Jardineira

20 de julho de 2011 § 16 Comentários

Eu não passo sem jardineira. Acho prático, versátil e uma boa estratégia para garantir vegetais na alimentação do dia-a-dia.

Aqui em casa eu costumo fazer uma boa quantidade (que renda, pelo menos 6 porções) e congelo. E não tem receita fechada, faço com o que encontro de bom no mercado e com o que tenho em casa. Nesta última usei cenoura, vagem e couve-flor (cozidas levemente no vapor), pimentões amarelos, milho e ervilha. Mas você pode acrescentar brócolis, palmito, chuchu, batata… É misturar tudo e foi. Nada de sal ou qualquer tempero. Isso eu faço na hora que for dar destino à minha jardineira, que pode ser:

~ Uma saladinha, neste caso é só temperar com azeite, sal, pimenta e molhinho de sua preferência;
~ Arrozinho. Faço um arrozinho branco al dente bem sequinho e depois derreto manteiga, junto a jardineira, um pouco de curry, e misturo ao arroz com um garfo;
~ Um suflê de legumes;
~ Omeletes com queijo;
~ Incorporado a um refogadinho ou papelote de frango, carne ou peixe;
~ Na chapa;
~ Sopinha.

Só para citar o que me ocorre neste momento.

E depois, uma coisa que se chama jardineira não poderia deixar de ser linda, né?

§ 16 Respostas para Jardineira

  • Marisa verginelli de Almeida disse:

    Oi Katia, também sou adepta da jardineira e um jeito que eu preparo aqui em casa que meus filhos adoram é puxar os legumes no azeite(põe um tantinho a mais que de costume), e juntar um punhado de farinha de milho amarela,só para dar uma envolvida nos legumes, temperar com sal, uma pimentinha e salsinha fresquinha, Hummmm, fica bommmm!!! Acompanha bem frango, carne ou peixe, mas é bom só com arroz também. bjs.

    Curtir

  • maria esther disse:

    Que visual lindo ! Tem algum truque para que fiquem com essa cor tão viva ? Outro dia tentei com bicarbonato, mas achei que deu uma murchadinha…
    Acho que cozinhar no vapor também ajuda…mas eu não sei uma forma prática de fazer isso, e já que praticidade é contigo mesmo…aguardo tuas dicas ! Beijocão enorme ! Esther ( ah, amei a história da minha xará sem “h” !!!)

    Curtir

    • Katita disse:

      Esther, meu bem, a primeira dica é comprar vegetais de ótima qualidade, e eu cozinho no vapor sempre, e sem bicarbonato.
      Bom, eu tenho uma panelinha de vapor de alumínio e outra de bambu, prático é o processo em si, não tem mistério não nega, só precisa ter a panela!
      =)
      Beijim,
      K.

      Curtir

  • Kate Luna disse:

    é lindo, delicioso mas … como disse a Marília, perde um pouco a graça. Vê o q é não conhecer as coisas e ter truques como esses seus.Amo brócolis,couve-flor,ervilhas frescas..mas certa vez comprei congelado,sabe aqueles saquinhos que vendem no super mercado?Pronto,eles mesmo. Daí, não joguei na água quente não,esperei descongelar pra depoooooooois cozinhar…aff, ficou o Ó! molenga,sem gosto, daí deste então, desesti deles. Pq me desculpe tamanhã ignorância Katita, mas não sei comprar,não sei como fazer se eu comprar eles verdinhos na feira sabe.Até pego o brócolis como um buquê de noivas qdo vou ao mercado, mas não sei o q aproveito,o q vai pro lixo(se é q vai).
    Me ajuda vai … bjs

    Curtir

  • Julia disse:

    Katita florzinha..Você só cozinhou as cenouras,as vagens e a couve-flor(a couve é que nem você..flor)?O pimentão foi cru mesmo, né?!
    Dica super,tendo em vista que às vezes chego em casa deveras apressada e não posso(nem quero)deixar faltar uma saladinha(mesmo que no arroz)pros filhotes.

    Beijo procê..

    Curtir

  • vel disse:

    Juro que não sabia que esse prato se chamava jardineira…amei!
    Bjs

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Exatamente Ka!

    Aqui eu nao vivo sem meus saquinhos de legumes congelados. Vende de tudo q eh tipo e eh mesmo uma mao na roda 🙂 Faco igualzinho vc disse: jogo na agua fervendo e retiro assim q descogelar. Bom demais!

    Curtir

  • Maria Júlia disse:

    KA, Tua jardineira está linda! Mas eu to enjoando taaaanto que para mim, comida só virtual mesmo. hahaha Para isso recorro ao Pitéu! Nem cozinhar eu tô podendo! Senti o cheiro de comida, embrulhei!

    Curtir

  • Milla disse:

    Só um comentário… TU-DI-BÃO!

    Eu também sobrevivo dessas Jardineiras bárbaras, lindas, coloridas, self-made! =)

    Curtir

  • Marilia Fiedler disse:

    Oi Katita, tudo bem?

    Uma vez fiz jardineira e congelei, assim como você faz. Preparei-a como salada, mas achei que os legumes ficaram meio “sem-gracinha”. Depois disso desisti. Me animei com sua dica mas gostaria de saber se você tem algum procedimento no descongelamento, a fim de melhor manter o aspecto dos legumes, principalmente da vagem e do brócole.
    Bijim pro cê

    Curtir

    • Katita disse:

      Marília, ao invés de esperar descongelar, experimente dar um choque térmico, jogando a jardineira por exemplo direto numa panela com água fervente e retirando tão logo descongelar. Dia desses vi uma chef fazendo o contrário: tirando vagens da água quente e jogando numa bacia de gelo para que ficassem mais tenras, e acho que o contrário também procede. Me lembro inclusive de ter lido essa recomendação numa embalagem de produto congelado.
      Eu faço assim e dá certo. É bom lembrar, porém, que a melhor forma de consumir vegetais é na hora mesmo, né? Eles de fato perdem alguma graça, mas como estamos falando de praticidade e garantia de legumes semi-prontos para serem incorporados às refeições cotidianas, garantindo assim o seu consumo… para mim é ótimo.
      Vê aí e me diz!
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • cathvale disse:

    É por isso que gosto de seguir blog de gente assim: do bem, prática e com ótimas dicas pra dividir, sem medo de ser feliz. ADOREI! Não sabia o que era isso era jardineira (te confesso que quando começei a ler, pensei que era um poste sobre um macacão – jardineira. Abafa!); nunca tinha pensando em cozinhar isso assim. Valeuzão!
    Adoro aprender coisas novas (=
    Beijos!

    Curtir

  • Fábio disse:

    Boa idéia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Jardineira no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: