na hora da faxina.
    Mas eu acho linda essa “vaidade doméstica” e um dia, quem sabe, me desprendo da, digamos, avareza, e passo a usar só paninhos específicos! 😉
    Beijos.

    Curtir

  • iSABEL disse:

    Katita, eu reaproveito as toalhas de rosto que já estão feinhas, ou que enjoei mesmo, para panos de chão, para dias de chuva mas as mantenho bem limpinhas… Quanto aos saquinhos… tá dificil achar uma solução, vamos reaproveitando, não gastando muitos ….

    Curtir

  • Katita,

    Seu post foi a melhor coisa que li nesta manhã de domingo. Ri muito, lembrando das peripécias de meu querido pai.

    Essas das sacolas, já virou caso de discussão aqui em casa! Minha frescura é, saco de supermercado no banheiro não pode, mas saco sem slogans e daqueles de por frutas e verdura pooooode! rs

    Um beijo enorme, meu e do bebê (que não se sabe ainda se “Bentinho” ou “Bentinha” – isso pra dizer que quero ver mais fotitas do teu filhote lindo!!!)

    Curtir

  • Dri disse:

    Katita,

    rola de fazer paozinho delicia pra comer com carne maluca (lagarto desfiado que a faby postou no rainhas)?

    Quero fazer uma festinha mas que tudo esteja pronto antes…

    Curtir

  • Diane Lorde disse:

    Olha esta história ecológica tem mexido muito comigo… como moro em casa acabo tendo algumas vantagens…rsr
    Lixeiras sem saquinhos, só no banheiro, mas eu junto todos os lixos num único baldão com saco reaproveitado daquilo que for possível;
    Água da chuva é sempre acondicionada em grandes baldes para servir ao menos um dos banheiros, ou lavar quintal;
    Lixo orgânico vai para o quintal, num cantinho, para depois virar abudo para as plantas.
    Um pouquinho aqui outro ali e o mundo vai ficando melhor…
    Há, sim, eu uso pano de chão reaproveitado..rsrs

    Curtir

  • Patricia disse:

    Vou repassar uma informação que não sei se procede mas… vá lá!
    Há pouco tempo assistia um debate no canal Futura, e a moça que explicava o que cada um podia (e devia) fazer no seu dia a dia nesta questão ambiental, descartou o uso dos sacos biodegradáveis. Além de muito caros, ela explicou que eles se desmancham em micropartículas, que como os saquinhos passam zilhões de anos poluido o meio ambiente. Só havia aí uma troca da poluição que você vê pela que você não vê mas é tão nociva quanto ou num certo aspecto até um pouco pior porque não vendo ninguém faz nada.
    A confirmar.

    Curtir

  • Tania disse:

    Katita,

    Minha mae tambem usa roupas velhas como pano de chao, mas devo
    dizer que sao tao limpinhos que da gosto de ver.
    Acabei de voltar da casa da mamae para onde fui antes do Natal e ja estou com saudades do delicioso sorriso dela.

    Bjs
    Tania

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Eu tenho que comprar esses paninhos de chao ai no Brasil pq aqui nao tem. Eu sinto mo falta deles. hahaha 3por 5 ta digno! hehehe

    Quanto as sacolas de plastico: Estamos melhorando mto nesse aspecto, usando as nossas ecologicamente corretas, tentando lembrar de levar sempre.
    Mas, ainda temos mtas sacolas de plastico antigas, feias de mercado, q eu ainda tento reutilizar. As vezes numa lixeirinha, as vezes pra levar e trazer e levar coisinhas escondidas dentro da bolsa (pra evitar sujar a bolsa com alguma coisa tipo marmita).

    Curtir

  • Dri disse:

    Também acho muito feio aquela sacolona branca na lixeirinha, mas no lixo da area de serviço rolava sim. Mas agora que não tem mais (aqui em BH tá proibido), o jeito é pagar os tubos pelo sacão de lixo!

    Curtir

  • Mércia Muniz disse:

    Ai Katita.
    Pode ser feio , mas que uma toalha velha para enxugar o chão da cozinha é melhor que os sacos de açúcar, não tenho dúvida.
    Mas…..
    O meu lado arrumadinho, não me deixa usá-las. Compro os sacos, abro e faço a bainha, prá ficar bem bonitinhos. Frescura pura.
    Beijinhos,
    Mércia

    Curtir

  • Leni disse:

    de qq maneira não dá pra sair do saquinho, eu tbem compro esses saquinhos pros banheiros e realmente são mais caros…mas…………..é por um bom motivo neh, acredito q com essa onda uma hora acaba ficando “menos caro”. Tomaaaaara!!!! beijokas

    Curtir

  • Nossa ainda hj olhei os panos aqui perto do trabalho e estão saindo 3 de algodão por 10 dinheiros…achei o preço bom, mais agora vendo que aí custa 5 dinheiros estou me sentindo roubada!!!!
    Tb não gosto de trapinhos de roupa e toalhas pela casa como pano de chão…kkkkk…
    Beijo Katita e aparece viu!!!
    jujuvoavoa.blogspot.com

    Curtir

  • Nataly disse:

    Katita querida!

    Também adoro um paninho bonito mas tive que abrir uma exceção… Meu marido tinha um pijama que ele AMAVA mas estava no “bico do corvo” (haha). Peguei o dito cujo para lavar e dei um sumiço nele. Tempos depois meu marido descobriu o pijaminha querido envolto no rodo… Sabe que até que ele se conformou? Achou melhor do que jogar no lixo! hahahaha

    Mil beijos!!!

    Curtir

  • Erika disse:

    É isso aí, Katita…tô contigo e não abro!!!
    Essa onda de reaproveitamento tb deve ser dosada, sem extremismos!
    Ainda curto a ideia de cada coisa destinada ao seu fim…se for plausível, reaproveita, mas com bom senso, please!
    Além do mais, se a grana permite, abuso do que é belo e me faz bem à alma. Ao invés de panos, coloco uma colorida passadeira na cozinha, para proteger o chão das indesejáveis gotas e respingos…fica uma graça e alegra!
    Camiseta velha é o que há de mais gostoso e confortável para dormir, aquela malha bem “molinha”, surrada que vc nem sente no corpo (ainda bem que o marido entende que, para mim, conforto é fundamental! Deixo as rendas e sedas para “outras” ocasiões, maliciosamente planejadas…rsrs).
    Tb estou tentando evitar as sacolinhas…até comprei os tais saquinhos para os banheiros (fica mais bonitinho). Por sorte, o hortifruti que frequento adotou as sacolinhas oxibiodegradáveis, as quais uso sem peso na consciência.
    E assim vamos tentando fazer a nossa parte…
    Bjs e ótimo fds!!!

    Curtir

  • Leni disse:

    Oi kátia….desculpa a pergunta, mais vc põe oq nas lixeirinhas?…aqui em ksa to tentando parar tbem, sempre q posso evito de pegar sacolas no mercado substituindo pelas caixas de papelão e na feira levo sempre a minha sacolinha retornável, mais fico pensando oq vou colocar nas lixeiras de cozinha e banheiro?? qto aos panos de chão reaproveito as toalhas de rosto surradinhas, são uma maravilha de absorção….rsrs
    beijokas

    Curtir

  • disse:

    kkkkkkkkkkk…. mas kkkkkkkkkkkk meeeeeesmo!
    Katita, vc ia surtar na casa da minha mãe… rsssss… ela usa sim camiseta velha e toalha velha, mas só no dia da faxina, claro.
    No dia a dia ela usa os panos normais.
    Mas esses dias aconteceu uma coisa que foi até engraçada.
    Deixei na casa dela uma sacola de doações para o meu pai levar pro pessoal da igreja. Passaram-se algumas semanas, fui secar as mãos no banheiro dela e adivinha? Minha toalha de rosto que eu já estava enjooooooada e tinha “doado”, estava no banheiro dela, prontinha prá ser usada… rssss… e quando foi questionada, ela me respondeu: “ué… você enjoou, mas eu não.”… kkk só rindo, viu?
    E o mesmo aconteceu na cozinha com panos de prato velhinhos.
    Aliás, quando começo a juntar tralha demais, percebo que puxei prá minha mãe… Eles eram em 9 irmãos e tudo era muito contado e regulado no sítio, então acho que ficou com mania de juntar coisas e usar até o negócio se decompor (e ficar guardando as coisas novas, sem usar… affe… eu surto, viu?) rssss
    beijinhos e bom findi prá você e Bento fofo!

    Curtir

    • Katita disse:

      Rô, é aquele negócio dos dois lados da moeda, né? Se por um lado eu acho super bacana reaproveitar para consumir menos, por outro lado acho esteticamente feio, e como sou meio esteta… dá nó!
      =)
      Beijim,
      K.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento 3 por 5! no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: