Bobó indiano do Lu da Ju

18 de julho de 2011 § 11 Comentários

Quando a querida leitora Ju Bússola comentou aqui sobre um tal bobó com curry que o Lu, seu marido cozinheiro preparou, eu endoidei porque botei a maior fé que bobó de camarão com curry verde (que é o que eu tenho em casa) certamente ficaria divino. Ô! Como é que pode dar errado? E como é que eu ainda não tinha pensado em aipim com curry, gente? Claro!

Bom, bobó você sabe, né? É um prato tipicamente baiano feito à base de creme de aipim (mandioca, gente), camarão e tempero de moqueca, que por acaso eu AMO e já descobri que fica divino com mandioquinha também (batata baroa, gente), mas esta versão indiana ficou lôka, delícia! Ju, dá um beijo no Lu?

Um esclarecimento para você que achou que o meu bobó deveria estar verde já que usei curry verde. Não entre nessa não, porque se a comadre resolver colocar curry verde até o camarão ficar verde, vai sair cuspindo fogo e ninguém vai dar conta de comer, porque este curry é doido de forte e picante, portanto, fica a nota de esclarecimento: ele é verde, mas a comida feita com ele não deve ficar, tá? Só se for pela adição de verdura ou qualquer outro corante natural.

Temperei os camarões (500g de filé – sem casca, caca e nem cabeça) na hora com pasta de gengibre, pasta d’alho, sal, gotinhas e raspinhas de limão e o curry verde tudo de bom. Reservei por coisa de 10 minutos. Neste ínterim dourei cebola branca ralada na manteiga, somei o camarão, quando começou a ficar rosadinho dei uma flambada com cachaça, desliguei e somei um punhado de salsinha picada.

O creme de aipim já estava feito: 2 aipins médios cozidos até espatifar em caldo de camarão (feito com as cabeças e cascas removidas), depois processei com o mixer ali mesmo e o creme ficou bem lisinho.

Voltando à panela com camarão flambadinho, juntei o creme de aipim, e suavizei com um pouco de leite de coco, para finalizar acertando o sal.

Ju, mais beijo no Lu!

Nota de pé de ouvido: Enjoadinhos de camarão? Desculpa, mas eles se multiplicam aqui em casa e eu ainda ganhei mais uma pacoteira.

§ 11 Respostas para Bobó indiano do Lu da Ju

  • Mariane disse:

    Pois e eu que ainda não provei desse Curry Verde?! Cada vez que vejo ele nas receitas fico mais curiosa!

    Beijo

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Eu nao enjoo de camarao NUNCA! Ainda mais pq raramente eu como 😦

    Que luxo esse prato…Parabens Lu pela ideia massa.

    Ficou tao lindo Katita, que fominha xxx

    Curtir

  • Ju Bussola disse:

    Gentemmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tô que não tô me aguentando!!!!!!! Que chiquérrimo!!!!!!!!!!!! Fiquei besta que só!!
    Amore espero q vc tenha gostado… O problema é que agora tô com fome!!!
    Ah!!, te mandei as fotos do tempero q o Lu falou e as da Luiza comendo o tal “pure de feijão”.

    Beijos no coração,
    Ju, Lu e Lu.

    Curtir

  • lufavassa disse:

    Katia, aqui é o Lu da Ju, pra quem não quiser o curry, verde pode usar o de pacotinho se não tiver o indiano verdadeiro, e pra quem não gosta ou não pode comer camarão acoselho usar o peito de frango em tirinhas, finas, e usar o mesmo tempeiro de moqueca, fica uma maravilha, o bjs ja esta dado, e mais um pra vc. se precisar de algumas coisas diferentes me fala que te mando. Sucesso.

    Curtir

  • Erika disse:

    Ah, eu tb quero!
    Adoooro camarão e essa foto é uma verdadeira tortura…
    Poxa Ka, manda uma quentinha pra mim…rsrs. Camarão fresco, em São Paulo, é quase um achado. Congelado não fica com o mesmo sabor.
    Minha irmã está em Itacaré, curtindo as merecidas férias (ela é professora), e se acabando na comida (ela é bom garfo, como eu! rs), estrapolando no peixe e tudo o que pintar pelo caminho. Que vontade de estar por aí tb!

    Curtir

  • Dani Falcão disse:

    E bobó é um “prato sustança”, rsrsrsrsrs, com um arrozinho branquinho. Já usei curry até em bacalhau, gosto muito! Mas esse verde aí, ainda não deu as caras por aqui… Eu enjoada de camarão, never!

    Curtir

  • Grace disse:

    Katita, explica essa parte da flambada pra quem nunca se arriscou?!?!?! Tou com quiiilos de camarão no freezer (da última ida ao litoral, ja viu mineiro né!!! kkk…. e fui muito com as fuças dessa receita!!!!
    Beijuuu

    Curtir

    • Katita disse:

      Grace, boneca, inclina a panela, deita a bebida alcoolica de sua preferência (para flambar prefiro destiladas mais fortes como conhaque, vodka, uísque ou cachaça e inclina mais um pouco até a chama da panela alcançar a bebida e incendiar o conteúdo da panela. É LINDO! O fogo apaga por si só na hora certa e o camarão vai ficar bêbado, tenro e delicioso. =)
      Beijo de boa sorte!
      K.

      P.S.: Tire as crianças da cozinha!!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bobó indiano do Lu da Ju no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: