Doce de leite de vó com anis estrelado e raspinha de laranja

17 de agosto de 2011 § 29 Comentários

Este é o meu doce preferido, mas tenho que confessar que quando digo este é o meu doce preferido, estou me referindo ao que eu faço mesmo, desculpa a isenção total de modéstia, mas é por causa do açúcar. Mesmo naqueles points famosos pelos doces de leite de vó sempre encontro dois problemas: excesso de açúcar (um problema cultural) e cozimento insuficiente (um problema social de falta de tempo), o que consiste numa calda rala, que não faz a minha cabeça.

Este último fiz para a última festa que eu fiz fim de semana passado, utilizando 10 litros de leite, que depois de 6 horas no tacho de cobre em fogo brando, reduziu a menos da metade.

Mas como ninguém aqui vai fazer 4 kg de doce, vamos considerar um tanto com 2 litros que vai render uma compoteira pequena em sua casa.

Coloque o leite na panela e esprema 1 limão grande inteiro coado para talhar o leite. Leve ao fogo médio até levantar fervura, mexendo de vez em quando, com panela semi-tampada; agora some 5 estrelas de anis e raspas de 2 laranjas (cuidado para não raspar a parte branca, que é azeda!), e deixe reduzir um pouco. Hora de adoçar, a gosto. Ao invés de te dizer some 3 ou 4 xícaras de açúcar eu vou te dizer para somar 2 xícaras de açúcar cheias e experimentar; a partir daí vá somando cada vez menos açúcar até chegar no seu ponto. Agora é o fogo quem faz o milagre; abaixe bem, mantenha a panela semi-tampada e vá mexendo de vez em quando raspando o doce que vai se formando nas laterais e fundo da panela, que vão ajudando a encorpar e bronzear o doce.

Você saberá a hora em que ele estiver pronto. Se, por ventura, secar muito, junte um pouco mais de leite, misture bem e desligue o fogo antes que ele seque de novo.

Este doce balança todas as minhas estruturas, e hoje em dia prefiro o anis aos tradiconais cravo e canela. Ah! E doce de leite de vó sem raspinha de limão ou laranja não existe mais no meu mundinho de açúcar e afeto.

Ah! É comum a confusão entre este doce e ambrosia, mas a diferença é que o ambrosia leva ovos, e aqui não carece! =)

§ 29 Respostas para Doce de leite de vó com anis estrelado e raspinha de laranja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Doce de leite de vó com anis estrelado e raspinha de laranja no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: