Salada de tomates em molho de queijo azul

6 de janeiro de 2012 § 23 Comentários

Lá em Barra Grande eu fiz salada de tomates em 11 dos 12 cardápios. Primeiro porque a grande maioria das pessoas AMAVA tomates, segundo porque ainda que eu tivesse levado um ônibus pequeno (maior que um micro ônibus) super climatizado com utensílios, equipamentos, objetos decorativos e principalmente alimentos, no quesito saladas não pude levar muita coisa por motivos óbvios: perecividade. E ainda que tenha levado alguns ítens verdes ou “de vez”, precisei apelar mesmo para algumas compras locais, e as opções eram muito poucas. De folhas, por exemplo, era basicamente alface; rúcula aparece às quartas por conta de um fornecedor… as hortaliças básicas, e aqui incluo manjericão, graças ao Divino, não foram problema. Quanto os tomates, era uma festa! Lindos e de todas as condições e formatos e sabores. Este foi o segundo motivo pelo qual me joguei forte nestas 11 maneiras diferentes de apresentar as minhas saladas de tomates.

Houve dias em que eles apareceram apenas cortados em quatro, regados com azeite, gotas de limão e flor de sal; n’outros num formato caprese de feta; em vinagrete, escondidos por espessa camada de parmesão excelente ralado grosso, recheados, assados, balsâmicos… não deu para fotografar todas as suas versões e modelitos, mas esta aqui, que eu adorei, inclusive, fica para ilustrar as inúmeras possibilidades de uma salada de tomates.

Você pode cortar os tomates como bem entender. Eu gosto de cubos enormes ou meias-luas. Sem sementes, sim? O molho é simples. Primeiro faça um belo creme azedo (uma caixeta de creme de leite + sumo de 1/2 limão bem misturadinho e descansado na geladeira por, pelo menos, meia hora) e depois some um belo pedaço de queijo azul (fui de gorgonzola) esmigalhado, e o seu molho estará pronto e equilibrado em sal e acidez. Agora é só envolver os tomates. Ó que difícil?

Firula linda: manjericão fresco displicentemente caído ali por cima de tudo.

Abrir os trabalhos do ano com uma salada é importante. E estão abertos os trabalhos, pois.

§ 23 Respostas para Salada de tomates em molho de queijo azul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Salada de tomates em molho de queijo azul no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: