Frigideira de repolho roxo com bacalhau

27 de setembro de 2011 § 10 Comentários

Eu não sei aí, mas aqui na Bahia frigideira de repolho é praticamente um clássico. Normalmente é feita com camarão seco, que eu não curto muito pois acho MUITO forte. Daí que eu sempre escolho outros bichos do mar, tipo atum, salmão, sardinhas, camarão fresco ou, como no caso de hoje, bacalhau.

Eu sempre uso o repolho roxo, que além de mais saboroso ainda anima com aquela cor linda de morrer. Solto as folhas, tiro aquele talo do meio, empilho umas quatro folhas e enrolo tipo um charutinho para depois ir cortando em tirinhas beeeeeeeeeeem fininhas, senão a frigideira perde toda a graça, juro por Deus, detesto tora de repolho, hein? Usei as folhas de 1/2 repolho.

Agora o bacalhau, que eu já tinha dessalgado, cozido no leite e desfiado. Refoguei cebola, alho, 1/2 pimenta dedo de moça sem semente e 1/2 tomate, tudo bem picadinho no azeite de oliva, depois somei o repolho, 1/3 de xícara de caldo de legumes e deixei reduzir até ficar só úmido; somei o bacalhau desfiadinho, misturei bem, deixei refogar mais um pouquinho tudo junto e no fim de tudo, salsinha picada muita, né?

Momento ovo: na batedeira 3 claras até ficarem em neve, depois junta-se as gemas, sal, 1 colher de sopa rasa de fermento em pó (que eu nem sei porque eu coloco já que murcha sempre) e um punhadinho de farinha de rosca.

Antes eu fazia frigideira alternando camadas de ovo batido com recheio, mas hoje eu apenas incorporo o ovo batido ao recheio envolvendo tudo delicadamente com um garfo (senão perde-se a textura aerada do ovo) e depois deito a mistura toda em refratário untado e levo ao forno médio pré-aquecido por uns 20 minutos.

Eu já fiz frigideira de repolho roxo com tudo quanto é fruto do mar, enlatado e fresco, e todas as versões ficaram deliciosas! Foi a primeira vez que eu fiz para Bento e estava super tensa porque não tinha outra opção caso ele não gostasse. Entortou o nariz para aquele negócio roxo, futucou, cheirou, pegou um taquinho de nada com a pontinha da unha, colocou na boca todo desconfiado, prestou atenção, se animou, e repetiu o prato. Ufa!

§ 10 Respostas para Frigideira de repolho roxo com bacalhau

  • Camila Oliveira disse:

    Katita, pra frigideira não murchar e chegar a mesa inflada como um balão tem que por côco ralado no recheio, independente de qual seja… Eu ponho a mistura de ovos embaixo, o recheio com côco e um pouco dos ovos no meio e finalizo com mais um pouco dos ovos. Prometo que fica estilo souflé!
    Olha a abusada da carioca querendo ensinar frigideira pra baiana, hehehehe…

    Beijos Katita, te adoro, viu?

    Curtir

  • LiLy disse:

    Katita Lindona!
    Deixa eu te dizer uma coisa: Bentinho é The Best! Adoro esse menino!
    Olhou, cheirou, provou com parcimônia e aprovou!
    Eu faço igualzinho até hoje!kkkk…

    Brincadeiras a parte, só o fato dele não ter se negado a provar já é motivo de festa, rsrs… Palavras de uma mãe quase traumatizada de tanto ouvir ” nunca comi e nem quero comer!”. ai,ai…é uma batalha diaria ampliar os conhecimentos gastronômicos do filhote, mas eu chego lá! Menino Bento há de servir de exemplo!!! 🙂

    Agora… chamar Frigideira de omelete ou fritada é quase que um sacrilégio! Frigideira é tudo de bom e mais um pouco, hummmmmm… é bom demais. A de Maturi então… aiiiiiiiiiii… que saudade da Bahia!

    Beijinhos e parabéns pelo seu pequeno Gourmet.

    Curtir

    • Katita disse:

      Lily, a de maturi com camarão fresco é a minha preferida. Já publiquei uma no Rainhas, mas vou fazer de novo especialmente para o Pitéu, até porque É TEMPO DE CAJU, VIVA!!!!!!!
      Beijim,
      K.

      P.S.: É, gata, mas quando Bento empaca também não tem quem faça, viu? Tive sorte ontem. =)

      Curtir

  • Paulinha Barreto disse:

    hahaha Katita, acho que nunca comentei um post seu de receitas porque meio que faço vergonha na cozinha, não tenho jeito (e olha que fui pro Rainhas e depois pra cá exatamente porque queria aprender, rs). mas essa descrição de Bento foi sensacional, pude até enxergar a cena, da desconfiança à rendição 🙂

    beijoca!

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Ka do cé,
    essa frigideira espetaculosa de bacalhau me deixou aguando.
    Delícia!!!!
    Bj

    Curtir

  • Kate Luna disse:

    Meninaaaaas, omelete ou frigideira , pude sentir o gostinho daqui … amoooooooo repolho e com bacalhau então,não tem como errar !!!

    Curtir

  • Dri disse:

    Katita, essa frigideira seria mais ou menos uma ometele beeeem bacana?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Frigideira de repolho roxo com bacalhau no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: