Almôndegas de carne com aveia e recheio de queijo coalho ao molho de tomates

19 de setembro de 2011 § 27 Comentários

Adoro receita de nomão, já falei né? =)

Tá, mas as tuas podem ser de frango, soja ou siri; podem ser feitas com farinha de trigo, ou de milho ou pão ou biscoito; com recheio de tofu, gorgonzola ou ricota; ao molho branco, amarelo ou rosè, fechado? Fica a idéia só para abrir os horizontes da pessoa.

Coisa rápida. Numa tigela coloque a carne moída (eu usei uns 500g) e tempere do seu jeito. O meu hoje foi sal, pimenta do reino, pasta d’alho e um toque de canela, como fazem os gregos. Uma vez temperada, junte um punhado de aveia, e para dar liga, um ovo inteiro e um fio de azeite de oliva. Mexa tudo com as pontas dos dedos, avaliando se é necessário um pouco mais de aveia (se tiver muito molengo) ou um pouco mais de azeite (se estiver muito seco). Quanto mais úmido melhor, desde que seja possível enrolar. É que quanto mais úmido, mais macio o resultado final. Se você pesar a mão na aveia suas almôndegas vão tender a ficarem mais secas, concorda? Encontrou o ponto bom de enrolar, faça bolotas, enfie pedacinhos de quejo no meio delas, remodele e dê uma selada nelas numa frigideira de teflon apenas untada com óleo. Reserve.

Aqui eu fiz um molho de tomates com polpa in natura que eu já tinha preparado na geladeira (tomates maduros sem pele e sem sementes processados). Dourei cebola picada na manteiga, juntei a polpa de tomates, somei um pouco de caldo de legumes, acertei o sal, pitadinha de açúcar para resolver a acidez dos tomates, e depois foi trazer as almôndegas seladas para a panela e deixar cozinhar em fogo baixo até reduzir a água do caldo, que deve coincidir com um ponto macio das almôndegas. Para finalizar, um punhado de salsa fresca picadinha e ABAFA!

Sou doida por almôndegas. Os guris p-i-r-a-m nestas aqui (que tem queijinho de surpresinha dentro, né?)

§ 27 Respostas para Almôndegas de carne com aveia e recheio de queijo coalho ao molho de tomates

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Almôndegas de carne com aveia e recheio de queijo coalho ao molho de tomates no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: