Melaço do amor

13 de setembro de 2011 § 22 Comentários



(“O que mais mexeu com meu coração. Queijo com melaço. Experimentei essa delícia com vista para Olinda”.)

Katita, linda, tudo bem com vc?

Preciso te contar! Estive em Recife e Olinda nos últimos dias e só lembrava de vc!

Ok, ok, vc é de São Paulo, vive em Salvador, eu sei, entendi… mas sou louca, vc já sabe, misturo tudo! E sabe que paulistano tem a mania feia de falar que “Norte e Nordeste é tudo a mesma coisa” (Ignorância, mas a comida parece mesmo…)

Menina!! Eram tantas referências que pirei na comilança!

Muita carne seca, aqueles peixes maravilhosos combinados com coco e coisas mil que vc vive fazendo, feijão verde, tapioca no café da manhã e, o que mais me lembrou vc: Melaço e Beiju.

Me ofereceram mousses e pavês de sobremesa e eu disse “Não, quero é queijo com melaço que eu vi que tem.” Imagine se Katita usa melaço e eu perderia a oportunidade?? Nunquinha!!

Quero agradecer por vc enriquecer meu repertório gastronômico e me atiçar a curiosidade de provar tantas delícias diferentes do meu dia a dia.


( “Carne seca com coco na moranga. Um dos melhores pratos que já comi na vida! | Camarão na manteiga, saboreado na beira da praia de Itamaracá, com vista para Coroa do Avião | Descobri que nunca tinha comido nem tomado água de coco de verdade! | Almoço honestíssimo em Olinda. Carne seca com queijo, feijão verde, farofa, macaxeira frita, arroz branquinho, vinagrete e pirão de queijo” )

A ida à essas cidades foi uma “viagem” de verdade para mim: meu pai é paraibano, veio para SP aos 18 e nunca mais voltou (hj tem 73), mas mesmo assim vive falando das delícias típicas, do sabor diferente da água de coco, das lindas praias, da alegria e hospitalidade do povo… foi um resgate da minha origem, uma apoteose de lembranças afetivas de histórias ouvidas e receitas que vc já publicou. Misturei minhas lembranças com tantas coisas boas, deliciosas e tão amorosas que vc compartilha.

Foi lindo e vc estava por lá! 😀

Beijos

Andrea Meneghel

***

Eu tenho um caso de amor com a Andrea Meneguel desde os tempos do Rainhas do Lar. Sempre tive muita afinidade com os seus comentários, impressões e gostos. Quando ela me mandou este e-mail tão rico de sensações e memórias gastronômicas, eu imediatamente lhe pedi autorização para publicá-lo porque eu quis muito dividir com vocês esse “olhar” paulistano tão franco sobre a comida nordestina. Sorte nossa que ela deixou, vejam que delícia de experiência.

Andrea, lindeza, meu coração por ti gela!

=)

Amor,
K.

§ 22 Respostas para Melaço do amor

  • Dri disse:

    É que Belém tem farinha Katita… e eu amo tudo que leva farinha…

    Curtir

  • vovo mima disse:

    Af! que comidas mais q deliciosas! Viva nosso Brasil!

    Curtir

  • Mariana Teixeira disse:

    Queijo coalho assadinho é coisa de Deus!e com melaço,então..delícia!
    Comemos muito bem no nordeste,né?Amo minha terra,e não conheço ninguém que venha pra cá e não se apaixone também..
    Beijos,Andrea..belíssimas fotos!

    Katita..obrigada por partilhar esse email tão lindo com a gente!

    Bjos sergipanos!

    Curtir

  • Katita,
    Quando estamos fora da nossa terra amada damos muito mais valor a tudo sabia? Quando eu morava no Brasil, nunca sai de SP. Hoje, meu irmão mora no Ceará e eu morro todo dia um pouquinho de tanta vontade de conhecer o norte e nordeste do Brasil. Já falei pro marido que quando voltarmos definitivamente para o Brasil vamos conhecer cada pedacinho do nosso país. Agora você imagina a pessoa aqui babando encima desse queijo com melaço ( que nem sei que gosto tem) e sem ter pra onde correr? Vou lá na cozinha pegar um pedaço de queijo que tem aqui, jogar um pouco de mel encima , fechar os olhos e pensar que to comendo esse ai….
    Bjs pra Andrea e pra você Katita…

    Curtir

  • Dri disse:

    Eu também me reviro de vontade de passear pela Bahia inteira, Recife, Belem… só pra comer essas coisas que aparecem por aqui…

    Curtir

    • Katita disse:

      Dri, Belém já é outra pegada, bem, que eu não domino, inclusive. Aliás, o Norte é um universo à parte com costumes alimentares e pratos típicos bem distintos. Lá é Amazônia, aqui é litoral, e isso muda tudo à mesa.
      =)
      Beijim,
      K.

      Curtir

  • Isabel disse:

    Inveja boa existe né ? Foi o que senti com as lembranças e carinho da Andréa, que viagem linda, deve ter sido a real e a das lembranças..
    Parabéns pelo texto viu Andréa..e para voce Katita por ser tão querida por todas nós…

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Katita, me emocionei… obrigada pela oportunidade de compartilhar minha experiência, tão pequininha, mas que pode despertar a curiosidade e as emoções de outros. Vc é mesmo muito especial!

    Gabi, o restaurante é esse mesmo!!! Uma delícia de lugar, com preço pra lá de justo e uma super vista! 😉

    Beijos.

    Curtir

  • Valéria disse:

    Esse queijo com melaço deu água na boca. Ai que vontade que dá!

    Curtir

  • Rachel disse:

    Moro no Rio há um tempo, mas sou de João Pessoa. Que saudades da gastronomia maravilhosa do nordeste. Adorei as fotos! Ah, só acho que as comidas do nordeste e do norte são bem diferentes sim… ou não? rs.

    bjosss

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Ave Maria, só tem coisa boa nesse blog-lindo-de-meu-Deus.
    Amo vir aqui e compartilhar tanta emoção.
    Ka, vc vai receber, sempre mais que o dobro, toda energia boa que passa pra nós, pode crer.
    Bjs

    Curtir

  • Dani Falcão disse:

    Vixe, eu ando sumida aqui nos comentários, mas escrevo para dizer que “viajei” neste relato da Comadre Andrea! Katita, você nos inspira em tantas direções, que mesmo de longe você estará sempre por perto! E dá-lhe amor! Beijocas!

    Curtir

  • Kate Luna disse:

    Menina, vixe que vergonhaaaaa a minha,mesmo morando em Pernambuco,beijando Olinda sempre q posso, nunca experimentei queijo coalho com melaço …Preciso rever isso urgente! Katita mulher ,tu é lindaaaa com essas dicas,daí a lei do retorno,só tem amigas lindas que não esquecem de compartilhar as experiências contigo.
    BJs

    Curtir

  • Neuma Jonsson disse:

    Ai..estou tão longe do meu amado Nordeste (sou cearense e moro na Suécia há 10 anos) e qdo chego aqui vejo essas delícias de fotos, delícias de palavras vindas do coração de pessoas lindas e meigas q meu estômago agora grita por um prato de feijão verde e paçoca…o q faço???? rsrs

    Curtir

  • Gabi disse:

    Apesar de ler Piteu e RL há anos, nunca tinha escrito antes. Hj n resisti, pois acabo de chegar de uma viagem de 30 dias com o namorido maravilhosa, onde fizemos varias cidades do nordeste de carro (de maceio a fortaleza), na hora q li a descrição do almoço em Olinda reconheci o prato, foi o mesmo que comi, no restaurante Art & Sabor (acho q era isso!)e realmente é incrivel e barato, o pirao de queijo coalho é divino! Ja que comecei a contar, Katita minha diva, qdo estava em Natal eu comi uma tapioca maravilhosa e na hora lembrei, acho q ja vi isso em algum lugar, dei uma busca e achei, foi vc na Casa de Taipa, em Natal, lembra? Nossa q tapioca e cuscus delicia o artesanato deles então….de enloquecer! Esse Nordeste só tem coisa boa, deus abençoe! Katita, te amo, vc e muito inspiradora na minha vida! Beijos mil

    Curtir

    • Katita disse:

      Gabi, quando leio essas coisas que vocês escrevem sinto um misto de felicidade, mas também uma enorme agonia por não poder abraçar vocês. Eu espero conseguir retribuir toda essa ternura.
      Beijo amoroso,
      K.

      Curtir

  • Sillmelo Akita disse:

    Sabe o que poderia complementar o prato?
    Uma banana frita com canela. Hmmmmm
    Cartola… como eu amo cartola.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Melaço do amor no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: