Lombinho marinado com abacaxi

29 de abril de 2011 § 15 Comentários

Problemas de bateria descarregada me impediram de fazer um passo-a-passo fofinho, mas eu capricho no verbo daqui, você capricha na imaginação daí, e vai dar tudo certo.

Adoro lombinho suíno. Dia desses comprei um bem lindo e pequeninho e preparei-lhe a seguinte marinada: cebola ralada, 2 folhas de louro rasgadas, 1 dente de alho amassado, 1 punhadinho de cubinhos de abacaxi (casa lindo com lombinho), molho inglês, vinho branco, pimenta do reino moída na hora e sal. Feita a marinada é preciso envolver todo o lombinho ali, submergi-lo. Você pode usar um saquinho plástico, ou descolar um vasilhame com tampa de tamanho proporcional, de maneira a garantir a imersão na marinada. Agora esqueça o seu lombinho por coisa de 4 horas ali, pelo menos.

Na hora de preparar, comece selando a carne. Para isso você pode untar a peça ou a panela de pressão com óleo de sua preferência. Esquente muito a panela e depois deite a carne (reservando a preciosa marinada) para selar de todos os lados. Retire a carne, some uma colher de manteiga à panela, e junte a marinada. Eu somei metade de uma long neck de cerveja escura (adoro a Caracu para culinária) e deixei reduzir um pouco. Depois voltei o lombinho selado para a panela, cobri com caldo de legumes feito em casa (mas você pode usar de tablete ou potinho de acordo com as instruções do fabricante, contanto que suspenda o sal da marinada – se precisar de mais, você acerta tudo no final do cozimento).

Pronto. Panela de pressão em fogo médio por coisa de 20 minutos, no máximo, depois que começar a apitar.

Fica tenro, macio, agridoce e só de pensar me dá aquela travinha nas bochechas de água na boca, sabe como? Eu não dispenso arroz branco fresquinho e fumegante nessa hora, mas neste dia eu fiz o arroz indiano da Miss Dahl (que eu tô devendo a receita) para acompanhar. Eu e Rachèl nos esbaldamos na mesa da cozinha, foi lindo!

§ 15 Respostas para Lombinho marinado com abacaxi

  • gabi disse:

    Essa foto ta linda, o molho parece deliciosos, mas o lombinho ta com um jeitinho de “dry”.Ficou seco ou e impressao minha?

    De qualquer forma,eu comeria um pedaco

    Curtir

  • Daniela leite disse:

    Nossa! Que lindo!Deve ser um escândalo de bom…mas me diz uma coisa, Ka! o abacaxi não “amoleceu” demais o lombinho não? É que se usado cru, tem a tal da bromelina, uma enzima que meio que “digere” a proteína, por isso que é usado para maciar bifes, mas deixa uma textura meio molenga..não teve o mesmo efeito no lombinho não? Vou ter que fazer isso!!!! Beijos e um ótimo fds!

    Curtir

    • Katita disse:

      Daniela, não gata, aqui deu tudo certo, pela foto a comadre confere que o meu lombinho ficou tenro e está firme apesar de macio. Talvez porque a quantidade foi pequena e porque a lombo suíno é meio durinho, né? Vá com fé e me diga!
      =)
      Beijim,
      K.

      Curtir

  • Simone Bello disse:

    Nêga,são 18:52 e eu ainda não almocei!Faz um negócio desse comigo não…desse jeito eu surto!!
    Bjs

    Curtir

  • ISABEL disse:

    Noossa Katita, que fome….Fotos maravilhosas…. e a receita muito bem explicadinha. Quando não quero usar a cerveja preta, coloco um pouco de açucar na panela, deixo escureder e selo a carne (qualquer uma, ave – porco – boi) e fica muito bom e morenhinha depois é só acertar o tempero. Bom fim de semana… Dá um beijo de Herminione no Bento….

    Curtir

  • Flavica Guedes disse:

    Noooooossssssssaa… aguei total!
    Minhas poucas experiências em fazer lombinho foram quase todas fracassadas, pq ele sempre fica meio seco.
    Daí me contento em deustar um di-vi-no que minha avó faz…
    Mas sabe que essa sua receitinha me fez querer arriscar novamente? 😀

    Bjos com saudades, Katita querida!

    Curtir

  • Zeza disse:

    VENHA CÁ, és tu que me ignoras agora, é?
    Recebestes meu email, não? os teus tinham ido pro meu spam, sua demônia! me responde que, se não, eu morro!
    beijô!

    Curtir

    • Katita disse:

      Zeza, amor da minha vida, minha banheira entupida, responder e-mail teu não é só assim não, flor de formosura, carece de tempo e tranquilidade, viu?
      Segura esse tchan aí que eu já te absolvi dos “infa”.
      =)
      Amor roxo,
      K.

      Curtir

  • Vera disse:

    Eu aqui pensando em me pegar com as lojas de chineses para ver se acho um flocão pra fazer cuscuz e você já vem com esse lombinho!!! Já esse é mais fácil, abacaxi tem em qualquer supermercado ou quitanda (que palavra antiga!). Adorei a combinação lombinho-abacaxi. 🙂

    Curtir

  • Fábio disse:

    Katita, perto do almoço assim na sexta vc mata a gente de vontade, rs.
    Concordo com vc, abacaxi casa muito bem com carne suina, fica uma delicia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Lombinho marinado com abacaxi no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: