Frango amarelo com leite de coco

6 de junho de 2011 § 51 Comentários

Era para ser com pupunha e tomate pelado, mas eu não consegui abrir a pinóia (para não dizer outra coisa) do frasco de palmito, era hora do almoço do porteiro e eu não ia incomodar os vizinhos àquela hora. Da última vez que eu precisei abrir este mesmíssimo frasco foi uma saga! Atravessei a rua e fui ter com o cabra da banca de frutas, que passou para o chaveiro, que passou para o guardador de carros, e nada. Nisso foi juntando gente para ver quem enfim poria fim àquela labuta. Atravessei a rua e envolvi o povo do restaurante, até que finalmente o cabra da barraca de frutas pegou o frasco de novo virado no diabo e daquela vez conseguiu, não sem tingir a tez de rubro-sangue, inchar as veias da garganta e parecer ver a cara da morte. Foi uma loucura, o povo aplaudiu e tudo! Gente, alguém precisa resolver essa pendenga ergonômica da maior importância: salvem as donas de casa que precisam abrir frascos de palmito e afins!!!!!!

Então, sem o palmito, eu desisti dos tomates pelados porque sou tinhosa e os queria juntinhos. Como eu tinha temperado os meus cubos de filé de frango com sal, gotinhas de limão, alho e minha forte pasta de gengibre, aproveitei a pegada asiática e resolvi somar ao frango temperado turmeric powder (cúrcuma picante indiana, mas você pode usar açafrão, curry ou cúrcuma comum) e finalizar o molho com leite de coco, que foi a providência mais simples e conveniente que eu tinha à mão.

Dei uma dourada nos cubos, agora amarelos de cúrcuma, numa mistura de óleo de gergelim com óleo de canola, somei pétalas e pétalas de cebolas roxa e branca, deixei dourar mais, depois um punhado de manjericão (porque era a única hortaliça fresca que eu tinha, mas neste contexto indiano o melhor seria coentro), e no finalzinho, um choro de leite de coco e um pouquinho de caldo de legumes que eu tinha pronto, para formar molhinho lindo. E formou.

Receitinha delícia para dar um glam no frango besta do dia a dia sem dor!

Ah! Preciso confessar que um marido faz falta na hora de abrir o frasco de palmito, viu?

§ 51 Respostas para Frango amarelo com leite de coco

  • Drika disse:

    Katita, voltando a vaca fria… aqui em casa nao sofro mais para abrir os vidros, coloco a ponta de uma faca entre a tampa e a rosca (do vidro) e dá uma forçadinha para entrar um pouquinho de ar, aí pronto fica mais desrosquear a tampa.
    Boa sorte com os proximos!
    Bjnhos

    Curtir

  • Ju Bussola disse:

    Ei linda!!!!!!!!!!!!!!!! Menina lembrei de vc… a AVON lançou um treco para abrir latas que funciona que é uma beleza!!!!!!!!!!! Mas cá prá nós, é melhor voltar no mercado e pedir ao gerente pra tentar abrir!! Rs******, Adoraria ser uma mosquinha pra ver a cena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijocas mil,
    Ju Bussola

    Curtir

  • SOLANGE disse:

    Olá Katita!

    Não sei se já deram essa dica que vou falar, pois não consegui ler todos os comentários. Nunca tive problemas em abrir vidros, pois quando está difícil, como no caso do seu palmito, eu coloco uns 2 ou 3 dedos de água em uma panelinha e ponho pra esquentar bem, não precisa ferver, e depois viro o vidro com a tampa pra baixo e deixo ficar 1 minuto + -, depois disso, a tampa ficará facinha de abrir. Podem fazer, eu garanto kkkkkkkk.
    bjim
    Solange

    Curtir

  • s disse:

    Minha amiga…

    Você definitivamente salvou meu dia com esse texto animado e engraçadíssimo. Acordei com doce (também pra não dizer outra coisa) enxaqueca e um banzo no estômago, onde só me entra o chá de boldo. E ainda acorda cedíssimo, só movida pelo amor de ver o marido comer um cuscuz com leite e café pretinho feito por esta jovem senhora que juuura, mas juuura que hoje nem passa perto da cozinha!

    Já passei por esta saga, e te juro que nem marido me salvou desta, coitado.. lá ia ter jeito pra essas coisas. Coisa de criação de minha sogra, lá homem não encosta na pia. (Onde já se viu?!) Ainda bem que quem dita as normas da casa sou eu e ele já se interessa por passar um café fresquinho e deixou de queimar os sanduíches heuehueheu Mas voltando ao palmito, marido não conseguiu e um belo dia com visitas em nossa casa, o meu cumpade foi quem deu esta dica da faca! Só pra eu ficar me perguntando, como que ninguém havia me dito aaaantes? ¬¬

    heuehueuehue

    Um bom dia doce pra ti!

    Curtir

  • eleonora disse:

    Já gostava dos seus textos lá no Rainhas e continuo fã por aqui. Morri de rir imaginando seu pote de mão em mão, na tentativa de ser aberto. O jeito simples que vc conta que simplesmente não fez a receita do jeito que queria porque o “tava na hora do almoço do porteiro” kkkkkkkk. Só você. Me divirto!! Bem, como baixou um feitiço tecnológico aqui em casa, estou sem máquina. Mas catei, catei por essa net da vida uma foto de um infalível abrir de vidros de palmito e outras tranqueiras mais. Infalível e coisa besta viu? É de ferro, pesado, com revestimento em plástico branco e eu tenho há séculos. Ele é bem forte e é tipo acessório prá sempre. Não há nada que eu não abra com ele e num segundo. Encaixar na tampa e pronto! (pareço vendedora do produto, mas é que funciona mesmo. .rs). Ganhei de uma irmã que foi numa dessas feiras de utilidades domésticas aqui no Rio, anos atrás. Mas já vi em algumas lojinhas tipo “tem tudo”. Aí vai a dica. Funciona mesmo, te garanto. Parabéns pelo blog e pelo bom humor. Um bjo. Eleonora.

    http://www.lojaoz.com.br/ch/prod/339023/abridor-de-potes.aspx

    Curtir

  • Debora Correa disse:

    Olha, a última vez que fui abrir um vidro de palmito foi um desastre. Tentei a técnica de fazer um furo no meio da tampa e quem disse que ajudou? Qual o que, o bicho nem deu sinal de vida! Por fim, tive de partir pra ignorância, e foi dando marteladas na faca, até abrir um tanto bom da tampa e salvar um a um os meus palmitos! Uma marmota!
    Beijos
    Débora

    Curtir

  • evelyn disse:

    ahahahahah me ‘bolei’ de rir, como diz o bófi amado aí do nordeste…ahahahaha mto divertido o texto…mas vem cá, num foi ate gostoso ver esse bando de homem não conseguir abrir o vidro? hahaha
    bejnhooo

    Curtir

  • Gilson Daniel Machado disse:

    Katita, estou com saudades do Rainhas.

    Curtir

  • Márcia Cristina da Silva Carvalho disse:

    Bom dia,
    aqui em casa eu não passo mais sufoco com isso não!
    Pego uma faquinha e coloco perto da rosca da boca do vidro e dou uma torcidinha, na mesma hora ouço o barulhinho do ar entrando no vidro e ele abre fácil fácil. Tente, vc vai gostar.
    Um beijo

    Curtir

  • Vanda Vrech Leite disse:

    Olá Katita, saudades de você.
    Apesar da raiva por todo o trabalho e ter que mudar o prato por conta de uma tampa que não abre a sua saga aos olhos de quem lê foi muito engraçada.
    Porém, assim como a Suzy já comentou e eu já tinha observado, amei o verde do seu esmalte, seria um abuso pedir o nome e a marca.
    Beijo grande
    Vanda Vrech

    Curtir

  • Gislaine Dias Cunha disse:

    Bom dia Katita!! Vou te falar como faço para abrir os vidros de azeitonas, palmitos e afins: Pego uma faca de ponta e dou uma pancadinha com o martelinho de bife, então o ar sai e abro facinho a vidro. É simples assim.Aprendi não sei com quem depois de um dia assim como você, pedir o pedreiro e o servente da obra para abrirem e eles não deram conta. rsrsrsrsrsssss
    Tá vendo todas passam por isso! rsrsrsr
    Beijo!! Estou adorando o site. Já te acompanhava desde o Rainhas do Lar.

    Curtir

  • Mariana disse:

    Bom dia Katita!!!
    Adoro seu blog.. sou apaixonada por suas receitas e acompanho desde a época do rainhas… =]
    Nessa receita vi você falando sobre o óleo de canola e outro dia li uma reportagem interessante sobre ele… segue o link… http://www.fernandascheer.com/2011/06/canola-o-que-e-canola.html
    As informações são tão confusas as vezes que precisamos de outras opiniões..

    Beijos

    Curtir

  • Fabiola Gnoato disse:

    Katitaaaa
    Dá proxima vez que for tentar abrir uma conserva dessas que deixam a gente loucas, coloque o vidro de boca para baixo na água quente po um tempinho, um dos materais ou o vidro ou o ferro da tampa irá dilatar, não lembro qual kkkkk mas resumindo um deles dilata e abre facinho facinho

    bjussss

    Curtir

  • Angie disse:

    Oi Katita,
    Tenho um utensílio que é mega-maravilhoso para abrir potes de vidro, e recomendo totalmente. Só nao sei o nome em português 😦
    http://www.amazon.de/Fackelmann-45561-Gl%C3%A4ser%C3%B6ffner-Vakuumkn-SBKte/dp/B00171UISA/ref=sr_1_sc_24?ie=UTF8&s=kitchen&qid=1307444172&sr=1-24-spell
    É muuuuuuuuuuuito bom! 😀
    Beijocas mil, Angie

    Curtir

  • Marcia H disse:

    Katita,
    seu blog está lindo. Qd eu estiver em SSA tentarei fazer um curso na Perini, muito fofo.
    Olha eu tenho duas técnicas: dobrar um pano na bancada e bater o frasco com cuidado, de cabeca pra baixo. A outra opcao é usar um furador e fazer um buraco na tampa, acaba o vácuo e pimba, tá aberto.
    Já vi um abridor de tampas, nao é tao caro, mas acho q seria uma tralha a mais na minha cozinha.
    bj

    Curtir

    • Katita disse:

      Gente, eu tô adorando esse mundaréu de truques, mas toda vez que eu visualizo a gente batendo frasco de cabeça pra baixo, esquentando, furando, o escambau, só me dá mais raiva!
      KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      Marcia, docinho, obrigada, com saber que curte minha cozinha formosa. Eu ia adorar você numa turma dessas!!!!!
      =)
      Beijo enorme,
      K.

      Curtir

  • Joy_UK disse:

    Eh mto sem nocao mesmo ne? O produto tai pra facilitar a vida da gente…ou nao ne?! hhahahahaha

    Adoro vc x

    Curtir

  • Livia Maria Palma disse:

    Ô my God! Marido pra abrir o frasco de palmito? Bicha, você é de lascar…..kakakakak Sim “muié” e não sobraria nem um tiquim da iguaria escandalo pro bichinho?
    E, depois de tudo, aquela rede … ou aquela música na sala beringela linda? Ui…(acho que viajei…)
    O que faz um frasco de palmilto (FDP)?
    Tô cum saudade de tu…
    Um milhão de beijos!

    Curtir

  • LiLy disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkk… Tô tendo um troço aqui de tanto ri, imaginando a batalha da abertura do vidro de pupunha…
    ” tez de rubro-sangue, inchaço das veias da garganta,ver a cara da morte e o povo aplaudiu!”
    Sensacional Katita!
    ADOREI!

    A propósito amiga, existem realmente uns “bagulhetes” que abrem essas benditas tampas,eu ate tenho dois, mas concordo contigo:
    É um acinte precisar ter um “instrumento extra” para abrir uma simples tampa!

    Curtir

  • Suzy disse:

    Agora sabe o que eu achei mais impressionante nisso tudo? A unha da nega que ficou verdinha de raiva segurando o “turmerico” indiano 😉
    beijooo,

    Curtir

  • sandra tomazelli disse:

    Ai, me desculpe, respondi ao post direto do meu e-mail, e não vi que já haviam te mandado a dica bem parecida com a minha. Mas reitero, pra mim sempre funciona, mas é naqueles pontinhos que falo, não é em qualquer parte da tampa que meto minha colher….rsrsrs. Mas o segredo é sim fazer entrar ar no vidro, aí a rosca fica mole. Beijão

    Curtir

  • sandra tomazelli disse:

    Olá

    Katita, eu tenho um jeitinho de abrir os vidros de palmitos e quaisquer outros. Procure ao redor da tampa uns pontos em que ela tem uma curvinha,quase sempre são em tres, parece que nestes pontos elea(a tampa) fica mais ligada ao vidro. Aí pego uma colher forte e com a ponta dou uma forçadinha justo neste ponto, tipo puxar pra cima, tentar desamassar, aí, sempre dá um soprinho, é o ar entrando no vidro, então, é só desrosquear a tampa, ela abre fácil fácil. Espero que tenha conseguido me entender, tente, vais ver que fica bem fácil. Faço isto com qualquer vidro que tenha passado por banho-maria, sabe, das compotas feitas em casa e tal.E funciona super bem com os industrializados tbm. Beijos.

    Curtir

  • Elylane disse:

    Olá Katita, olha não tem truque melhor que ponta de faca… abro até vidrinhos pequenos você só tem que se ajeitar com uma faca curinga sabe, não pode ter ponta mas também não pode ser muito redonda… entende. Depois disso você nunca mais vai precisar de homem… pelo menos para isso, bj

    Curtir

  • PATRICIA CABRAL LIMA disse:

    Katita,me acabo de rir com seus comentários e maravilhada com tanta praticidade mostrada na cozinha.Amooo o Pitéu.Bjos.
    P.S. Tb acho que uma marido faz falta para abrir vidros de palmito..kkkk.

    Curtir

  • Raquel Sá disse:

    Adorei a saga da lata de palmito! Podia ganhar versão em quadrinhos! =)
    Nanã já está aí, sob seus cuidados, né? =)
    Bjos.

    Curtir

  • Ive Resende disse:

    Oi Katita.
    Esta discussão sobre tampas que não abrem está muito divertida. Concordo com você que elas deveriam abrir com menos esforço e também uso algumas das dicas já citadas pelas amiguinhas, como diria a Palmirinha, e sempre funciona. Resta saber se a valiosa dica da Ana, do abridor de tampa de rosca, vai funcionar com a bendita tampa DE PALMITO PUPUNHA CULTIVERDE! 🙂 Depois fala se deu certo com o novo abridor.
    Vou procurar um abridor desse para mim também, deve facilitar demais esta luta inglória das moçoilas com as tampas que não abrem. Ah, acabei de ver que tem desta marca de palmito no Pão de Açúcar, kkkk. Agora estou curiosa para comprar e tentar abrir também!!! Bjs.

    Curtir

  • Nataly disse:

    Como todo mundo deu seu pitaco, também quero dar o meu! haha
    Eu uso uma colher ao invés de faca: são mais resistentes e a curvinha da colher (não o cabo, a colher mesmo) ajuda o ar a entrar. Realmente nunca testei com essa marca de palmito, mas aqui sempre funciona.
    Quer dizer, exceto quando quero mostrar pro meu marido que preciso dele 😉

    Bjos Katita e boa sorte com seus futuros palmitos!

    Curtir

    • Katita disse:

      QUERIDAS TODAS,
      PROMETO QUE AINDA HOJE VOU ME CONCENTRAR, DISPOR TODAS AS QUALIDADES DE FACAE COLHER AO MEU REDOR, RESPIRAR FUNDO (sim, porque eu não tenho paciência para esssas coisas), E SE HOUVER ALGUMA POSSIBILIDADE DE ABRIR ESTE FRASCO, EU HEI DE FAZÊ-LO, ANOTEM AÍ E ME AGUARDEM!!!!
      Beijos esperançosos,
      K.

      Curtir

  • Ana/SP disse:

    Katita, flor, essas tampas são du mau mesmo! Mas podemos ao menos pensar que elas estão suuuuper seguras e nosso palmito à vácuo, rs.

    Mas a tecnologia ajuda querida, ela pode substituir esses machos hohoho, (suas mentes poluídas!)!

    Eu tenho um abridor de tampa rosca que nasceu na Suiça, o tenho há quase dez anos e ele funciona lindamente. Certamente vc encontrará um tupiniquim que faça bem o serviço!

    Bjoka!

    Curtir

    • Katita disse:

      Ana, te amo. Nunca soube dessa benção! Joguei aqui no oráculo, deu no Mercado Livre, tô passada. Meus problemas resolvidos por menos de 10 pilas.
      Mas eu ainda acho um desaforo o frasco não vir com a solução.
      =)
      Beijo grato, lindona!
      K.

      Curtir

  • Fábio disse:

    Katita, ri demais com a historia do frasco do palmito, me lembrou a historia do Rei Arthur, quando o povo tenta tirar a espada fincada na pedra mas não consegue, ia te dar uma dica de como abrir o vidros, mas as lindas que freqüentam o piteu já a deram, sorte da próxima vez.

    Curtir

  • Tânia disse:

    Katita,
    Acompanho vc a muito tempo, porém nunca postei comentários….adoro suas receitas e, principalmente, o amor e o carinho que vc coloca em suas preparações…estava procurando uma receita de frango tikka massala e deparei-me com esta que achei super criativa….vou fazer já…
    com relação ao vidro de palmito eu coloco a ponta de uma faca entre o vidro e a tampa e dou uma leve girada para sair o ar…é infalível….nem precisa de marido kkkk…Parabéns pelo novo site…amei….bjkas….

    Curtir

  • Vanda Maria Eça disse:

    Adoro seu blog! Ví, hoje, vc comentando sobre como abrir um vidro de palmito. Minha técnica é a seguinte: pegue um abridor de latas e force a beirada da tampa do vidro com a parte de ponta do abridor. Vc ouvirá um som, tipo PLOC, saindo o ar de dentro do vidro. Pronto, torça e ele abrirá facilmente. A técnica da minha mãe,de 90 anos, é a seguinte:ponha de 2 a 3 dedos de água em uma panela e coloque o vidro dentro. Ponha para ferver, deixe por um minuto e pronto ele abrirá facilmente. Bjs, Vanda.

    Curtir

    • Katita disse:

      Olha como elas são fofas e prontas para ajudar!!!!
      Mas, amadas, convido a todas vocês para experimentarem com suas técnicas abrir ESTE FRASCO ESPECIFICAMETE DE PALMITO PUPUNHA CULTIVERDE!
      Depois que vocês abrirem a gente conversa, tá? Quero ver alguém conseguir enfiar qualquer coisa por entre aquela rosca dos infernos! Fazer um furo no meio da tampa acho que só se fosse com prego e martelo, o que ue prefiro evitar, viu, porque faca, bonequinhas, abre aquela tampa não, e abridor de latas também não rola porque não é lata, é frasco, e a ponta não chega lá do outro lado da superfície do vidro, pegaram?
      Os tapinhas também não rolaram, aliás, tapinha não, murro né?
      Agora, a técnica da mãe da Dona Vanda, minha mãe também diz que rola, mas eu acho um desaforo isso de ter que desenvolver uma técnica para abrir uma tampa que supostamente teria que abrir na mão por uma dona de casa, vocês não acham não? Esse é o X da questão, esse povo tem que pensar na gente, no nosso conforto, na nossa beleza, nas nossas unhas!!!!
      KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
      Ai, ai, ai, eu ADORO vocês!
      Beijos, queridonas,
      K.

      Curtir

  • Patrícia Drummond disse:

    Katita, eu tenho um macete para abrir vidro de compota e afins que nunca falhou. Coloque a ponta do cabo de uma colher de sobremesa, ou qualquer outra ferramenta parecida, entre a tampa e o vidro e force para cima, como uma alavanca. Isso vai permitir que entre um tico de ar dentro do vidro, fazendo com que o vácuo deixe de existir. Daí, é só torcer a tampa. Se não entrar o ar de primeira, vá tentando o melhor lugar para colocar a “alavanca”. Ela tem de ser de material rígido para não entortar e um pouco fina para caber entre a tampa e o vidro. Nunca experimentei, mas acho que a ponta de uma chave de fenda também serve.
    Bjks.

    Curtir

  • cleide disse:

    KKK! Vidro que não abre acaba com o bom humor de qualquer um, mas ao contrário disso a saga da abertura me fez rir. As vezes o unico meio de abrir é fazendo um furo na tampa,para entrar ar. Se isso não resolver, o jeito é fazer um furo maior e tirar os palmitos por ele.rs!

    Curtir

  • Luiza disse:

    Hmm parece delicioso!!! esses vidros são terríveis mesmo né? eu sempre abro um furinho com a faca de serra bem no meio da tampa pra entrar ar e ele abre direitinho! Mas só serve quando não for mais usar ele fechado né!
    Beijos

    Curtir

  • Olívia disse:

    Oi Katita

    Tudo bem?

    Posso te dar uma dica? Quando quiser abrir um vidro de palmito ou qualquer outra conserva em vidro, dê dois ou três tapinhas no fundo do vidro, se ainda não der para abrir – coloque a pontinha da faca entre a tampa e o vidro, faça um movimento de alavanca, vc vai ouvir o barulho do ar saindo e, pronto! Agora é só girar a tampa, pq a pressão vc já tirou toda.

    É batata! Quando o maridão está em casa até peço para ele abrir, mas é por charme mesmo, rsrs

    Beijos, Olívia.

    Curtir

  • wania disse:

    Katita, tenho uma dica bacana para abrir a lata de palmito. Com a ponta de uma faca mais robusta faça um furinho no centro da tampa. O ar comprimido vai sair e vc consegue abrir a tampa com a maior facilidade.
    Bjinhos e parabéns pelo novo site

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Frango amarelo com leite de coco no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: