Brasil ritmos e receitas

17 de abril de 2011 § 9 Comentários

Mais do que as receitas da Morena Leite (que eu adoro), mais do que o projeto gráfico e fotos (que eu acho que não fazem jus ao formato do livro), o que eu mais gosto no Brasil ritmos e receitas, de Morena Leite, é a ambiência da obra, graças ao cedê que acompanha o livro, com releituras de canções clássicas da música brasileira que se referem à culinária, por Mariana Aydar, com produção de Maurício Tagliari. Vatapá de Caymi, Vendedor de bananas de Benjor, Feira de Mangaio de Sivuca, Jurubeba de Gil, Menino das Laranjas de Theo de Barros, e duas inéditas, Amigos bons (de Junior Barreto, Bactéria e Otto) e Banana bacana de Mauricio Tagliateri, fecham o repertório que eu gosto inteiro e ouço muito.

Morena e Mariana são velhas amigas de Trancoso e ouvir o disco é como ver as duas na cozinha, uma no fogão e outra no violão, com amigos ao redor e mar à vista, comendo, bebendo e vivendo. Uma festa.

Para mim, que relaciono música com comida o tempo inteiro, adoro cozinhar ouvindo música, casa cheia e muvuca na cozinha, esta trilha é top hits de comer, e bomba lá em casa.

Ponto para as meninas.

Vou deixar para vocês um aperitivo, que na minha opinião, é das melhores coisas do disco, não deixem de ouvir!

http://www.youtube.com/watch?v=8jrXq10chP4&feature=related

Se quiser saber mais sobre a Mariana Aydar, aqui. Se quiser saber mais sobre a Morena Leite aqui, no site do seu restaurante Capim Santo, que abre com Vatapá por Aydar, daí você já ouve um pedacinho de outra faixa, também das melhores.

Brasil, ritmos e receitas, de Morena Leite; pelas Editoras Boccato e Gaia, São Paulo, 2006. R$148 na Livraria Cultura.

§ 9 Respostas para Brasil ritmos e receitas

  • Gabriella disse:

    Katita,
    Tens alguma sugestão de livros com imagens da Bahia, de preferência bilingües? Quero dar um presente a um casal de dinamarqueses que adora a Bahia e está completando Bodas de Ouro…
    Grata,
    Gabriella.

    Curtir

    • Katita disse:

      Gabriella, tenho sim! Retratos da Bahia, de Pierre Verger. É um escândalo! Caro, coisa de R$220, mas vale cada centavo. No site da Fundação Pierre Verger tem outros dois interessantes também, dele com Carybé e com Caymmi.
      Abraço,
      K.

      Curtir

  • cathvale disse:

    Oi Kátia! Guardei esse post no meu e-mail pq não pude comentar logo. Gosto muito desse livro e ele é ótimo para presentear gringos. Sempre “assessoro” uns amigos aqui a presentearem os amigos alemães e esse foi uma das dicas. O alemão presenteado AMOU! Ótima dica para colocar aqui (=
    Musica e cozinha combinam mais que bem, já dediquei um post a isso no untensilios. E deixo a dica de um CD que chama “Cooking Tunes” – seleção musical para cozinhar 🙂
    Beijos!

    Curtir

  • ana claudia mendonça disse:

    Katita, ganhei esse livro de Natal do meu marido , e amei. Fui ao U2 no final de semana passada e aproveitei para conhecer o restaurante dela Capim Santo, em Sampa, vale a pena, mas para conhecer mais da sua cozinha recomendo ir à noite, que é a la carte. No almoço é buffet. bjos,

    Curtir

  • Roberta Resende disse:

    Por que não fazem jus ao formato do livro?
    Beijo de fã.

    Curtir

    • Katita disse:

      Roberta, boneca, porque é um livrão de 29cmX29cm, com capa dura, folhas em couchê, coisa e tal, e na minha cabeça, se a idéia era fazer uma coisa grande que o fosse em todos os sentidos. Eu, particularmente não gosto do projeto gráfico, acho meio ingênuo e previsível, com as pautas e notinhas musicais fazendo referência a parte musical da obra; as fotos são bacanas, mas o tratamento de algumas não é legal; também não gosto das fontes e nem diagramação da parte das letras das músicas, mas essa é uma questão muito pessoal.
      De uma forma geral o livro é bom e gosto de tê-lo, principalmente pelo cedê, mas que também não funcionaria tão bem desconectado do resto da obra, entende?
      Beijo, lindinha.
      K.

      Curtir

  • Fábio disse:

    Duas coisas que casam muito bem, música e comida, não tem nada melhor que comer ouvindo uma musiquinha ambiente com uma vista linda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Brasil ritmos e receitas no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: