Dendê

4 de outubro de 2011 § 18 Comentários

É dessa frutinha aí, que dá num tipo de palmeira, que é extraído o famoso azeite de dendê, que dá cor e sabor às nossas moquecas, o ingrediente que as caracterizam como moquecas tipicamente baianas. E não apenas as moquecas, mas também boa parte da cozinha afro-brasileira tem um tom dendê, como o acarajé, o abará, o vatapá, o caruru, o bobó.

Desnecessário dizer que a qualidade do azeite de dendê faz TODA a diferença, e eu sinto muito pelas comadres que compram dendê no supermercado, ávidas por saciar a sua fome de comida baiana, de lá do Sul, Sudeste, outros países e continentes, porque azeite de dendê bom é o artesanal, como aquele feito no Recôncavo, área da mamãe, que está na rota dos maiores cultivadores de dendê do Brasil.

Nas fotos acima, a trilha por onde caminho quando estou no interior, onde encontrei certa feita a Dona Helena, que a julgar pelo feixo de lenha e pelo saco de dendê, apostei que fosse cozinheira. Puxei um dedinho de prosa e bingo! Dona Helena, faz seu próprio azeite de dendê com os frutos que cata no mato, e vende-o para alguns restaurantes, além de vender também comida “de ganho” em sua casa, feita no seu fogãozinho a lenha.

E para a minha felicidade, ainda descobri que Dona Helena é uma das melhores cocadeiras de São Gonçalo. Adivinha se eu não virei freguesa… uma fofa Dona Helena, conversadeeeeeira! =)

§ 18 Respostas para Dendê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Dendê no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: