Bolo de laranja para a Joanna

23 de outubro de 2011 § 39 Comentários

No dia 29/06 a leitora Joanna refrescou a minha memória com o seguinte comentário:

“Katita, vc tá me devendo a receitinha do bolo de laranja heim.
Já estou no meu quinto mês de gestação e ainda não fiz o bolo pra matar minha vontade, rsrs.
Arranja um tempinho aí na sua big correria e posta a receita. Vou esperar pra fazer no fim de semana tá?! (uma leve pressionada pra ver se funciona, kkk).
Beijinhos…”

Esse negócio de pedido de grávida é coisa séria, mas não rolava de fazer esse bolo, sabe quando não sai, menina? Acontece que eu tirei um cochilo agora a tarde e não é que eu sonhei com a Joanna me ameaçando já com o menino pelas tampas? Levantei perturbada, entrei aqui para catar o comentário dela e fazer as contas, e pimba! Nasceu a criança sem o bolo de laranja, misericórdia! Porque veja bem, me acompanhe, 5 meses em junho + 4 meses = uma gestação completa.

Gente, me deu uma agonia, uma culpa (vai que esse menino nasce com cara de laranja!) que eu marchei foi correndo para a cozinha para resolver minha pendência, eu hein?

Joanninha, meu bem, se a receita não chegou a tempo para matar o seu desejo de grávida, que chegue em tempo para você fazer para o seu filhote, viu? Me dê notícias!

Mas voltando ao bolinho, coisa simples, viu? Bolinho de café, fofinho, aromático, amoroso.

Acenda o forno médio, unte e enfarinhe uma forma de 20cm de diâmetro.

Escolha duas laranjas de cascas lisas, macias e suculentas e raspe toda a superfície da casca sem atingir a parte branca, reserve. Agora esprema o suco das duas e veja se dá uma xícara, se não, complete com outra laranja.

Na batedeira, 3 gemas peneiradas, 1 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de manteiga bem cheias muito bem batidos até ficar bem lisinho e sem cheiro de ovo; junte a xícara de suco de laranja integral coado, 2 xícaras de farinha de trigo peneiradas, e bata loucamente, esqueça da vida! Depois junte 1 colher de sopa de fermento e bata mais um pouquinho só para misturar. Some as raspas de laranja e dê mais uma batidinha básica desta vez; agora bata aquelas três claras em neve e some delicadamente à massa com a ajuda de um fouet ou espátula de silicone, em movimentos circulares de baixo para cima, que é para não detonar o aeradinho das claras em neve, que deixa o bolo fofinho.

Deite a massa na forma, não esquecendo de dar uns tapinhas no fundo para soltar o ar que fica preso na massa, e caso não suba à superfície resultam naqueles buracos de massa solada (lá eles!), e não pode!

Olha, eu nunca conto tempo no forno, não lembro, porque meu negócio é pelo nariz, mas deve ter ficado lá por uns 40 minutos, eu diria. Será, gente? Ou foi menos? Eu tô dizendo que eu não atento para esse negócio de tempo! Se nem relógio eu tenho?

Mas fica tranquilinha, que vai dar tudo certo. Sempre dá.

Ah! É sempre bom dar uma repassadinha nas regrinhas básicas para o seu bolinho abalar Bangu aqui no post Bolinho amigo, se liga.

Ai, ai, custa nada fazer um bolinho domingo, né?

§ 39 Respostas para Bolo de laranja para a Joanna

  • Lili disse:

    Minha florzinha, meu marido insiste que quer bolo de laranja com casca, pois o sabor fica mais forte, ja fiz 2 vezes tirando as semente e as partes brancas do centro da laranja, mais a massa fica amarga e pesada. tem alguma ideia do que pode estar saindo errado?

    Curtir

  • Oli disse:

    Socorro Kátia!!! Meus bolos estão saindo ligados.Não sei o que está havendo, não era assim, se bem que levei um tempo sem fazer bolos, e agora que voltei a fazê-los está um desastre!!! buá.

    Curtir

  • Rafael M. disse:

    Há algum tempinho descobri o Piteu.. e tenho testado algumas receitinhas durante o final de semana. E na vontade de comer um bolo “simples” fiz essa maravilha! Que bolo lindo que ficou. Que simples que nada.. isso aí é uma das maravilhas do mundo! O duro é comer um pedaço só!
    Bjo grande!

    Curtir

  • Oli disse:

    Olá Katita!!
    Vc tem receita de bolo de tapioca? Quando tiver um tempinho para postar agaradecerei muito começando desde agora. Procuramos aqui em casa e descobrimos que não temos!!! Tb n achei no livro Dona Benta daqui de casa. Poderia procurar pela net, mas eu confio mais nas suas prientações.
    Super bjs soteropolitanos.

    Curtir

  • Joanna Rauta disse:

    Katita, fiz o bolo mas solou. Fiquei super frustrada, pois é meu primeiro bolo que sola. 😦
    Segui a receita exatamente como está no post, apesar de nunca ter batido o fermento antes. Mas vc foi tão enfática quando disse pra adicionar a farinha e o fermento peneirados e bater loucamente, que nem questionei e me joguei.
    Vou fazer outro hoje, só que colocando o fermento por último, como sempre faço. Depois volto pra te contar.
    Beijos…

    Curtir

  • Oli disse:

    Olá ! me lembrei de uma coisa: como faço para o bolo não ficar com aquelas casquinhas chatas quando desenforma? Será excesso de farinha na fôrma? bjksssss

    Curtir

  • Erica disse:

    Oi Katia, e todas as cozinheiras afetivas…..O que vou fazer agora e ensinar o Arcebispo a rezar o `Pai Nosso`, mas as vezes….Essa receita de bolo já e tradicional na minha familia, e com ela tbm fazemos bolos de aniversário ou bolos recheados. Para isso, basta trocar o suco de laranja por 1 copo de leite, ai vc tem uma massa básica, ainda se colocar granulado faz um bolo formigueiro, se colocar umas 3 colheres de chocolate em po, temos um bolo de chocolate que vc poderá rechear e decorar, e se fizer 1/2 massa branca 1/2 de chocolate já tem um bolo marmorizado…. E pra terminar outro dia tinha algumas macas que estavam passando do ponto, ai troquei o leite por um copo de oleo e acrescentei 1 copo de maca picada (com casca e tudo). untei a forma com farinha e canela e ganhei um bolo delicioso de maca. Ai lembrei de um outro, com a massa com leite se tiver com banana bem (muito) madura e ´só forrar a forma com banana picada e jogar a massa por cima, temos quase uma cuca. Gente essa massa é muito versatil. Gde beijos a todas as cozinheiras

    Curtir

  • Rafa Galvão e Galvão disse:

    KKKKKKKKKKKKKK

    Dizem que negar alguma coisa pra grávida da terçol… kkkkk

    Bjs

    Curtir

  • Eleonora disse:

    O bolo é maravilhoso, suas receitas, idéias, criatividade, idem, idem … rs mas seu humor, seu jeito particular de contar as histórias, ou dar uma simples receita, é demais!! Eu morro de rir!! (até quando vc tá p da vida com alguma coisa, vc consegue ser engraçada!) Fazer o quê? Rir muito com “seus escritos”, é o jeito…rs Conviver com você deve ser um privilégio. Parabéns!

    Curtir

  • Rafa Galvão e Galvão disse:

    Joanna, Alice e Katita,

    eu e Maria Sofia podemos pegar ‘carona’ no bolo tambem??? Nossa senhora, estamos aqui babando, hehehehe

    Joanna, minha flor, chega lá pra segunda semana de novembro… tb será escorpiana como Alice e como a mãezona aqui… Muita saúde pra voces duas.

    Katita, beijos beijos… escapou bunita do terçol hein gata???!!! KKKKKKKK

    Curtir

  • Noemia Lazari disse:

    Amada, que bolo é esse – pelamordedeus!!!!! – são 22:45h e estou salivando, pode? Esse aí, ó, vai rolar amanhã no meu fogão – que presta muiiitiu – com toda a certeza do meu ser… Também gamei no teu sorriso largo… kkkkkkkk. Só vc mesma, iluminada!!
    Beijos, beijos e + beijos pra vc, Joana e a poderosa Alice, seja bem-vinda a esse mundo louco, de mulheres muiiitiu loucas!!

    Curtir

  • Mariane disse:

    Hummm, e acompanha com um café fresquinho… ô meu pai…

    Beijo

    Curtir

  • Verdica disse:

    Como sempre, passo por aqui e saio com água na boca!
    Que delícia!!!
    Minha avó também faz um bolo de laranja fantástico! Que saudade!
    Beijinhos!!!

    Curtir

  • Andréia Tumioto disse:

    Kátia, parabéns, que bolo maravilhoso, aliás, todos os seus bolos são perfeitos. Eu acho que fazer bolo é um dom, sabia? Por mais simples que seja… Esse dom, eu infelizmente não tenho… já segui toda as suas dicas, mas o negócio não vai, não. Pra me conformar, eu digo que deve ter alguma coisa errada com o meu fogão…kkkkkk. Que Deus abençõe você, suas mãos, sua criatividade e seu dom…(e o seu fogão também!)Beijos

    Curtir

    • Katita disse:

      Ô, minha comadre Andréia, amém, mas não é possível isso, a gente tem que descobrir o que é que tá pegando. Vamos fazer assim? Faz um bolinho e assa na vizinha pra ver se a culpa é do fogão mesmo? Me atualiza depois, que eu fiquei preocupada? kakakakakakakakakakaka
      Beijo, lindeza!
      K.

      Curtir

  • Roberta disse:

    Leio vc desde os tempos de Rainha e agora, no seu reino particular, a cada post me encanto mais. 🙂

    Curtir

  • Maris Stela disse:

    Katita, seu bolo é delicioso e MARA…
    Joanna, que a Alice venha adoçar, mais ainda, a sua vida!
    Ana, coragem, Vc vencerá! Também passei por químio, achava tudo sem gosto, sem sal (salgava a comida às pampas). Terminando essa fase, tudo volta ao normal. Ânimo!!!
    Beijos para todas vcs.

    Curtir

  • RôGratão disse:

    Katita e Kate… também fui “obrigada” a lembrar daquele post da discórdia da Yvonne… kkkkk…
    beijinhos e boa semana!
    RôGratão
    http://www.gratissima.blogspot.com

    Curtir

  • kate Luna disse:

    Hummmmmmmmm era tudo q eu precisava para uma tarde de domingo … valeu katita ! Me lembrei do post bolo de laranja da discórdia de lá do Rainhas kkkkkkkkkkkkk … ali foi pau viu !

    Curtir

  • Ana Carpa disse:

    Vou fazer para ver se consigo comer, pelo menos a foto é de dar água na boca. Vou explicar: devido a quimioterapia estou sem paladar e quase não consigo comer. bjs. Ana Carpa…

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Awwww que bom que a Alice ainda nao nasceu! Da-lhe Katita pelo timming perfeito ahahahaha

    Parabens pela menininha Joanna 🙂

    Esse bolo ta tudo de bom hein? Tem umas laranjas rolando aqui em casa faz um tempao…sera? sera?

    Curtir

  • Omeletegirl disse:

    Doce como você, minha Katita!!!!!

    eu tb amo um bolo com café!! Vou fazer esta receitinha rapidinho. Pq meu maridinho tb ama um bolo que não seja de chocolate :o)

    beijocas

    Curtir

  • Joanna disse:

    Ai Jéesuss, eu nem acredito.
    Katita, acabei de me sentar no sofá após finalmente terminar de arrumar o quarto de Alice, com os pés super, hiper inchados e me deparo com essa receita delícia.
    Alice ainda não nasceu, entrei no nono mês e a partir do dia 10 de novembro ela pode vir quando der vontade. Amanhã mesmo farei esse bolo e vou curtir com minha filhota até a última migalha. Bolinho de laranja, cafezinho fresquinho, chuvinha batendo na janela e Alice na minha barriga…NÃO TEM PREÇO.
    Muitíssimo obrigada Katita. Beijosss…

    Curtir

    • Katita disse:

      Ai, Joanna, graças a Deus, que alívio! Então é uma doce menininha… Alice! =))))))))
      Promete que vai fazer esse bolinho rápido antes que ela resolva se antecipar, minha irmã?
      Beijo enorme de felicidade e alívio!
      =)
      K.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bolo de laranja para a Joanna no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: