Robalo à portuguesa – Especial Semana Santa

20 de abril de 2011 § 6 Comentários

Eu publiquei esta receita no Rainhas do Lar em 10 de abril de 2009, e era Semana Santa. Na época eu era casada, estava de mudança, no meio do processo de encaixotamento, e como este foi um post muito específico, limei a introdução para trazer para cá, vejamos…

Não providenciei nenhum almoço oficial para este nobre feriado, mas o dia santo a mim me impôs comer peixe. Estava farta de bacalhau, afinal rolou uma overdose essa semana… foi escondidinho, almoço na casa de Lu, e até restaurante a quilo… só deu bacalhau. Não estava nem um pouco conectada com a providência divina do cardápio pascal, mas na hora que deu fome, algo tipo 14h, tomei um filé bem alto e bem lindo de robalo que eu tinha comprado ontem, temperei com sal e pimenta do reino moída na hora, e reservei enquanto descascava 2 batatas, que cortei em rodelas e depois meias-luas e cozinhei com sal ao dente; Depois foi uma bobagem… reguei um refratário com azeite de oliva, deitei a batata pré-cozida, o filezão de robalo, cobri com pétalas e mais pétalas de cebola roxa, azeitona preta (vide post anterior), e um exagero de azeite de oliva extravirgem e salsa picada. Não havia a menor possibilidade do meu robalo não combinar com os ingredientes tipicamente pascais que acompanham, em sua versão tradicional, o famoso bacalhau, ora bolotas…

Cobri com papel laminado, levei ao forno pré-aquecido, tirei o papel quando começou a cheirar, deixei dourar um pouquinho, e estava pronto o meu banquete informal de dia santo, que comi com arroz branco e um vinho delicioso diante da tevê. Ficou divino, santo.

(!) Publiquei este pitéu no blog Rainhas do Lar em abril de 2009, e hoje revisei e adaptei o post para o momento presente.

§ 6 Respostas para Robalo à portuguesa – Especial Semana Santa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Robalo à portuguesa – Especial Semana Santa no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: