Menos poluição visual na cozinha!

13 de julho de 2011 § 44 Comentários

É muito rótulo, muita embalagem, muita marca, muita informação na cozinha, né não? Eu tenho pavor de levar rótulos para a mesa, fico agoniada, não tenho paz! Vou logo tratando de transferir manteiguinha para a manteigueira, enfiar o requeijão cremoso num porta-requeijão, queijo na queijeira, biscoito na biscoiteira e por aí vai. Na geladeira eu também faço o que posso, embora não seja possível fazer isso com todos os produtos (como aqueles que não uso com frequência e preciso estar atenta a validade), mas os enlatados e conservas, por exemplo, eu dou logo uma providência, até porque enlatado dança rápido se continuar na lata após aberto, né? Tem que fechar bem fechadinho. E é feio também aquela latona aberta olhando para a gente.

Aqui em casa eu tenho uma prateleira onde vou colocando frascos fofinhos de vidro de váriso tamanhos diferentes com tampa, que vou aproveitando. Tiro os rótulos, lavo bem lavado, dou banho de água quente, deixo escorrer emborcados e depois seco bem legal com pano limpinho; fecho e vou colocando ali sempre à mão, que é para no exato momento em que eu abrir um sachê de molho de tomate, por exemplo, já passar a mão num deles, de tamanho proporcional, e já colocar bonitinho na geladeira.

Desta forma eu preservo por mais tempo estes produtos, deixo minha geladeira mais… como direi… clean, e dou uma aliviada no meu juízo, que eu não dou conta de tanta informação!

§ 44 Respostas para Menos poluição visual na cozinha!

  • Dani Falcão disse:

    Sem poluição e decorando tabém, olha a dica fofinha que descolei na internet: http://casacorpoecia.blogspot.com/2011/07/reaproveitando-vidros-pinte-do-jeito.html.Bjo!

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Katita, não conheço o livro, mas se me passar mais informações eu posso procurar aqui em SP e se achar, te mando.
    Bj.

    Curtir

    • Katita disse:

      Andrea, boneca, obrigada! Só me lembro que é um livro grande, talvez de capa dura sobre a história da publicidade no Brasil, com fotos incríveis e inesquecíveis de vários produtos! Ele foi lançado pela Editora SENAC, mas não sei qual delas. Procurei no site, fiz busca e não achei mais.
      =(
      Beijo grato, lindinha.
      K.

      Curtir

  • menina que delicia! aprendo tanto com vc! Amei a dica da Tulipa!! nao conhecia, amei! Vou ficar mais um pouquinho, nesta tarde de domingo! e agora este post pura insPIRAÇAO adoro. Vc é uma fofa!
    Tem coisas que ando fazendo na cozinha, que são a tua cara! Posso ate ouvir: Vai, lá se joga!
    tks sempre!

    Curtir

  • Val Leaubon disse:

    Até na casa dos outros fico de olho nas embalagens de azeitona e tal..Qdo. ameaçam jogar fora, dou um bote e me sinto uma “catadora”..rss

    Lavo tudo, retiro os rótulos e coloco uma tampinha em feltro. Faço geléia com frutas da época(agora é o morango – aqui no Rio já pode ser encontrado a R$1,00 no CEASA ou CADEG) e distribuo para os amigos!

    Acho que legal chegar na casa de alguém com um mimo desses(só tem que atentar pro fato do contemplado não ser diabético, daí é só fazer uma geléia com adoçante e pronto!

    Bjs,

    Val Leaubon

    Curtir

  • Carla disse:

    Katita, vc é mto phyna mesmo. Mandando brasa na geleia Bonne Maman! Pode reparar que em qq filme francês, se tiver uma mesa de café da manhã, VAI TER a geleia Bonne Maman da tampinha xadrez. j’adore! Mil beijinhos.
    Ca (RJ)

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Esqueci de dizer que também guardo os vidros luxo, graça e fofurice!
    Fazia isso jurando que era amor pelas embalagens e agora descobri que na verdade era só um jeito de, na verdade, me livrar das embalagens!!
    Bjs, vou pra terapia!

    Curtir

  • Andrea Meneghel disse:

    Preciso fazer confissões!! (não mais de adolescente, considerando meus 32..hehehe)
    1 – Eu sou professora universitária e pesquisadora da área de marketing e consumo.
    2 – Pesquiso expressividades de marca.
    3 – Sou dona de casa.
    Tudo isso só pra explicar meu dilema lendo esse post:
    1 – Embalagens fazem parte do meu trabalho, pois são um elemento importantíssimo para qualquer produto. (não só por estética, mas também por questões legais, informativas, etc…)
    2 – Eu sou apaixonada por embalagem ao ponto de fotografa-las no supermercado correndo o risco de parecer louca. (só parecer, entendeu, né?)
    3 – Em casa, no momento dona de casa, eu tenho pânico dos rótulos se desfazendo, de lata aberta na geladeira, de pacote de bolacha aberto!!
    Resumindo: Tô esquizofrênica! A culpa é sua que me fez pensar nisso! E agora??
    Bjs!!

    Curtir

    • Katita disse:

      KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      AI AI AI
      UI UI UI
      Tô roxa aqui, Andrea!
      Saudade d’ocê, flor.
      =)))))))))
      Beijo,
      K.
      P..: Ó, eu também coleciono algumas embalagens e rótulos antigos e ando louca procurando um livro da Editora SENAC sobre a História da Propaganda Brasileira, você conhece?

      Curtir

  • Carol disse:

    Olha que aprendi muito com essas dicas!!

    Curtir

  • vel disse:

    Adorei esse post…eu era sua seguidora em Rainhas do Lar, aprendi tanto, tanto contigo (moro agora em Salvador , mas antes morei em São Luís e Manaus e juro que todos os dias eu lia seu blog) e adoro seu jeito se escrever…estou taaaão feliz por ter te reecontrado com seu novo blog que vc pode chamar de só seu, é sua cara e esse nome “pitéu”, é fofo… amei, amei…

    Curtir

  • ana cristina disse:

    Tai gostei, sempre tenho vontade de guardar os vidros bonitinhos, agora sei qual função dar a eles. E é claro mandar a preguiça embora para fazer isso sempre!

    Curtir

  • Marcela disse:

    Que amor!! S2

    Super obrigada pela visita e pelos elogios!

    Beijão*

    Curtir

  • Marcela disse:

    Oi, Kátia!!! Oi, amigos do Pitéu!!!

    Tomei a liberdade de comentar seu post lá no meu blog (usei a sua fotinho da prateleira também, devidamente referenciada, ok?).

    Veja lá por que eu gostei taaaaanto desse post!! 😉

    Beijos*
    BordadosVegetarianos.blogspot.com

    Curtir

  • Milla disse:

    Katita, quando eu crescer, e minha casa também, quero ser igual você!
    Não tenho espaço pra mais nada… :/
    Adorei a dica! Vou botar a caixola pra funcionar e ver onde eu consigo descolar um cantinho pra guardar meus vidrinhos, caso contrário, vou fazer como a Nadjara sugeriu: congelar as sobras!

    Beijo beijo,
    Carinho sempre,
    Milla

    Curtir

    • Katita disse:

      Milla, também não precisa ter tantos frasquinhos assim, não, flor. Eu NUNCA uso tudo de uma vez. Dê uma sacada no seu consumo, veja quantos frascos voc~e tem no momento na geladeira e trabalhe com esta mesma quantidade. Eu diria que 10 é mais do que suficiente, de diferentes tamanhos!
      Beijim,
      K.

      Curtir

  • Joy Cleave disse:

    Eu tb arranco rotulo! Eh so colocar na maquina de lavar louca que sai praticamente todas as vezes 🙂

    Curtir

  • Angelica disse:

    Querida, aqui em casa faço do mesmo jeitinho. Beijinhos

    Curtir

  • Marcia H disse:

    eu aprendi a colocar vidros bem lavados no forno, quando asso bolo aproveito e coloco, daí fecho e guardo pra usar depois. mas às vezes nao me controlo e compro uns fofos novos para dar de presente com coisas saidas da minha cozinha.

    Curtir

  • Faço isso tb! tenho montes de potes de vidro, mas só guardo os de vidro, dos de plástico, não gosto.

    beijos

    Curtir

  • Cida disse:

    Oi Katia, amei, amei e amei sua idéia de aproveitar os vidros de tantas maneiras. Também quardo meus vidros como você, mas não usava para tantos fins quanto você os usa. Obrigada pela dica brilhante, amanhã eu e minha geladeira faremos grandes mudanças.
    Beijos,
    Cida

    Curtir

  • Evelyn disse:

    K., não chamo de paranoia não. Chamo de organização mesmo, rs. A cozinha fica até mais ‘padronizada’.

    Tenho ainda poucos potinhos, então, congelo o que dá até mesmo em bandeijinhas de isopor com papel-filme. Mas detesto saquinhos, potinhos, etc com nome de marca.

    Chegar do mercado é um daqui e tira rótulo de lá. Mas fica uma tranquilidaaaade depois.

    Curtir

  • Nadjanara disse:

    Oi Katita!!
    Quando abro um sachê de molho de tomate, coloco o restinho em forma de gelo e levo pra congelar.
    Depois qdo preciso novamente, tiro só os cubinhos que vou usar!
    Assim, nunca perco nada por estar estragado, com aquele bolorzinho branco em cima, eca (eu já deixei isso acontecer antigamente, rsrs)
    Beijooss…

    Curtir

  • Chá disse:

    Querida Katita, estou sumida ne?hehehe Muita correria minha querida, mas passo aqui diariamente! vendo sua cozinha assim, toda arrumadinha, organizadinha….Eu também guardo os potinhos mais fofos, e assim quando preciso levar ou dar algo, fica mais fácil ne? Beijos amada! Chá

    Curtir

  • Fábio disse:

    Eita que eu já tomei muito café nesse copos de massa de tomate.

    Curtir

  • Kate Luna disse:

    Ufa Katita, achei q só eu é quem tivesse essa paranóia kkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  • tieta disse:

    Ô minha flor, sua prateleira de embalagens é igual à que faço embaixo da pia, hehehe. E ainda achei jeito de incrementar: catei uma daquelas cartelas de adesivo (daqueles que a gente tira com água, sabe? antiiiiiiiiiiiiiiigo…) e dou uma customizada prá ficar com cara de meu. Passo base de unhas prá fixar e fica tinindo! O povo implica mas adora o capricho quando vai usar. Acho que é mais um TOC que tenho! 😮 Bjoca.

    Curtir

  • Joy Cleave disse:

    ahhahahaa adorei esse post! Me fez rir…Acho q preciso colocar em pratica essas suas dicas, minha cozinha eh poluicao visual sim! ooops

    Curtir

  • Vera disse:

    Você tem razão. Eu também tenho frascos guardados pra pôr molhos, mas principalmente pra pôr minhas geleias (as que eu faço), mas não tinha pensado em outras coisas. Realmente é uma poluição! Queijo eu sempre tiro da embalagem até porque mofa, mas manteiga eu nunca tinha pensado. beijocas

    Curtir

  • Sílvia G. disse:

    Minha ídala…
    Eu juro que queria ser assim..
    Queria ter metade dessa organização.

    Curtir

  • Vanisa disse:

    Katita, qual o método mais eficiente de tirar rótulos?

    bjsss

    Curtir

  • Isabel disse:

    Também tenho um monte desses vidros, bem limpinhos, aprendi lá no Rainhas com voces. Agora estou juntando para dar pra minha filha que vai se casar ano que vem. Temos que passar esses trucoes pra elas né não Katita…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Menos poluição visual na cozinha! no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: